Memorial descritivo Escolar
Por: Luana Modesto Veras • 30/11/2015 • Projeto de pesquisa • 4.216 Palavras (17 Páginas) • 1.543 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO- PROJETO EXECUTIVO ARQUITETÔNICO
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS – SEDUC
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALIOMAR FERNANDES
NOVEMBRO DE 2015.
______________________________________________________________________ 1. ESTUDO DE CASO
Visita: Escola Lenina Ferraro de 1º ao 5º ano.
Localização: Bairro Canaranas Manaus – AM.
O estudo de caso foi analisado depois de uma visita técnica realizada na escola Estadual Lenina Ferraro localizada no bairro do Canaranas, onde foi vista a estrutura física da escola e a distribuição dos setores administrativos, pedagógicos e serviço, assim tendo um conhecimento de como funciona a escola de ensino base I (Ensino fundamenta de 1º ao 5º ano). A escola tem um modelo padrão usada no estado, apresentando do lado esquerdo: 2 blocos com 6 salas de aula, 1 bloco com 8 salas, e do lado direito 1 bloco com duas salas, e dois blocos com 2 salas, do lado direito uma área gramada que serve como um pequeno campo de futebol, entre os blocos um pátio sem cobertura, e do lado esquerdo uma quadra poliesportiva coberta com uma pequena arquibancada. Na frente da escola a um recuo entre a calçada de 5 metros com arvores, gramado é um pequeno jardim, tudo protegido por um muro que envolve todo o terreno da escola.
A distribuição das salas atende perfeitamente a quantidades de alunos atendidos pela escola, mas há uma deficiência nas distribuições de banheiro, pois só a um banheiro simples masculino e um feminino, para atender 837 alunos, que acaba formando uma fila na hora do intervalo dificultando o uso para as crianças e outro banheiro que ao lado se encontra a cozinha que usam a mesma ligação hidráulica e não a estacionamento.
O conhecimento de como funciona as escolas do estado essa, por exemplo, nos da uma melhor definição para elaboração de um projeto escolar melhorando em alguns aspectos físicos podendo transforma – La em uma escola modelo de ensino fundamental.
FLUXOGRAMA DA ESCOLA LENINA FERRARO
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
LEGENDA
Circulação[pic 10]
Diretoria /Sala dos Professores[pic 11]
Biblioteca[pic 12]
Administração/cozinha/Banheiros[pic 13]
Salas de aula/ vídeo/ Informática[pic 14]
“A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz.”
Le Corbusier.
PROJETO ARQUITETÔNICO – CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE 1º AO 5º ANO.
SEDUC – Secretaria de Educação do Amazonas
_____________________________________________________________________
2. DADOS
Objetivo: Escola Estadual Aliomar Fernandes
Tipo: Construção Nova
Local do projeto: Av. Nilton Lins - Parque das Laranjeiras Manaus – AM.
Proprietário: Governo do Estado do Amazonas – Seduc.
Contratante: Governo do Estado do Amazonas
Empresa contratada: Veras Fernandes Projetos e Construções.
Área m² do terreno: 5.000 m²
Área Construída: 3.494,22 m²
3. PROGRAMA DE NECESSIDADES
Surgiu à necessidade de construir uma escola de ensino inicial nessa localidade é devido à falta de escolas para atender uma grande parte de alunos da região, pois muitos de seus moradores tem que se locomover para outros bairros adjacentes, como conjunto de flores 1 e 2, bairro da União e Parque das Nações, por não ter escolas suficientes para a demanda de crianças nessa fase escolas. Ha apenas 3 escolas de ensino fundamental inicial no conjunto beija flor 1 e 2 , e as demais concentra- se no centro comercial do parque das Nações, e outras no bairro da União. Assim poderá atender cerca de 600 a 650 alunos distribuídos em dois turnos matutinos e vespertinos.
Toda a estrutura de saneamento básica, energia elétrica, Iluminação publica, telefonia, água potável, pavimentação já é existente no local, devido ser uma área que já possui diversos prédios cada um com sua utilidade.
A viabilidade é de fácil acesso, tanto para quem utiliza o transporte publico ou o próprio veículo, com uma entrada pelo bairro Parque das Nações que fica no lado norte e a outra pela Avenida Nilton Lins que fica no lado sul.(fIg. 01) imagem do terreno, (Fig.02) mostra as duas saídas do local.
[pic 15][pic 16]
Figura 1 - MAPA DE LOCALIZAÇÃO DO TERRENO / GOOGLE MAPA.
[pic 17]
[pic 18]
O Programa de necessidades ficara distribuído assim:
Administração
- Secretaria c/ banheiro
- Diretoria c/ banheiro
- Almoxarifado/ Arquivos
- Sala de Professores c/ banheiro
Vivencia
- Biblioteca
- Quadra Coberta
- Auditório
- Brinquedoteca
Pedagógico
- Salas de aula (10)
- Sala de pedagogia c/ banheiro
- Sanitários infantis (masculinos e Femininos)
- Sala de Informáticas.
Serviços
- Cozinha
- Refeitório
- Dispensa
- Depósitos/ sala (para funcionários de conservação).
- Deposito de lixo
- Estacionamento
- Gás
FLUXOGRAMA PRÉ-ESTABELECIDO DESCRITO NO PROGRAMA DE NECESSIDADES.
[pic 19]
[pic 20][pic 21][pic 22]
[pic 23][pic 24]
[pic 25]
[pic 26]
[pic 27]
REFEITORIOCOZIHA/DISPENSA/WC
AUDITÓRIO
3.1 Formas
A escola tem uma forma arquitetônica totalmente geométrica com dois retângulos grandes e uma menor ligando os dois blocos adjacentes e mais dois retângulos pelo lado de fora dos blocos principais e com uma entrada bem ampla, o bloco central será mais alto que os blocos laterais, o refeitório será um ambiente totalmente aberto com uma de suas laterais tendo toldos estalados para evitar em algum momento que a alterações do clima venha interferir nessa área de convivência dos alunos e docentes. Toda a área da escola será gramada com grama esmeralda em alguns pontos terão uma calçada de passeio em blocos intertravados, uma cerca viva isolando os fundos e as laterais na estrema do terreno. As janelas terão brises estaladas por fora, alem de ter a função de iluminar e ventilar ela evitara a entrada dos raios solares diretamente nos ambientes. A entrada terá uma escadaria acompanhada com uma rampa de acesso para cadeirantes e outra rampa de acesso na estrema do terreno para os carros direto para a garagem. A fachada principal terá um espaço bem amplo na entrada duas portas pivolantes em madeira e vidro fosco trazendo iluminação natural para o ambiente a parte de cima que será no bloco mais alto terá pequenas aberturas captando a ventilação natural para dentro do ambiente. A cobertura será um teto verde, pois tem a função de Diminuir a poluição do ar, trás maior conforto acústico aos ambientes, melhora as condições térmicas internas e trás um aspecto visual muito embelezador a edificação. Uma quadra não coberta de estrutura bem simples.
...