MEDIDA ED VAZÃO DE AR POR INTEGRAÇÃO DE PERFIL DE VELOCIDADE
Por: fafafac • 11/5/2016 • Tese • 602 Palavras (3 Páginas) • 586 Visualizações
RELÁTORIO DO LABORÁTORIO DE CALOR E MASSA
FABRICIO ALVES CAVALCANTE – 1510661
ROMMEL ROGÉRIO PAZ – 1424202
LUIS CARLOS SANTOS FILHO - 1310792
CAPÍTULO 7 – PRÁTICA 4 – MEDIDA ED VAZÃO DE AR POR INTEGRAÇÃO DE PERFIL DE VELOCIDADE E COM MEDIDORES DE VAZÃO DO TIPO DIAFRAGMA E VENTURI
RESUMO
Obtenção de calibração de um medidor de vazão do tipo Diafragma e Venturi.
INTRODUÇÃO
A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são muitas, indo desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas. A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores. Os principais medidores são o diafragma, o bocal e o Venturi.
RESUMO TEÓRICO
1. Conceito de Velocidade
A velocidade (v) é definida como sendo à variação da posição de uma partícula no espaço em relação ao tempo, ou seja, a razão entre a distância percorrida por essa partícula (L) num determinado intervalo temporal (t). É uma grandeza vetorial, logo possui direção, sentido e módulo.
Logo,
Q = = vmA
Dessa igualdade, surge a expressão
Vm = (1/A).
2. Medição de Velocidade
A velocidade por ser uma grandeza vetorial implica na sua medição a determinação de seu módulo, direção e sentido. No entanto, na maioria das vezes, é necessário o valor da velocidade média em um ponto de escoamento, quando da análise de fenômenos permanentes ou que evoluam muito lentamente com seu tempo.
3. Medida de velocidade utilizando o tubo de Pitot
O tubo de Pitot é um tubo geralmente em forma de L, onde uma das extremidades é orientada na direção de onde vem o fluxo do fluido. Nessa extremidade existe um orifício situado no ponto de estagnação do escoamento, local em que se tem a pressão total, resultante da pressão estática da seção, acrescida de um valor resultante da conversão da carga cinética das partículas fluidas em cargas piezométricas. A outra extremidade do instrumento é conectada a um manômetro ou a um piezômetro. Com a medição da pressão diferencial entre essa tomada e uma tomada de pressão estática, determina-se o termo cinético (pressão dinâmica) e portanto a velocidade. A medida de velocidade por meio de um tubo de Pitot é baseada na diferença entre a pressão total (pt) e apressão estática (pe) em um ponto de escoamento. Essa diferença de pressões é conhecida como pressão dinâmica. A aplicação de Teorema de Bernouli fornece a fórmula básica para o tubo de Pitot.
Das medidas das pressões estática e total em um ponto, a velocidade é dada por:
V =
MATERIAIS
...