TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mármore - TRANSFORMAÇÕES E APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  1.255 Visualizações

Página 1 de 6

MÁRMORE: TRANSFORMAÇÕES E APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

SOUZA, G.L.F.¹; MAGALHÃES, M.Z.¹; SOARES, E.R.²

1- Discente da disciplina Mecânica das estruturas no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR

2- Docente da disciplina Mecânica das estruturas no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR

RESUMO

O mármore é constituído por calcita (CaCO3), sendo um calcário metamórfico cristalino. Constituído principalmente por feldspatos, quartzo e micas, o granito é uma rocha ígnea. Para chegar na decoração das construções civis, o mármore passa por um longo o processo de transformações. Ao sair da pedreira, como um grande bloco bruto, ele vai para a marmoraria para ser lapidado, para tanto são executados quatro passos para a finalização do procedimento: serraria, polimento, corte e acabamento. Conclui-se que além de proporcionar beleza ao ambiente, é uma das matérias primas prediletas de arquitetos. A fragilidade do material deve ser levada em conta, durante seu acabamento, para evitar perda do material com consequentes prejuízos.

PALAVRAS-CHAVE: mármore, processo, arquitetura, rocha ornamental.

ABSTRACT

Marble is composed of calcite (CaCO 3), and a crystalline metamorphic limestone. Composed primarily of feldspar, quartz and mica, granite is an igneous rock. To get in the decoration of civil buildings, the marble goes through a long process of transformation. When leaving the quarry, as a great raw block, it goes to the marble factory to be cut to either run four steps to the completion of the procedure: sawing, sanding, cutting and finishing. It is concluded that in addition to providing beauty to the environment, is one of the favorite materials of architects. The fragility of the material must be taken into account during its finish, to prevent loss of the material with consequent losses.

KEYWORDS: marble, process, architecture, ornamental rock.

INTRODUÇÃO

Deixando para trás Itália, China, Índia, Portugal e Espanha, o Brasil ocupa o sexto lugar dentre os maiores produtores de rochas ornamentais do mundo, sendo o Espirito Santo responsável pela produção de 56% dos granitos e 75% dos mármores consumidos pelo mercado interno e destinados à exportação (BERTOSSI et al., 2011).

Segundo Silva et al. (2005), o mármore é constituído por calcita (CaCO3), sendo um calcário metamórfico cristalino. Constituído principalmente por feldspatos, quartzo e micas, o granito é uma rocha ígnea. São várias as etapas de produção de mármore e granito (nomeadamente, extração, corte, serragem e polimento dos blocos de pedra), através dessas etapas pode haver uma perda de 30 a 40% do material. Ele é formado a partir de transformações físico-químicas sofridas pelo calcário, incluindo altas temperaturas e pressão.

Bastante utilizados em obras de alto padrão, as placas de mármore possuem uma variedade muito grande de cores, o que permite as mais variadas opções de acabamento (BORGES, 2009).

Dentre os diversos tipos disponíveis no mercado, podem ser destacados os tipos carbonáticos sedimentares e os metamórficos propriamente ditos (calcários/BEGE BAHIA, dolomitos e mármores/ AURORA PÉROLA) (COSTA, 2000).

Quando usada para fins decorativos, a pedra é submetida a um intenso processo de polimento, garantindo uma superfície extremamente lisa e brilhosa. Suas aplicações mais frequentes são: escadas, pisos de terraço, revestimento de paredes de banheiro, saguão, soleiras de portas, mesas de balcões, lareiras, peitoril de janela. Esta utilização está em notável crescimento, devido a versatilidade desse tipo de rocha, podendo ser encontrados na natureza. Desta forma, arquitetos e engenheiros fazem uso cada vez maior de rochas decorativas em seus projetos.

1 MATERIAIS E MÉTODOS

O mármore tem sido usado ao longo dos primórdios como material adicional de luxo e sofisticação aos ambientes. E dependendo da combinação de elementos, o mármore pode representar diferentes cores e texturas. No entanto, cada mármore é único e possui uma vasta variação de cores. Suas características marcantes são a presença de cores e veios diferenciados. Para chegar na decoração das construções civis, o mármore passa por um longo processo de transformações. Ao sair da pedreira, como um grande bloco bruto, ele vai para a marmoraria para ser lapidado. Os materiais, muitas vezes refugados nas pedreiras, que não possuem dimensões apropriadas para blocos ou bloquetes, são utilizados por empresas de artesanato mineral, na feitura de mosaicos para tampos de mesa, esferas, objetos de adorno e utilidades, como abajures, cinzeiros, castiçais (NERY; SILVA, 2001)

São executados quatro passos para a finalização do procedimento.

1º passo – serraria: o bloco é serrado em chapas brutas, permanecendo embaixo do tear durante cinco ou seis dias, por vinte e quatro horas, até que todas as chapas sejam cortadas.

Figura 1: bloco de mármore no tear.

Fonte: (Cimef, 2016).

2º passo – polimento: nessa fase, as chapas são polidas, numa máquina chamada abrasivo, que pole a superfície áspera da chapa e torna a pedra em uma única cor, sai do estado bruto e ganha vida em apenas cinco minutos.

Tanto as chapas de mármores como as de granito, em geral, após a serragem são polidas. No caso do mármore, cuja superfície é mais irregular, primeiramente ocorre o processo de estucamento, que tem a função de fechar os poros existentes na superfície da chapa bruta com resinas especiais. Em seguida, o polimento dá brilho e lustre ao material (NERY, 2001).

3º passo – corte: nesse estágio, as placas chegam polidas e fatiadas. E são cortadas para receber formas para ganhar sua utilidade.

Figura 3: placas de mármore.

Fonte: (Marmoraria Rocha, 2016).

4º passo – acabamento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com