Notas de Reprovações CELESC
Por: André Oliveira • 11/6/2015 • Projeto de pesquisa • 1.249 Palavras (5 Páginas) • 464 Visualizações
BT – Baixa Tensão
PROCESSO PEP:
1 - Apresentação da imagem da carta de apresentação do projeto.
2 - Na apresentação de projeto via Web, o responsável técnico deve apresentar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de projeto ou projeto e execução, devidamente preenchida e assinada.
3 - Apresentação dos projetos obrigatoriamente na extensão de arquivo ‘’PDF’’ (ADOBE), preto ou colorido em tons fortes, com texto padrão em formato: Prancha01, Prancha02..... ART, MDescritivo, Croqui e nos formatos de folha estabelecidos pela norma NBR 5984 da ABNT sendo no formato de folha A3, exceto os casos mais complexos.
3.1 - Especificações das pranchas contendo os itens dos requisitos mínimos para análise de projeto elétrico de edifício de uso coletivo NT03-CELESC.
3.1.1 - Edifícios ligados diretamente na rede secundária.
Prancha 01 – Preferencialmente formato folha A3
- Endereço e planta de situação da edificação e do lote, em relação aos quarteirões e ruas adjacentes, com indicação da área de construção, da rede de distribuição de energia elétrica da CELESC, do ramal de serviço da edificação e do local de instalação da medição de energia elétrica, em escala adequada;
- Localização, representação, especificação e dimensões da(s) malha(s) de aterramento, assim como a localização com relação à obra.
Prancha 02 – Preferencialmente formato folha A3
- Desenhos completos da entrada de energia pretendida, com todas as cotas, dimensões e detalhes necessários, em escala adequada;
Prancha 03 – Preferencialmente formato folha A3
- Diagrama unifilar geral da instalação, desde o ramal de ligação até o ramal de carga de cada unidade consumidora, com a indicação da seção, tipo e classe de isolamento dos condutores, diâmetros e materiais dos eletrodutos, bem como as especificações dos equipamentos de proteção geral, proteções individuais e equipamentos de comando;
Prancha 04 – Formato folha estabelecido pela norma NBR 5984
- Vista frontal do(s) quadro(s) para medidores e proteção geral, planta baixa com a localização dos mesmos no interior da edificação e especificação do barramento deste(s) quadro(s), conforme Tabela nº 18;
- Desenhos e dimensões das caixas de passagem e tampas;
- Todas as plantas que compõem o projeto elétrico, incluindo a prumada (coluna montante);
NOTAS DE REPROVAÇÃO:
- Verificar Dimensionamento das caixas para medidor, se monofásico 22cm, se bifásico/trifásico 31cm.
- Necessário apresentar o Cálculo da Demanda (com quadro de cargas) e a Lista de Material de entrada conforme a NT03 pág 14.
- Desenho de Prumada Vertical (Coluna Montante) deve ser apresentado para cada bloco de apartamentos.
- Necessário que na montagem do barramento de cada QGM, os disjuntores sejam conectados por derivação individual ou por dois parafusos de fixação, para não sobrecarregar a transferência de energia em cada ponto de conexão entre o barramento principal e o disjuntor de cada apartamento.
- As caixas de passagem deverão ser instaladas a cada mudança de direção. Necessário caixa de passagem e adequar à situação da curva existente em prancha em direção ao painel.
- Os QGMs deverão ser direcionados para se situarem junto à entrada dos edifícios, em área de livre acesso - Identificar junto ao desenho da situação a área de livre acesso. Com notação em prancha "livre acesso para leituristas".
- Necessário indicar a malha de aterramento junto à planta de situação (5 hastes 5/8 com distância de 3 metros entre as hastes e cabo conforme "Adendo 2".
- Necessário adequar a informação sobre o ramal de ligação. Necessário informar o cabo aéreo multiplexado conforme pág 23 da NT-03 Tabela nº 09.
- Necessário identificar as fases correlacionadas com o faseamento da rede de distribuição secundária da CELESC, em que serão ligadas as unidades consumidoras junto ao diagrama unifilar (R, S ou T).
- Necessário acoplar caixa para medidor especial em virtude do disjuntor de 90A ou maior. (650x550x250).
- Necessário que o corredor junto ao QGM deva ter no mínimo 1m de largura.
