MATERIAS DE CONSTRUÇÃO: CONDICIONANTESE VARIÁVEIS DA ARQUITETURA
Por: rcosta02 • 3/2/2016 • Resenha • 477 Palavras (2 Páginas) • 313 Visualizações
2- A UTILIZAÇÃO DAS TELHAS CERÂMICAS EM COBERTURAS PREDIAIS
As telhas cerâmicas são formadas por argilas e sua matéria-prima é selecionada e preparada de modo que consiga atingir as características de uso a qual elas são destinadas de forma compatível a sua geometria e utilização, a NBR determina que as telhas cerâmicas utilizadas em edificações tenham boa resistência, elevada resistência a flexão e baixa porosidade. Independente da forma geométrica, esmaltadas ou não, as telhas sejam telhas francesas, romanas, paulista, colonial, plan, termoplan ou ao formato de telhado a qual elas serão empregadas.
As telhas devem tem características e especificação que são determinadas pela NBR, seguindo um padrão de qualidade elas devem apresentar ausência de fissuras, quebras e rebarbas que possam prejudicar a perfeita acoplagem entre as telhas no telhado, não ter ou causar esfoliação, peso reduzido, queima uniforme e adequada, superfície sem rugosidade, arestas finas, fraca absorção de água e impermeabilidade, regularidade na forma, dimensão e coloração, baixa porosidade e resistência a flexão.
Elas seguem exigências também quanto a adequação térmica e acústica para as edificações as quais são empregadas, as telhas cerâmicas em coberturas em zona bioclimática devem estar em estado natural, não pintada e não esmaltadas mesmo que a cobertura não tenha forro. A escolha do tipo e método do uso das telhas será determinada de acordo com o método para isolamento sonoro e acústico levando em conta as características e necessidades de cada método e edificação.
Um trecho significativo ou parte do telhado deve ser submetido os impactos de corpo que por sua simula a impactos simulando a ação de granizo, pedras lançadas por crianças e demais impactos naturais ou não em posição desfavorável aos componentes das telhas cerâmicas.
A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas através das NBR determinam e regulamentam, a matéria, fabricação, a qualidade e características das telhas cerâmicas, que devem apresentar aspectos visuais, características sonoras, massa da telha seca, absorção de água, impermeabilização, cargas de ruptura, constituição, inspeção geral, inspeção por métodos de ensaio, projeção, altura, largura, comprimento total e útil, sobreposição e resistência a flexão, assim tornando as coberturas das edificações firmes, seguras e de formas ordenada.
UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT
ARQUITETURA E URBANISMO
RODRIGO DA SILVA COSTA
A UTILIZÃO DAS TELHAS CERÂMICAS EM COBERTURAS PREDIAIS
ARACAJU/SE
2013
SUMÁRIO
- RESUMO............................................................................................1
- INTRODUÇÃO E CONCLUSÃO.........................................................2
- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ........................................................3
- ANEXO................................................................................................4
- RESUMO
O trabalho científico explana a regulamentação e normatização para a produção, fabricação, usabilidade e características das telhas cerâmicas em coberturas prediais de acordo e conformidade com a NBR, de forma que estabelece finalidade e uso das telhas cerâmicas em construções prediais.
3- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
< http://www.arq.ufsc.br/arq5661/Ceramicos/telhas.html> Acesso em : 29/09/2013
...