Lina Bo Bardi
Artigo: Lina Bo Bardi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunabalas • 11/5/2014 • Artigo • 402 Palavras (2 Páginas) • 514 Visualizações
MASP
Lina Bo Bardi, projetou em 1957 as primeiras instalações do MASP, na rua Sete de Abril e coube também à arquiteta o projeto da sede definitiva: os primeiros esboços de 1958 para o terreno na avenida Paulista, no belvedere do antigo Trianon, serão bastante alterados até se chegar àquela que seria a solução definitivamente construída e inaugurada em 1968.
Um projeto, desde sempre, polêmico; uma solução arrojada mas necessária; um edifício que são dois – um corpo elevado, outro enterrado; um muito visível – volume puro suspenso, isolado e transparente –, outro semi-escondido, acomodando-se gentilmente ao forte declive do terreno, quase querendo dissimular sua presença com a vegetação aquática de seus espelhos d’água. Complementando o prédio singular, a solução proposta por Lina para a exibição da coleção permanente, no segundo pavimento do bloco suspenso, foi radicalmente simples e altamente inovadora, combinando a tradição italiana de suportes muito bem desenhados com a transparência do vidro.
Um museu atrai multidões, que devem ser adequadamente tratadas, industrialmente organizadas: comprar bilhete, entrar, arrastar-se em filas defronte às obras – sem demorar-se demais pois atrapalharia o tráfego – e assim, usufruir do grande jogo e do próspero negócio da cultura. Na obra de Lina, é perceptível a organização dos espaços, bem como o direcionamento dos ambientes, que apresentam-se claros e subentendidos.
A Residência
3.1 Contexto Histórico
A casa foi construída no final da década de 40 começo da 50, exatamente no ano de 1951, pertencendo a movimento Modernista. A obra é uma continuidade nas obras da arquiteta, onde teve grande repercussão internacional Hoje em dia a casa encontre-se o Instituto Lina Bo Bardi e do seu Marido Pietro Bo Bardi
3.2 O Programa
A casa foi construída no meio da mata atlântica, a priori para ser a residência dos Bordi, onde os ambientes são distribuídos no piso superior da casa onde contem 3 dormitórios, 4 banheiros, Sala de estar, sala de jantar, Biblioteca, sala dos empregados, cozinha, varanda, deposito, pátio, rouparia, closet e quartos dos empregados.
3.3 Memorial Descritivo
Estrutura Vigas de Concreto Armado e Aço Manesmann com 7 cm de diametro
Cobertura Telha ondulada de fibrocimento com isolamento de lã de vidro
Laje Caixão perdido com vigas invertidas de concreto
Alvenaria Tijolo revestido com massa e pintado
Escada Estrutra metalica com degraus de granito
Vedação Lateral Chapa de ferro duplo com isolamento de lã de vidro
Caixilhos Ferro Pintado
Vidros Temperados
Revestimentos Latex Branco
Vidrotil Cinza (Banheiros)
Fórmica
...