DESAFIO PROFISSIONAL Estudo de caso de Empresa que realiza investimento em terceiras, a aplicação das normas internacionais, avaliação de desempenho e, por fim, a pesquisa sobre os produtos associados às atividades atuariais
Por: andreia18 • 29/8/2017 • Trabalho acadêmico • 7.660 Palavras (31 Páginas) • 608 Visualizações
[pic 1]
Ciências Contábeis
DESAFIO PROFISSIONAL
Estudo de caso de Empresa que realiza investimento em terceiras, a aplicação das normas internacionais, avaliação de desempenho e, por fim, a pesquisa sobre os produtos associados às atividades atuariais.
Manaus – AM
2017
[pic 2]
Ciências Contábeis
Desafio Profissional Supervisionado, apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera – Uniderp, como requisito para avaliação da Disciplinas: Contabilidade Internacional, Contabilidade Avançada I, Contabilidade Gerencial, Competências Profissionais e Noções de Atividade Atuarias. para obtenção e atribuição de nota da atividade Sob Orientação da Tutora a Distancia Prª Francieli Viviane Masson e da Tutora Presencial Prª .........
Manaus – AM
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................04
PASSO 1. Normas Contábeis................................................................................05
PASSO 2. Normas Internacionais equivalência patrimonial............................09
PASSO 3. Índice da Liquidez AMBEV S/A........................................................14
PASSO 4. Diferenças entre previdência privada e pública..............................19
CONCLUSÃO ...........................................................................................................24
REFERÊNCIAS .........................................................................................................25
ANEXO.......................................................................................................................26
Introdução
Neste Desafio de Aprendizagem iremos desenvolver e estimular a aprendizagem das disciplinas do semestre – Contabilidade Internacional, Contabilidade Avançada I, Contabilidade Gerencial, Competências Profissionais e Noções de Atividades Atuariais –, por meio da interdisciplinaridade entre elas, tendo como base para o desenvolvimento do Desafio alguns estudos de caso de empresas que realizam investimentos em outras, a aplicação das normas internacionais, a avaliação de desempenho e, por fim, uma pesquisa sobre os produtos associados às atividades atuariais.
É cediço que as relações comerciais no cenário mundial necessitam de um investimento e avanço tecnológico para que aja igualdade entre os países em suas relações comerciais, estabelecendo nesse sentido padrões contábeis uniformes, sendo um dos principais objetivos do presente artigo, como cerne da questão, a harmonização das normais contábeis, não olvidando, contudo, a paridade das normas contábeis brasileira ao nível internacional, sua aplicabilidade junto às normas Internacionais, e o método da equivalência patrimonial com sua devida execução. Outro tópico abordado será a diferenças entre previdência privada e pública, e cálculos atuariais, seus benefícios e vantagens peculiares.
PASSO 01 Processo De Convergência Das Normas Contábeis ao Padrão Intencional.
A Contabilidade enquanto ciência social está sujeita às grandes influências do ambiente em que atua, sendo que as práticas contábeis são fortemente afetadas pelos valores culturais, tradição histórica, estrutura política, econômica e social. Dessa forma, os sistemas contábeis se diferenciam de acordo com o conjunto de leis, filosofias, procedimentos e objetivos de cada país. De acordo com Niyama e Silva (2008), a expansão das relações comerciais e internacionais no cenário globalizado, a necessidade de investimento e o avanço tecnológico que permite fácil acesso à informação, exige uma linguagem em comum entre os países estabelecendo padrões contábeis uniformes. Leite (2002) afirma que diante da globalização dos mercados torna -se inevitável a padronização contábil entre os países, de modo que sejam utilizadas normas transparente s e comparáveis e m todo o mundo. Complementando a ideia, Niyama e Silva (2008) apontam outros benefícios que podem ser percebidos com o advento da harmonização contábil. Através desse processo, a divulgação das informações deverá seguir um padrão de acordo com a norma estabelecida, fazendo com que os usuários tenham acesso às mesmas informações. Tal situação possibilita aos interessados a análise e comparação de dados entre as empresas, evitando, assim, a chamada “assimetria da informação”. Outro fator de considerável importância é que, ao padronizar normas e procedimentos, pode-se reduzir o custo de transação e de pesquisa. Por fim, apesar da padronização não ter como objetivo a redução ou eliminação do risco do mercado de capitais possível reduzirem ou eliminar a incerteza do investidor mediante informações adequadas e confiáveis ao analisar uma empresa. Em vista as mudanças na Legislação Societária e o Ambiente Internacional de Negócios e por ações, juntamente com o poder regulatrio e interpretativo que a Comissão de valores mobiliários - CVM, possui, encontra-se a necessidade do Brasil se adaptar a regulação contábil internacional e isso implica em impactos no balanço patrimonial.
A harmonização das normas contábeis.
Harmonização das normas contábeis utilizadas no mundo inteiro surgiu, principalmente, a partir da necessidade de haver maior clareza na interpretação das informações contidas nas demonstrações financeiras das empresas, possibilitando, assim, maior grau de comparabilidade entre os resultados obtidos por diferentes empresas, estejam elas localizadas em qual quer que seja o país.
Apesar de sua convincente necessidade, essa adaptação tem enfrentado barreiras contra sua realização, como: diferenças políticas, econômicas e sociais, além das diferenças de linguagem, de moeda e de divergências existentes entre os princípios contábeis adotados em diversos países. Essas diferenças acabam levando, em alguns casos, a uma interpretação inadequada das informações apresentadas nas demonstrações contábeis, resultando, em alguns casos, em analises e resultados diferentes nas interpretações das mesmas informações. harmonização das normas e princípios contábeis é evidenciada, principalmente, por órgãos de representação da profissão contábil e por agentes regulamentadores da profissão. Um desses órgãos é o Internacional Accounting Standards Board (IASB), organismo privado criado no fim dos anos 90, substituindo o Internacional Accountant Standards Committee (IASC) de 1970, depois de crises que afetaram diferentes países asiáticos. O IASB hoje conta com a participação de mais de uma centena de países, e tem como objetivo disseminar uma visão da Contabilidade e provocar a convergência das diferentes normalizações mundo afora, rumo a um padrão unificado.
...