MATERIAL SUSTENTÁVEL
Por: Kaory Tokura • 27/9/2016 • Projeto de pesquisa • 825 Palavras (4 Páginas) • 281 Visualizações
Alvenarias
Madeira de Manejo Sustentável e de Reflorestamento
O ECOLOFT é fabricado na sua quase totalidade com madeira, um recurso natural renovável.
A madeira contribui efetivamente para um ambiente mais sustentável. Tem propriedades únicas de absorção de dióxido de carbono que ajudam a diminuir o CO2 na atmosfera. De todos os materiais de construção disponíveis, a madeira é o único que tem um saldo de carbono positivo: absorve carbono da atmosfera, ao contrário de todos os outros, que o libertam. Uma árvore absorve quase uma tonelada de CO2 por cada metro cúbico de seu crescimento. Este CO2, retido na madeira, continua afastado da atmosfera mesmo quando a madeira é transformada em produto acabado. E é ainda importante salientar que se trata de um produto passível de ser reutilizado e reciclado.
Não existe outro material utilizado na construção que necessite de tão pouca energia na sua produção: terra, água e energia solar são suficientes. Em suma, trata-se de um material de baixo valor de energia incorporada.
Placas Ecotop
Vedação de áreas molhadas feita com painéis produzidos a partir de materiais 100% reciclados. São compostos por 25% de alumínio e 75% de plástico provenientes de tubos de creme dental, material de difícil degradação na natureza, e seus processos de fabricação não geram nenhum tipo de efluentes ou poluentes atmosféricos. Possuem alta resistência, grande durabilidade e geram isolamento termo acústico.
Tijolo Ecológico
Bloco composto de terra, cimento e água prensados, os tijolos de solo-cimento constituem uma alternativa mais sustentável para a construção em alvenaria. Esses elementos, após pequeno período de cura ao sol, dispensando lenha para o fogo e sem emitir gases, garantem resistência à compressão simples similar à dos tijolos maciços e blocos cerâmicos.
Vantagens:
-Fabricado sem a queima, evita a emissão de CO² e não utiliza madeira;
-Redução na duração da obra;
-O custo final da obra pode ser reduzido cerca de 20%, pois é mais barato e podem, em geral, ser produzidos com o próprio solo local e no canteiro de obras, reduzindo ou evitando o custo de transporte;
-A regularidade de suas formas requer argamassa de assentamento de espessura mínima e uniforme;
-Podem dispensar o uso de revestimento, desde que protegidos da ação direta da água, sendo, portando, recomendáveis para paredes com tijolos à vista;
-Aceita aplicação de reboco, pintura, gesso, etc, diretamente sobre o tijolo;
-Utilizam basicamente mão-de-obra não especializada.
-Devido aos furos internos possui propriedades termo acústicas;
-Permite o embutimento de tubulações elétrica e hidráulicas, evitando a quebra de parades e desperdício de material.
Quanto custa*: 380 reais (1 000 tijolos), o dobro do preço da versão comum
Outros
Tubulação PPR
Toda a instalação hidráulica pode ser realizada com material em PPR para reduzir o uso do PVC. O polipropileno (PPR) é um excelente isolante térmico, reduz a perda calórica da água transportada e retém por mais tempo a água quente no interior da tubulação, o que resulta numa economia significativa de energia. Seu sistema para instalações por Termofusão, não requer a utilização de materiais auxiliares tóxicos como colas e lixas assim a água transportada por este sistema apresenta um nível insuperável de potabilidade, visto que a matéria-prima possui absoluta atoxidade certificada.
Sistema de enregia solar para aquecer a água
Economiza 30% menos energia elétrica
Quanto custa*: 5000 reais
Com a economia na conta de luz, o investimento se paga em dois anos. Uma ressalva: o sistema não dá conta
...