Norma Desempenho
Por: HssFred • 27/3/2017 • Relatório de pesquisa • 1.489 Palavras (6 Páginas) • 933 Visualizações
1 – ESTUDO DE CASO
Edifício: Centro de Desarrollo Infantil El Guadual – Escola Infantil O Bambuzal
Tema: Arquitetura Escolar
Autor: Daniel Joseph Feldman Mowerman e Iván Dario Quiñones Sanchez
Data de Projeto: início da obra (16/10/2012) / termino (16/09/2013)
Área: total do terreno – 4.805m² / construída – 1.418m²
Local: Bairro el 3 de Marzo, Villa Rica, Distrito de Cauca, Colômbia.
Os Autores e o Inicio do Projeto
Daniel Joseph Feldman Mowerman, nativo da Colômbia, completou uma bolsa de Arquitetura para a Humanidade (AFH) em 2010 no Brasil, onde desenhou o Homeless World Cup Legacy Center, um protótipo de edificação que visa usar o futebol como forma de capacitação para população carente. Quando Feldman retornou à Colômbia, seu amigo Quiñones, que também é arquiteto, o apresentou à primeira dama do país, María Clemencia Rodríguez Múnera. Rodríguez lidera o Instituto Colombiano de Bienestar Familiar (ICBF), que é o Instituto Colombiano de Bem-Estar da Família.
Quiñones é um arquiteto do ICBF, que está criando um programa piloto para os centros de desenvolvimento da primeira infância para a juventude do país. Quiñones conseguiu que Feldman conhecesse a Primeira-Dama, porque a experiência de Feldman na AFH se encaixaria bem com a missão do ICBF sob sua direção. Feldman juntou-se à causa, tomando a posição de arquiteto do projeto da ligação e conselheiro para ICBF. O prefeito de Villa Rica ofereceu um local para o centro inicial da infância, e o processo para construir El “Guadual” começou.
1.1 – Relação do Edifício e seu Contexto
1.1.1 – O Edifício o Lugar
Projetado pelos arquitetos Daniel Joseph Feldman Mowerman e Iván Dario Quiñones Sanchez em 2012, e edificado em 2013, a escola infantil “o bambuzal” foi construído pela fundação Compartir, a mando do Instituto Colombiano de Bienestar Familiar, ICBF. O projeto é parte de um programa governamental liderado pelo Alto Conselho Presidencial para Programas Especiais do Presidente da República da Colômbia.
O programa que faz parte da Estratégia Nacional Integral de Atenção à Juventude, chama-se “De Cero a Siempre”. A partir deste, Daniel Feldman e Ivan Quinones, criaram o centro infantil ‘El Guadual’ com o intuito de transformar o centro da cidade de Vila Rica, Colômbia.
Os arquitetos não só realizaram o projeto, como trabalharam iniciativas com crianças locais, adolescentes, funcionários e líderes comunitários como o ponto de partida do projeto em relação ao sítio escolhido, os materiais, dimensões e relações com a cidade.
De acordo com dados do ICBF (Instituto de Bem-estar Familiar Colombiano) de 2015, a construção durou nove meses para sua conclusão e o custo total da obra foi de US $ 1,6 milhões. O mesmo ainda declara que “Os fundos para construir a escola vieram de cooperações internacionais, doações privadas e recursos públicos”.
Neste projeto foram envolvidos mais de 60 construtores locais, e, ainda houve a certificação de 30 mulheres locais que foram treinadas na educação de jovens para integrar a força de trabalho voluntária da comunidade na escola.
A cidade de Villa Rica tem cerca de 15.000 habitantes, e até a implantação do centro de desenvolvimento educacional infantil apresentava um quadro carente de oportunidades de emprego e serviços à comunidade, situação esta, que tem mudado com o auxílio provido à cidade com sua produção alimentícia e serviços de educação que beneficiam mais de 300 crianças de 0 a 5 anos, gestantes, e recém-nascidos cadastrados no programa “De Cero a Siempre”.
1.1.2 - Implantação
O município de Villa Rica está localizado em um planalto a 950 m acima do nível do mar. A região é de clima quente e ensolarado (baixa pluviosidade) e aos arredores destaca-se o rio Cauca. A temperatura local varia de 25°C durante o dia a 12°C a noite.
Abaixo observa-se a referência da localização progressiva da Escola, do país ao bairro.
Figura 1 – (Esquerda) Imagem de satélite com a localização do município de Cauca / (Direita) Vista Aérea do município de Cauca.
Fonte: Google Earth.
Figura 2 – Localização da quadra de implantação do Edifício.
Fonte: Google Earth (Edição Autor).
A edificação está implantada entre as ruas Calle 2 ao norte, e Carrera 16 a leste, Carrera 17 a oeste, e ao sul do terreno situa-se uma plantação de cultivo de cana de açúcar.
1.2 – Configuração Formal do Edifício
A escola é composta pelo seguinte programa: 10 salas de aula, refeitório, dois pátios de recreação (um interno e o outro externo), uma galeria de arte semiprivada, enfermaria, administração, uma horta, um pequeno córrego artificial, um teatro a céu aberto, e uma praça de convivência ao centro.
Quatro blocos principais compõe a entrada e área comum do complexo, que incluem a enfermaria, refeitório, e duas salas multiuso, sendo que uma destas se abre com um acesso em direção à uma praça pública.
Figura 3 – Planta Pavimento Térreo.
Fonte: ArchDaily. (Edição Autor). Disponível em: http://www.archdaily.com/534059/centro-de-desarrollo-infantil-el-guadual-daniel-joseph-feldman-mowerman-ivan-dario-quinones-sanchez. Acesso em: 19/03/17.
Figura 4 – Planta Segundo Pavimento.
Fonte: ArchDaily. (Edição Autor). Disponível em: http://www.archdaily.com/534059/centro-de-desarrollo-infantil-el-guadual-daniel-joseph-feldman-mowerman-ivan-dario-quinones-sanchez. Acesso em: 19/03/17.
Ainda se desenvolve neste espaço um cinema ao ar livre, e uma passarela recreativa. Atrás desta zona semipública dez salas de aula definem um pátio interno que é composto por um jardim, horta, e uma trama de alpendres que sombreia o espaço.
Figura 5 – (Direita) Vista Aérea da Edificação. (Esquerda) Vista do Pátio Interno.
Fonte: ArchDaily. Disponível em: http://www.archdaily.com/534059/centro-de-desarrollo-infantil-el-guadual-daniel-joseph-feldman-mowerman-ivan-dario-quinones-sanchez. Acesso em: 19/03/17.
...