Materiais
Por: yule1 • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 634 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
3. RESUMO DA VISITA
3.2 OBRA 1
Obra Nº 16051: Construção Centro Comunitário da Paróquia Nossa Senhora do Resgate
Endereço: Rua Silveira Martins
Data de expedição: 20/01/2012
Validade: 4 anos
Nº Processo: 37938
Grupo de Uso: IN-4
Responsável Legal: Pulo Guimarães
Responsável Técnico: José Luis Junqueira
A construção está a cargo da construtora VITA CONSTRUÇOES , sob responsabilidade legal do engenheiro Paulo Guimarães e responsável técnico José Luis Junqueira.
O edifício será dividido em 4 pavimentos, no qual 2 serão para o subsolo que abrigará a garagem, no térreo salão de festa e 1º andar salas.
A obra tem como data de expedição dia 20/01/2012 e iniciadas setembro/2014, com prazo de execução previsto de 48 meses, até o presente momento já constam 7 meses de atividades. O número total de funcionários trabalhando na obra chega a 20 operários.
Antes de se iniciar efetivamente as construções foi feito a análise topográfica do terreno, através da sondagem convencional. A sondagem é um processo muito usado para conhecer o subsolo fornecendo subsídios indispensáveis para escolher o tipo de fundação a ser utilizada, este teste é muito importante para Construção Civil.
O conhecimento do tipo de solo é importante para se conhecer o comportamento esperado ao receber as cargas. A sondagem prossegue até a profundidade especificada pelo projetista ou então até que a percussão atinja material duro como, por exemplo, rocha, matacões, seixos ou cascalhos de diâmetro grande.
Durante a perfuração é feito um ensaio de cravação do amostrador no fundo do furo, para medir a resistência do solo e coletar amostras . Esses dados são utilizados depois para traçar as plantas topográficas dos terrenos. No resultado da sondagem não foi encontrado lençol freático e foi usada o tipo SPTC.
Após a análise do solo/subsolo, inicia-se a obra.
Pode-se observar que os funcionários não usavam todos os equipamentos de seguranças, usando apenas capacete e sinto de segurança. Também não possui também placa sinalizando locais de risco de acidentes.
No canteiro da obra possui apenas administração e vestiário, por ser uma obra comunitário e com baixo custo, sendo usada a igreja como local de apoio.
Iniciando a visita a obra, podemos notar o uso de contenções não convencionais, que apesar disso não estão irregulares, ela foi feita com soldagem dupla de estacas que foram cravadas e depois revestidas de concreto.
Pra a estrutura da construção foram usadas formas de madeira, que foram preenchidas com concreto usinado.
A laje usada foi nervurada com uso de cubetas plásticas, dando mais leveza e baixo custo a execução.
3.3 OBRA 2
Obra Nº 17002
Endereço:
...