- Necessário observar que para a montagem do QGM, deverá ser mantida a distância de 40cm do nível do solo até à base do QGM.
- Necessário adequar a caixa de passagem junto ao poste da Celesc para tamanho 70x90x80. (A caixa pequena 70x46 vai só até cabo 70mm²)
- Necessário indicar caminho a cada QMC em caso de múltiplos QMCs.
- Apresentar desenho da vista lateral conforme NT03-BT adendo pag 41, desenho nº 10.(cotas 1,60m - e profundidades)(indicar a profundidade atrás do painel - 15cm.)(aba de 20cm) Prancha 04.
- Para a montagem, necessário que o QPG esteja encostado junto ao QMC-01 e nivelado pelo lado de cima.
- Necessário prever iluminação dentro do cubículo de medição e indicar iluminação artificial na prancha 2.
- Necessário que a porta de acesso aos QGMs fique somente com fechamento com maçaneta, sem possibilidade de trancamento com chave.
- Necessário que a parede que faz divisa com o QGM seja em alvenaria.
- Necessário adequar o poste de concreto para dimensões X/YdaN, conforme a pág 17 da E-321.0001.
- Necessário incluir nota em prancha de que a tubulação subterrânea do poste à Subestação e aos QGM's não ficarão sob áreas construídas. Por exemplo: lixeiras; instalações de gás; guarita; paredes; etc...Adequar a prancha 01.
- Indicar o acesso de pedestres e veículos ao Edifício.
- Necessário que a proteção mecânica para o QGM seja em mureta de alvenaria com altura 70cm conforme norma.
- Necessário que o QMC seja cotado em suas laterais e estas tenham 30cm de alvernaria.
MT – Média Tensão
NOTAS DE REPROVAÇÃO:
- Necessário apresentar o arquivo do Memorial Descritivo.
- Necessário retirar da prancha 02 a situação do Grupo Gerador - previsão.
- Necessário retirar a abertura para ventilação na parte inferior e a janela para iluminação com vidro aramado do cubículo de medição. Conforme o Adendo 02 - Desenho nº 12 - Anexo IV.
- Necessário adequar a proteção do cubículo dos TC´s e TP's de medição da Celesc com dispositivo para lacre.
- Necessário indicar que o interruptor da SE de uso externo seja a prova d'agua.
- Necessário prover o cavalete para montagem dos TP e TC de medição em alta tensão com regulagem na vertical, devido a necessidade de ajustes quando de manutenções.
- Necessário adequar a prancha 04 na indicação das cores dos vergalhões - O amarelo não consta nas cores para a média tensão, somente vermelho – fase R, branco – fase S e marrom – fase T. (Conforme pág 27 da NR01-AT).
- Para a construção Civil da Subestação, necessário apresentar ART de execução da obra em alvenaria (por um Eng Civil).
- Lembramos que os aterramentos deverão ser interligados.
- Necessário apresentar os ajustes e curvas do relé da subestação para análise.
- Necessário informar junto ao Memorial Descritivo da previsão de expansão da transformação de energia.
- Necessário informar na planta de situação a localização do transformador de (X) kVA.
- Necessário que a aba com a pingadeira seja de no mínimo 1m, com paredes laterais, conforme abrigo horo-sazonal da NT-01 - utilizar isolante térmico.
- Necessário localizar a malha de aterramento circundando a instalação de medição com cabo no mínimo 50mm² de cobre.
- A cabine de medição não poderá ser construída no limite territorial da propriedade, pois não há garantia que o vizinho não venha a construir uma edificação ou muro, impedindo a ventilação e iluminação natural.
- Observar ainda que o cabo aéreo de média tensão mais próximo ao limite territorial deve ter um afastamento mínimo de 1,70 m (um metro e setenta centímetros).
- Necessário observar que para a montagem das caixas no abrigo horo-sazonal, deva ser respeitado a distância mínima de 15cm entre a parede lateral e a caixa do MDR e 15cm entre a caixa do Disjuntor geral e a parede lateral - para se ter a mobilidade das tampas e ergonomia para os serviços de manutenção.
- Necessário que na montagem das caixas do MDR-TC-DJ estas estejam agrupadas para que fiquem a um mesmo potencial elétrico.
...