TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aleijadinho

Por:   •  22/2/2016  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  4.369 Visualizações

Página 1 de 2

O Aleijadinho

Filho do artista português Manoel e da escrava Isabel, Antônio, mais conhecido como Aleijadinho, nasceu na antiga cidade Vila Rica, hoje Ouro Preto, numa época de escravidão e cresceu em meio ao trabalho de extração, onde seu pai o incentivou a trabalhar desde cedo. Aos seus 19 anos, a pedido de seu pai, esculpiu uma mulher para servir de chafariz em uma praça, tornando-o assim muito popular. Mais tarde instruído pelo seu pai, começou a desenhar com muito talento, e logo teve grande influência do famoso artista Francisco Xavier de Brito, se aprofundando na arte dos desenhos.

Em meio a tanto sofrimento de escravidão, começou a questionar seu pai os maus tratos e o porquê os escravos não eram libertos, pois não concordava com a situação dos mesmos, sendo ele de raça africana, porém carregando o sangue de seu pai “branco”, mas infelizmente seu pai não amolece o coração e pede para que o filho esqueça qualquer tipo de pensamento sobre a libertação dos escravos.

Conheceu a bela escrava Elena por quem se apaixonou e casou. Claudio, seu amigo e um lutador pela independência do Brasil, lhe emprestava a sua biblioteca particular para que Antônio estudasse sobre arte e grandes artistas europeus e o convocou para esculpir a Capela de São Francisco de Assis. Da arte Barroca, começou a se interessar pelo Rococó. Cláudio o elogiou dizendo que ele crescera e aprimorara bastante a sua arte brasileira, mas que se a arte tivesse traços pessoais ele seria consagrado. Gostava de frequentar locais em que os escravos trabalhavam principalmente minérios e jazidas.

Seu pai adoece ficando muito mal, assim chegando à morte. Em seu leito disse que Antônio seria a continuação da sua arte. Em um dos seus momentos de trabalho Antônio começou a sentir fortes dores, e que a partir dali descobriu o mal que carregaria até a morte, uma grave doença não identificada e que foi deixando-o cada vez mais debilitado e com uma aparência física não muito agradável. Com isso, sua bela esposa Elena começa a desprezá-lo, não suportando e o abandona. Mesmo com sua doença e seus dedos inapropriados Antônio nunca deixou de trabalhar.

Esse filme é muito importante para história brasileira, pois retrata não só a vida e obras do artista, mas também a luta dos escravos pela liberdade, sobre as riquezas do Brasil e a sua inevitável independência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com