Montagem de Casas Pré-Moldadas
Por: laerte89 • 8/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.320 Palavras (6 Páginas) • 332 Visualizações
MONTAGEM DE CASAS PRÉ-MOLDADAS
Salvador – BA
2014
MONTAGEM DE CASAS PRÉ-MOLDADAS
Pré-projeto apresentado para o Projeto Integrador como requisito básico para a apresentação do mesmo no Curso de Engenharia Civil.
Orientador (a):Profª Alba Sena Gomes
Salvador – BA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
2 JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVOS
4 METODOLOGIA
5 REFERENCIAL TEÓRICO
6 RESULTADOS ESPERADOS
7 CRONOGRAMA
8 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
A demanda de trabalho para a construção civil vem crescendo a cada dia, exigindo um ritmo de produção bem mais acelerado e obras racionalizadas. Na pratica, ao contrario de outros setores que apresentaram grandes avanços tecnológicos o setor da construção civil por muito tempo ficou estagnado, a forma como se constrói hoje não é muito diferente da forma como se construía há 20 anos, porem aos poucos essa realidade vem mudando, cada vez mais as empresas do setor vêm buscado formas mais rápidas e sustentáveis de construir e nesse cenário as casas pré-moldas surgiram como uma alternativa bastante eficiente.
A construção com pré-moldados é caracterizada pela automatização das tarefas necessárias para se produzir os elementos que constituem a edificação que no caso das casas pré-moldadas são pilares, vigas, lajes e paredes pré-moldadas, que quando aliadas a operações de montagem resultam nas estruturas das edificações quase prontas para o uso. Esse método já vem sendo utilizado com frequência na construção de indústrias e ultimamente começou a ganhar espaço também no seguimento residencial por oferecer vantagens como organização de processos, qualidade, controle tecnológico, segurança e agilidade.
A grande diferença entre a construção convencional onde todas as tarefas da obra são executadas através do elemento humano e a construção industrializada é que nela são utilizados equipamentos automatizados para fabricação e montagem dos seus componentes. Este modelo de construção oferece uma padronização e organização do canteiro de obras, usa mão de obra especializada, permite a racionalização dos materiais e grande redução no tempo de execução de cada habitação permitindo com isso reduzir o custo global da obra.
JUSTIFICATIVA
A maioria das habitações populares têm sido construídas através de processos convencionais onde todas as etapas da obra são executadas por mão de obra nem sempre especializada. Com isso estas construções são executadas em tempos diferentes, não há uma padronização de tarefas, ocorre alto índice de desperdício resultando em custos mais elevados do que os planejados.
Frente a isto se faz necessário a adoção de sistemas que possam oferecer; padronização; racionalização de materiais; otimização de mão de obra através de profissionais especializados. Os sistemas construtivos capazes de oferecerem esta condição às obras são os sistemas construtivos industrializados.
Pretende-se assim ressaltar a contribuição que os sistemas construtivos pré-fabricados trazem para a construção civil através de redução dos custos, benefícios para os proprietários destas moradias bem como pela qualidade e durabilidade destas habitações.
OBJETIVOS
Consiste em apresentar à logística do material no canteiro e identificar os pontos positivos e negativos, verificando a eficácia do uso da tecnologia na construção do condomínio com seis residências.
- OBJETIVO GERAL
Analisar a logística do processo construtivo de estruturas pré-moldadas na construção das residências do condomínio.
- OBJETIVO ESPECÍFICO
Estudar a logística de recebimento, estocagem e a montagem das casas. Desenvolver o cronograma de obra prevendo um tempo médio para a conclusão dos serviços.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foram as variadas pesquisas na internet realizada pelo grupo, analise de alguns vídeos de montagem de edificações que utilizaram o método estudado, consulta as empresas do setor que utilizam essa tecnologia e a artigos científicos e monografias que abordam o tema.
REFERENCIAL TEÓRICO
Racionalização
Racionalizar um serviço é parar para pensar antes de executá-lo. ‘’Se as ferramentas não forem adequadas, se é possível afiar, ou melhorar o quadro das ferramentas apropriando-as ao que deve ser executada’’, organização do tempo de execução é algo que vai envolver etapas repetidas, quanto tempo se leva para executar cada etapa, Enfim. Esgotar as possibilidades de racionalização procurando sempre diminuir o desgaste do trabalhador frente ao trabalho, economizar tempo e custos, ou seja, Torná-lo mais eficiente, eliminar coisas desnecessárias, perdas de tempo.
Planejamento
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação.
Logística
A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística é uma sub-área da Administração, envolvendo diversos recursos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.
...