TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Auditório de Tenerife

Por:   •  3/7/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Auditório de Tenerife.

Introdução

O Auditório de Tenerife foi projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava.

 A construção começou em 1997 e terminou em 2003, foi inaugurado em 23 de Setembro do mesmo ano.

O Auditório de perfil majestoso tornou-se um símbolo arquitetônico da cidade de Santa Cruz de Tenerife, na ilha de Tenerife e Ilhas Canárias situadas na Espanha.  Ele também é considerado o melhor edifício moderno nas Canárias. É uma das principais atrações de Tenerife.

Considerado uma arquitetura com princípios tardo moderna do final do século XX, que é uma arquitetura que procura propor diferentes soluções, e para isso faz o uso de geometrias mais trabalhadas.

O edifício, descreve o arquitetoengenheeiro, “não tem fachada …”, e assim sua forma produz múltiplas sugestões. Para alguns tem forma onda, para outros, a lua, ou um capacete ou uma cobra com língua gigante. Em qualquer caso, a arquitetura é sugestiva.

Localização

Ele está localizado na Avenida da Constitución da capital canária, Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias – Espanha.

Situado entre o parque marinho e a borda do porto, auditório liga a cidade ao oceano Atlantico e cria um importante marco urbano.

Em março de 2008 o edifício foi listado pelos correios, que emitiu seis selos com as obras mais emblemáticas da arquitetura espanhola. É uma das principais atrações turísticas de Tenerife.

O prédio fica em um terreno de 23.000 m², dos quais o auditório ocupa 6.471 m², divididos em duas salas, o resto são jardins, praças ou entradas e um estacionamento com 260 lugares.

Sistema Estrutural

De um modo geral, o edifício é composto por sucessivas plataformas que sobressaem o grande volume do Hall principal, que se torna o gerador do edifício, tanto nos seus aspectos formais e estruturais.

. A grande sobrecapa, colocada cerca de cinquenta metros de altura, esta “onda” é levantada a partir da base da estrutura, que fica imóvel no ar e ao girar, detém um “peso de 3,5 mil toneladas.”

Devido à forma delgada do edifício, o uso de concreto para a realização da estrutura era inevitável. Foi necessário um vasto leque de especialistas em fôrma para completar esta sala de concertos: Fôrma de painéis TRIO para as fundações, fôrma trepante para paredes arredondadas e curvadas simetricamente dispostas em forma.

Posicionamento da cofragem interna VARIO GT 24 para as paredes curvadas e inclinadas em forma de vela. A ancoragem dos suportes na laje intermediária suspensa serviu para suportar as altas cargas horizontais do suporte.

 é um exemplo das possibilidades quase ilimitadas fornecidas pela construção de concreto. A tecnologia de cofragem necessária para essa estrutura apresentou um desafio especial que nossos engenheiros resolveram de maneira racional.

Diagrama de Carga Vertical e Horizontal

As  setas  verdes mostram como as forças do edifício estão distribuídas no solo. Sendo que a maioria do edifício é composta de arcos que as paredes querem empurrar para fora. No entanto, as forças horizontais são resistidas pela ancoragem dos arcos na fundação. As forças de resistência são mostradas em vermelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com