Materiais inteligentes na arquitectura
Por: elvis coelho • 21/6/2015 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Materiais Inteligentes: São materiais Que possuem uma ou mais propriedades Que podem ser alteradas de forma Controlada através de Estímulos externos, Tais Como: Mecânico, Mudanças de Temperatura, de ph, Eletricidade, campos magnéticos, deformidades, pressão, etc ..
Estes materiais inteligentes ocupam posição de destaque no cenário mundial devido à alta demanda por produtos tecnológicos. Cada vez mais procuramos uma forma de facilitar e agilizar nossos bens.
Alguns exemplos de aplicações desses materiais:
Polímeros com Memória
Os polímeros com memória de formação, eles lembram-se da forma como foram inicialmente construídos, então é possível deformar completamente qualquer objeto, em e seguida aplica-se calor sobre o polímero, este reconstrói-se autonomamente voltando à sua forma inicial.
Fluidos Reológicos
Resumidamente o principal uso dos fluidos reológicos está nos amortecedores, que podem variar continuamente seu comportamento, dependendo das condições e do tipo da estrada.
* Nanomateriais Os nanomateriais tem as caraterísticas funcionais muito diferentes dos materiais comuns, e juntamente com o avanço da tecnologia, a partir destes começasse a ser capaz de construir o que antes só era conseguido pela natureza.
O prefixo "nano" significa muito pequeno, tão pequeno que, de facto uma estrutura à dimensão "nano" terá que ser ampliada mais de 10 milhões de vezes, para que possa ser observada a olho nu. Eles possuem graus estruturais na ordem de 10-9m.
Os nanomateriais são já utilizados em centenas de aplicações e produtos de consumo, de dentifrícios a baterias, tintas e vestuário. O desenvolvimento destas substâncias inovadoras contribui significativamente para a competitividade e oferece importantes possibilidades de progresso em áreas como a medicina, a proteção ambiental e a eficiência energética.
...