O Centro de Campinas
Por: GiuGarciaaa • 22/4/2020 • Projeto de pesquisa • 578 Palavras (3 Páginas) • 136 Visualizações
A roma nasceu quase no mesmo período que a grecia.
A cidade de roma nasce no limite (próximo ao “mare tirreno”), em que é composta pelo rio tibre (tevere), mar mediterrâneo e tirreno.
Há a ilha tiberina que fica no meio do rio tibre, em que a saliência dele e a de cima é uma forma de se localizar no mapa de Roma, pois nem todos os mapas apresentam o mesmo norte. Esses dois pontos se tornou uma travessia, na qual concentrou o comercio e alguns povos. O circulo preto é onde realmente se concentrou o comércio e as trocas comerciais de todos esses povos.
A origem lendária de roma, é da historia de Romulo e Remo, que são dois irmãos que foram criados por uma loba e em uma briga fundaram a cidade de Roma.
A região do Palatino foi onde o Romulo fundou sua cidade.
A cidade de Roma está em uma topografia muito acidentada (7colinas) e no vale era uma área pantanoso, não era um local morfologicamente bom por conta da condição pantanosa, mas justamente por isso eles constroem uma boa infraestrutura e sistemas bons, como o de drenagem e irrigação, e a construção de aquedutos para trazer água limpa, pois essa da área pantanosa não era propicia para consumo.
O período monárquico, naqual Romulo foi o primeiro rei, não possui muitas informações
O período da republica e do império são muito importantes, pois foi quando Roma passou a se expandir muito. O imperador trajano no século II a.c. foi quando houve uma maior crescente da população.
Uma colina muito importante para a fundação foi a colina capitolina (área do capitólio- campidólio) isso porque tem um significado religioso, que possui duas plataformas na colina. Abriga uma parte mais religiosa, com o templo e a outra parte a parte militar da cidade que depois foi construído o templo de juno moneta.
Templo tríade capitolina
Onde se consolidou a área dos fóruns romanos, que era uma área comercial. A área de vale que fica entre todos os montes que formam a cidade de Roma é onde os primeiros comércios ficam e os fóruns se consolida nele.
Depois do século 6 a.c. é onde há uma construção da primeira muralha em roma para defender a cidade.
O fórum romano se consolida em uma área sussetiva devido aos alagamentos.
Nos primeiros tempos moarquicos alguns esgotos de superfície e canalizações são construídos para que haja uma forma de evitar as alagações.
No outro lado do momente capitolino há a formação de uma área de empório comercial, que é um porto comercial que recebe produções, na qual armazena o que era comprado dos povos ao redor isso porque a roma não era uma cidade que produzia muito
A rede de estradas de roma, era uma forma de expansão de roma, isso porque todas as estardas levavam para Roma, isso para que o imperador tenha contato (capital) com todas as outras cidades que conformava o império romano
A canalizações etam a ceu aberto.
A cloaca máxima é a tubulação/canais de drenagem, onde chega até o rio tibre
Aquedutos, é um sistema de capitação e distribuição de água que eram muito longos (20?30 km), conduziam por gravidade (sustentado por uma sequencia de arcos que cortavam a cidade de roma) tinham uma certa declividade para que a água corresse com facilidade. Eram eles que abasteciam toda a cidade
A Roma Republicana (séc IV-I
O fórum holitorium é quele que vende ervas e o fórum boarium é aquele que vendia carne bovina
...