Lynch e Cullen
Por: JullianaMorais • 1/12/2015 • Dissertação • 1.502 Palavras (7 Páginas) • 710 Visualizações
Introdução
Trata-se da análise feita no bairro do Itaigara na Cidade de Salvador, buscando registrar pontos marcantes no bairro através da imaginabilidade feita pelo grupo.
Objetivo
O objetivo deste trabalho consiste em analisarmos a importância da imagem mental que temos dos bairros da nossa cidade, especialmente para nos localizarmos sem precisar conhecer os nomes das ruas, mas se apegando a objetos durante o trajeto, seja uma placa ou um prédio que remete algum sentimento pessoal ou quando remetem a grande parte das pessoas que passam por aquele local uma referência. Podemos a partir desse estudo entender então, como nos localizamos de forma inconsciente definindo pontos de referência por todo lugar que passamos no nosso dia-a-dia. E como os pontos onde há encontro de pessoas definem o seu percurso.
Metodologia
A metodologia aplicada neste trabalho foi o registro do bairro através de fotos e analise do bairro após a leitura do livro A imagem da Cidade, de Kevin Lynch. Para estudar a forma visual na escala urbana, estudando os mecanismos de construção da imagem mental e a importância que a imagem tem para o desenho da cidade. Analisamos os conceitos de Vias, Limites, Pontos Nodais, Marcos Visuais e Bairro dentro do bairro do Itaigara. Iniciamos a análise a partir do Parque da cidade e seguimos pela Av. Antônio Carlos Magalhães, sempre fazendo o registro fotográfico dos locais onde se aplicavam esses conceitos. Após o estudo do bairro elaboramos um mapa utilizando a base Sicar, definindo alguns pontos e locais onde podemos ver os cinco conceitos do livro apresentados dentro do bairro escolhido.
Justificativa
Como fruto do estudo e análise feita nos livros A imagem da cidade, de Kevin Lynch e A paisagem urbana, de Gordon Cullen, como grandes influências para o urbanismo, nos levou a conhecer as cidades através de seus olhares. O trabalho foi feito para que aperfeiçoássemos nossos conhecimentos da Cidade de Salvador, conhecendo o bairro do Itaigara e passando a entender como se tem o olhar diferente do bairro através dessas análises e como isso funciona.
Histórico
Foto por Mila Cordeiro – A Tarde
O loteamento Itaigara – como é oficialmente chamado o bairro – surgiu após a divisão de uma fazenda. Toda essa área, que originou o bairro da Pituba e, depois, o Caminho das Árvores, e a região do Iguatemi, foi adquirida, no inicio do século XX, por Joventino Pereira da Silva, juntamente com seu cunhado Manoel Dias da Silva. Um dos responsáveis pela urbanização do bairro foi o filho de Joventino, João Batista Santos. O primeiro edifício erguido ali foi o Alamo.
Chamado de Tricenter, o Pituba Parque Center, Max Center e Tropical Center, junto ao shopping Itaigara e shopping da Cidade, formam o complexo comercial mais tradicional do bairro.
Pontos de destaque do bairro
Parque da Cidade- criado em 1973, o Parque Joventino Silva, conhecido como Parque da Cidade, dispõe de pista de Cooper, ciclovia e área para piquenique.
Shopping Itaigara- criado em 1980, o estabelecimento é um dos principais pontos comerciais do bairro.
Promessa de moradia do “futuro” no início dos anos 90, o Itaigara enchia os olhos do setor imobiliário que já vislumbrava o bairro como um dos mais nobres endereços de Salvador.
O lugar encravado entre a Pituba e o Caminho das Árvores já fez juz às expectativas do setor e, hoje, é um dos metros quadrados mais caros da cidade, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) semelhante ao de países de primeiro mundo.
A inauguração do shopping Itaigara, em 1980, foi só uma das sementes do seu desenvolvimento. A partir daí, chegaram inúmeros centros empresariais e consultórios médicos. Em 2000, foi a vez da implantação do cinco estrelas Fiesta Bahia Hotel. Esses e outros empreendimentos contribuíram para a valorização do bairro.
Moderno, sofisticado e arrojado, habitado por pessoas de médio e alto poder aquisitivo, o bairro, curiosamente, tem origem indígena no seu nome, que significa “canoa de pedra”.
Da varanda dos arranha-céus erguidos na “selva de pedra” tipicamente urbana, seus moradores apreciam o patrimônio ecológico de uma área remanescente da Mata Atlântica: o Parque da Cidade.
No Alto do Itaigara, ponto ainda mais privilegiado do bairro, empreendimentos, residências de alto padrão, dão a tônica na paisagem.
O progresso imobiliário do Itaigara foi diretamente proporcional ao crescimento de sua infraestrutura.
O bairro povoado de belas mansões e edifícios de luxo tem também escolas, bancos, lojas, mercados, restaurantes, shoppings – como o Pituba Parque Center, Max Center, Boulevard 161, Cidade e o mais recente, o Paseo Itaigara –, consultórios médicos e odontológicos, escritórios e tantos mais.
Teóricos
Kevin Lynch
Gordon Cullen
Análise visual segundo Lynch
Bairros
“Bairros: os bairros são regiões urbanas de tamanho médio ou grande, concebidos como tendo uma extensão bidimensional, regiões essas em que o observador penetra (‘para dentro de’) mentalmente e que reconhece como tendo algo em comum e de identificável. (LYNCH, 1959, p.58)
Identificamos o bairro do Itaigara com grande potencial comercial, onde encontramos clínicas de diversas especialidades e diversos shoppings, proporcionando conforto e comodidade para os moradores do bairro e do seu entorno.
Vias
“Vias: são os canais ao longo dos quais o observador se move, usual, ocasional ou potencialmente. Podem ser ruas, passeios, linhas de trânsito, canais, caminhos-de-ferro. Para muitos, estes são os elementos predominantes da sua imagem. As pessoas observam a cidade à medida que nela se deslocam e os outros elementos organizam-se e relacionam-se ao longo dessas vias.” (LYNCH, 1959, p.58)
Temos como principal via, seguindo os estudos de Kevin Lynch, a Av. Antônio Carlos Magalhães que contorna todo o bairro fazendo as interconexões dos bairros em seu entorno como Pituba e Candeal.
COLOCAR IMAGENS DA ACM
Pontos nodais
“Cruzamentos: os cruzamentos são pontos, locais estratégicos de uma cidade, através dos quais o observador nela pode entrar e constituem intensivos focos
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