O ECOTURISMO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Por: Lilian Tannure • 27/3/2021 • Artigo • 2.780 Palavras (12 Páginas) • 258 Visualizações
O ECOTURISMO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Autores:
Lilian Tannure Bahiense
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo
liliantannure@gmail.com
Maicon da Fonseca Dolores
Graduando em Arquitetura e Urbanismo
maiconfarq@gmail.com
Paulo Cesar Santos
Graduando em Arquitetura e Urbanismo
pc.paulo.75@gmail.com
Maria Deuceny da Silva Lopes Pinheiro
Pós Doutorada em Ciência da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciência e Educação da Universidade de Coimbra, Professora da faculdade América, da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim e da Faculdade de Ciências Contábeis de Cachoeiro de Itapemirim-ES.
deuceny@yahoo.com.br
Leticia Maria Andrião Rocha
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG, professora da Faculdade América, Cachoeiro de Itapemirim/ES.
arquitetura@faculdadeamerica.com.br
RESUMO
O principal objetivo deste estudo é analisar e avaliar o turismo ecológico como
alternativa viável ao turismo convencional, tem caráter explicativo e exploratório. Como etapas de trabalho, deverão ser investigados por meio da leitura de artigos e pesquisas conseguir informações que venham comprovar de forma cientifica os fatos do tema proposto. Foi analisado e avaliado por meio de artigos já publicados, autores e livros correlacionados ao ecoturismo as informações que visam ser obtidas para este estudo. O tipo de pesquisa adotada foi a de pesquisa bibliográfica, através da consulta de sites, artigos publicados, livros e autores que debatem o tema proposto para pesquisa. Os instrumentos dessa pesquisa foram a internet para pesquisas
necessárias, sites que disponibilizam catálogos de teses e dissertações, como o CAPES, o repositório da unifacig, entre outros sites que possam vir a disponibilizar possíveis fontes de pesquisa e livros disponíveis nas bibliotecas municipais e particulares. O procedimento para a coleta de dados para pesquisa bibliográfica: A proposta de seleção das leituras será crítica e reflexiva. As bibliotecas que poderão ser visitadas serão as bibliotecas da própria faculdade e a biblioteca municipal da cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
Palavras-chave: Ecoturismo, sustentabilidade, ecologia, desenvolvimento sustentável, preservação
O ECOTURISMO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- INTRODUÇÃO
O ecoturismo é voltado para contemplação, atividades de lazer e esportivas, um segmento da atividade turística que utliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca formação de consciência ambientalista.
Segundo o site Info Escola, além disso, o ecoturismo é visto como uma forma de despertar a consciência ecológica dos turistas através da interação e integração com o meio ambiente e a comunidade local, gerando benefícios tanto para o visitante, quanto para a comunidade , quanto para o local visitado.
O ecoturismo, diferente do turismo de massa, visa a obtenção de melhores resultados, sendo a quantidade de turistas podendo ser limitada com o intuito de minimizar os impactos sobre o ecossistema do local visitado, e podemos citar como exemplo a ilha de Fernando de Noronha, que limita uma quantidade de turistas que podem entrar na ilha, enquanto o segmento convencional visa maior obtenção de lucros através da maior quantidade de turistas,
A contribuição da pesquisa sobre o ecoturismo é porque ele é uma alternativa sustentável ao turismo convencional, segundo o site oeco , o ecoturismo é o ramo que mais cresce, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo cresce de 15% a 25% por ano. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT, 2014) 10% dos turistas de todo o mundo buscam o turismo ecológico. Existe a necessidade de evidenciar esse tema já que ele é esquecido pela sociedade e tem o objetivo de proteger as áreas de RPPN (RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL), APP (ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE), reservas ecologias e parques ecológicos com fim de buscar alguma forma de conscientizar a população sobre a necessidade da preservação da diversidade da fauna e da flora brasileira.
O ecoturismo pode ser caracterizado também como sendo um meio para o aumento da compreensão dos valores ambientais. Isto devido à mudança do modo como a natureza é vista pela sociedade. Para se alcançar um equilíbrio entre ser humano e natureza, é preciso verificar a sustentabilidade, a conservação e o fortalecimento da comunidade receptora de atuação do ecoturismo. Esses seriam alguns princípios básicos a se seguir. (CAMPOS. 2005).
2. BREVE HISTORICO
O termo ecoturismo começou a ser empregado no final dos anos 70 e começo dos anos 80, devido às preocupações com o desenvolvimento econômico, com a degradação ao meio ambiente e as questões sociais provocadas pelo turismo de massa. Situado em um contexto de transição, em uma sociedade pós-industrial, as formas de lazer são repensadas em uma oportunidade de encontrar a natureza em um estado não degradado.
Essa modalidade turística surge durante o avanço do movimento ambientalista, o qual evidenciou os impactos negativos da industrialização e do turismo de massa. O ecoturismo está ligado historicamente a sensibilidade ecológica que vem sido evidenciada nos últimos anos em decorrência dos efeitos negativos da exploração dos recursos naturais nos últimos anos.
2.2 ECOTURISMO NO BRASIL
Segundo o site Info Escola, o ecoturismo começou a chamar a atenção do setor turístico brasileiro por volta da década de 80 e, principalmente na década de 90, com a maior visibilidade dada às questões ambientais. Visando aproveitar melhor de todo o potencial territorial brasileiro e regularizar a atividade ecoturística, foi criado em 1987 a “Comissão Técnica Nacional” do projeto “Turismo Ecológico” da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) em parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis). O projeto deu-se iniciado com a implantação de pólos de ecoturismo em todos os estados da Amazônia Legal.
...