Norma da ABNT NBR 6492/94
Por: Rosana M. de Oliveira • 12/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 359 Palavras (2 Páginas) • 687 Visualizações
Para um projeto de arquitetura devesse basear nas seguintes normas: NBR 6492/94 – representação de projetos de arquitetura; NBR 8196/99 – emprego de escalas; NBR 8403/84 – aplicação de linha - tipos e larguras; NBR 10068/ 87 – folha de desenho – leiaute e dimensões; NBR 13142/ 99 – dobramento e cópia.
Segundo a NBR 6492 - Fixar as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão, ou seja, apresentar um projeto legível.
Para um projeto executivo é necessário as seguintes representações:
Planta de situação – É uma planta que compreende o partido arquitetônico e seus múltiplos aspectos, que pode conter informações especificas do tipo e do porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina.
Planta de implantação – É a planta que apresenta o projeto como um todo, contendo não só o projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares (executivo), como por exemplo, movimento de terra, arruamento, rede hidráulica, elétrica, drenagem e outros.
Planta de edificação – Vista superior horizontal, localizada a 1,50 m do piso. As plantas de edificação são a planta térrea, subsolo, pavimento tipo, sótão, cobertura e outros.
Corte – Plano secante vertical que divide a edificação em duas partes, podendo ser no sentido longitudinal ou transversal. Os cortes devem ser apresentados de forma que o desenho apresente o máximo de detalhes construtivos.
Fachada – Representação dos planos externos da edificação.
Elevações – Representação dos planos internos ou de elevações da edificação.
Detalhes – Representação de todas as minúcias necessárias, em escala adequada.
Escala - Relação dimensional entre a representação de um objeto no desenho e suas dimensões reais.
Programa de necessidades - Documento preliminar do projeto que caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo.
Memorial Justificativo - Texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar.
Lista de Materiais - Levantamento quantitativo de todo o material especificado
no projeto, com as informações suficientes para a sua aquisição.
Orçamento - Avaliação dos custos dos serviços, materiais, mão-de-obra e taxas relativas à obra.
Papel – Os desenhos deveram ser executados em papeis transparente ou opacos, de resistência e durabilidade apropriada.
...