O Canteiro de Obras
Por: Israel Dos Santos • 31/8/2018 • Trabalho acadêmico • 2.596 Palavras (11 Páginas) • 179 Visualizações
Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte – FCSGN
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
Elias Vasconcelos
Israel Filho dos Santos
CANTEIRO DE OBRAS
Guarantã do Norte
2017
Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte – FCSGN
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
Elias Vasconcelos
Israel Filho dos Santos
CANTEIRO DE OBRAS
Trabalho entregue como forma de avaliação bimestral na disciplina de Técnicas Construtivas II, do curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, da faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte – FCSGN, sob orientação do Professor Gabriel Brun.
Guarantã do Norte
2017
- SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 ORGANIZAÇÃO 6
2 PRODUTIVIDADE 7
3 SEGURANÇA 9
4 LOGÍSTICA 10
4.1 TRANSPORTE EXTERNO 10
4.2 TRANSPORTE INTERNO 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
De forma resumida, um canteiro de obras é a área destinada à execução da obra, aos serviços de apoio e à implantação das instalações provisórias indispensáveis à realização da construção. É o local onde se armazenam os materiais de construção, e se realizam os serviços auxiliares durante toda a execução da obra. O canteiro de obras pode ser fixo ou temporário e vai sendo modificado ao longo da execução da obra, de acordo com os serviços a serem completados. É de suma importância que os canteiros de obras sejam bem organizados a fim de evitar desperdícios de tempo, perda de materiais e defeitos de execução ocasionando assim a falta de qualidade no produto final.
Cada obra demanda determinado tipo de canteiro de obras. Quanto mais complexa for a obra, mais complexo deverá ser a organização do canteiro, desde um simples e pequeno barracão para depósito até para grandiosos complexos formado por diversos itens. Em todos os casos, um canteiro de obras tem como principais objetivos: a qualidade da obra, a produtividade e a segurança dos trabalhadores.
[pic 1]
[pic 2] [pic 3]
Outro importante objetivo de um canteiro de obras é a do convívio social e dignificação do trabalhador. Promover boas condições de segurança é um dever do empregador e um direito do empregado, Assim, o canteiro deve ser um local de realização pessoal e não de exposição a riscos, insatisfações ou desrespeito à dignidade humana.
As diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização de canteiros de obras são normatizados pela NR-18, que estabelece a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.
[pic 4]
ORGANIZAÇÃO
Os canteiros de obras são divididos em vários elementos, sendo que alguns podem ser acrescidos conforme o andamento da obra. Podem ser obrigatórias, de acordo com a NR-18 e demais normas regulamentadoras. Os elementos de um canteiro de obras podem ser divididos em:
- Áreas ocupacionais - são locais ligados diretamente com a produção dentre as quais podemos citar: portaria, escritório, almoxarifado, depósitos, central de concreto, central de argamassa, central de armação, central de fôrmas, central de montagens de instalações e esquadrias, central de pré-moldados, entre outros.
- Áreas de vivência – locais destinados à convivência dos trabalhadores em uma obra. É obrigatória a implantação de áreas de vivência em obras, principalmente as de grande porte. Os principais elementos são: vestiário, instalações sanitárias, alojamentos, refeitório, cozinha, lavanderia, área de lazer, ambulatório (obra com 50 ou mais operários).
Um canteiro de obras pode ser dividido também, de acordo com o andamento da obra, em três fases:
- Fase inicial – momento em que são executados os serviços prévios da obra e que interferem com as áreas onde será implantado o terreno. Exemplo: movimentações de terra e fundações;
- Fase intermediária – nesta fase são executados serviços com grande volume de produção, tais como estruturas, alvenaria e instalações;
- Fase final – é caracterizada pela grande diversidade de serviços, onde são executados os serviços de revestimento e acabamento da obra.
Cada elemento possui um local apropriado dentro do canteiro, sendo que a escolha para cada local deve ser escolhida de maneira que ocupe o maior tempo possível, pois desmobilizações durante a obra causam muito transtorno.
