O Aumento da demanda na construção civil
Por: lucianaduartee • 29/6/2015 • Trabalho acadêmico • 850 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO – IME
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
TRABALHO DE TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO
Manaus – AM
2015
KENIA YAMAMOTO
LUCIANA PUSSI
PAULO CUNHA
QUEILA PANTOJA
SOVTHERN SKY ARAUJO
YANN LUIZ MARTINS
TRABALHO DE TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO
LAJES PRÉ-MOLDADAS
[pic 1]
Manaus – AM
2015
Introdução
Com o aumento da demanda na construção civil, houve uma evolução no processo de construção visando a mão de obras e a geração de novos conceitos construtivos
As lajes foram desenvolvidas ao longo dos anos por profissionais que tinha o interesse em buscar novas formas de melhoria para as estruturas arquitetônicas, trabalhando nas deficiências e limitações que cada época proporcionava.
Lajes De Cobertura Pré-Moldadas
Lajes são elementos estruturais planas, usado como coberturas ou forro de uma edificação, com cargas perpendiculares ao seu plano principal, sendo responsável por transmitir as cargas paras as vigas que a sustentam, e destas para os pilares.
Através de muita pesquisa, a lajes pré-moldadas surgiram com o intuito de vencer grandes vãos com uma mínima quantidade de altura possível, sendo mais ágil e não precisar de escoramento e formas.
A laje pré-moldada é constituída por vigas ou vigotas de concreto e blocos conhecidos como lajotas ou tavelas, sendo intercaladas vigas e lajotas de modo que formam a laje. Tendo o conjunto unido por uma camada de concreto chamada de capa.
[pic 2]
(Figura 1)
A execução das lajes pré-moldadas é fácil e rápida, tendo o fabricante fornecido o projeto completo da laje, incluído as instruções de montagem, espessura da capa de concreto e os demais cuidados que devem ser seguidos á risca.
A incorporação do isopor a laje, tende a deixar ela mais leve. Tendo seu uso favorável a laje por ser um material que não serve de alimento a qualquer ser vivo e não favorecendo a presença de cupim etc.
Usada em lajes pré-moldadas nervuradas em uma só direção ou em grelha, permite grande economia de cimbramento, mão de obra e tempo.
[pic 3]
(Figura 2)
Existem dois tipos de lajes mais usadas na construção: as maciças, sendo utilizada em grandes obras, necessitando de cálculo apropriado a ser executada; e as nervuradas, que são pré-fabricadas e tem sua utilização mais ampla atendendo a obras de menor porte.
As lajes pré-fabricadas são constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos que podem ser de diversos materiais, sendo utilizados os de cerâmicas e os de concreto.
Dependendo do tipo de vigota utilizada, as lajes pré-fabricadas podem ser: protendidas, comum ou treliçadas.
As laje protendida possui um tipo de armadura especial, usada em obras maiores onde é necessário resistir a grandes cargas.
A laje comum possuem vigotas em formato “T” invertido e internamente possui uma armadura de barras de aço. Os blocos (ou lajotas) usados é predominantemente de cerâmica, tende em media 32 cm de largura. As alturas normais variam de 7 cm, 12cm, 15cm e 20cm.
Em lajes de forro, utiliza-se o tipo comum com vãos até 4,30 com espessura de 10 e, para lajes de piso até 4,80m com espessura de 12cm ( verificando com o fabricante as limitações)
Depois de pronta esse tipo de laje pode apresentar fissuras, isso porque o concreto da capa pode não aderir perfeitamente ás vigotas, pois a mesma tem a superfície lisa.
As vigotas geralmente são fabricadas com comprimento variando de 10cm em 10cm.
Dependendo do tamanho das vigotas, deve-se tomar cuidado ao manuseá-las na obras para que a mesma não trinque ou danifique o material.
Ao construir uma Laje pré-moldadas, deve se levar em conta os seguintes aspectos:
- Deve cobrir a laje para que não apareça infiltração.
Mas caso não possa construir um telhado logo após a construção da laje, tome as seguintes providencias:
...