PRODUTIVIDADE
O principal instrumento utilizado para se implantar um canteiro de obras bem organizado é a NR-18. Nela contém todas as especificações necessárias para a redução de acidentes, promoção de condições motivadoras para o trabalho, levando a construção de um canteiro seguro e consequentemente organizado e produtivo.
Entre outras providencias, a boa localização e dimensão de cada elemento do canteiro propiciam para uma melhor produtividade. Os principais elementos e especificações têm-se:
- Portaria – deve ficar junto à porta de acesso do pessoal e A Portaria da Obra deve ficar junto à porta de acesso do pessoal e ser suficientemente ampla para manter um estoque de EPI, a ser fornecido aos visitantes. A guarita deve ser localizada de modo que o vigia possa controlar os acessos da obra. Todo o canteiro deve ser fechado por tapumes, de modo impedir ou dificultar a entrada de pessoas estranhas e bem assim a saída indevida de materiais e equipamentos necessários à obra.
- Almoxarifado - O almoxarifado deve ser construído, de preferência, separado dos escritórios, porém nas suas proximidades e mantido limpo e arrumado. Deve também ficar próximo das entradas e ser localizado de modo a permitir uma fácil distribuição dos materiais pelo canteiro; Os depósitos são locais destinados à estocagem de materiais volumoso ou de uso corrente, podendo ser a céu aberto ou cercados, para possibilitar controle.
- Escritórios - o escritório é uma construção, normalmente de madeira, cujo acabamento é feito com maior ou menor esmero, conforme a previsão do prazo de funcionamento no local ou das características da obra. Obras de maior porte podem exigir um verdadeiro escritório de obras destinado aos trabalhos administrativos e controle técnico. Compõem-se, geralmente, de dependências para os seguintes elementos da Administração da obra: Engenharia, segurança do trabalho, estagiários e técnicos, ambulatório, mestre-de-obras, sanitários, encarregados de escritório e auxiliares.
- Depósitos – são locais destinados a estocagem de materiais volumosos ou de uso corrente, podendo ser a céu aberto ou cercados, para possibilitar o controle de estoque.
- Centrais de concreto e argamassa – locais destinados ao preparo do concreto e argamassa utilizado na obra. Devem estar próximos aos estoques (depósito) e próximo ao equipamento de transporte vertical (se houver). Pode ser uma instalação complexa com instalações de grande vulto, ou simplesmente local reservado para instalação da betoneira. É preferencialmente que seja coberto.
- Carpintaria e Central de armação – seguem os mesmos princípios das centrais de concreto e argamassa (localizado perto dos depósitos e transporte vertical). Deve ser ampla suficiente para instalação dos equipamentos de corte e dobragem de aço.
Além dos elementos de áreas operacionais, temos os elementos de área de vivência, que merecem devida atenção, pois são os mais enfatizados pela fiscalização.
- Instalações sanitárias – destinado às necessidades fisiológicas e de banho do pessoal que trabalha no canteiro, pode constar de uma construção provisória própria ou fazer parte do almoxarifado, do escritório ou inexistir, desde que exista outro local apropriado.
- Vestuários – todo canteiro deve possuir vestuários para troca de roupa dos trabalhadores que não residem no local, além de ter armários individuais dotados de fechaduras e bancos.
- Refeitório – deve ter capacidade para garantir o atendimento de todos os trabalhadores no horário das refeições, com assentos e bebedouros suficientes para todos. Deve ter também, lavatório próprio instalado em suas proximidades ou no seu interior.
- Cozinha – independentemente da quantidade de trabalhadores, é obrigatório um espaço reservado para o aquecimento e preparo das refeições com condições mínimas de infraestrutura.
- Alojamentos – em alguns casos, dependendo das condições da obra é necessário a construção de alojamentos para os trabalhadores que não moram na localidade. Cada alojamento deve seguir as condições estabelecidas na norma e possuir os seguintes elementos: bebedouros, área de lazer, lavanderia, ambulatório e telefone comunitário ou público.
As especificações de cada elemento, como dimensionamento, quantidades, condições de ventilação e higiene são mencionadas detalhadamente na norma NR-18 e nas suas equivalentes. É importante seguir todas as especificações, pois as condições de trabalho, os índices de acidentes e a produtividade estão fortemente ligados.
...