O Estudo do Planejamento em Seção
Por: sophiavlb • 8/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FUMEC
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA
Fernanda Novais, Julia Katz,
Julia Oliveira, Leticia Januzi
e Sophia Belisário
História da arquitetura:
Um caso de estudo do Planejamento em Seção
Alejandro Pérez-Duarte Fernandes
Belo Horizonte,
Junho/2016
Objetivo: Registrar, dentro de uma trabalho acadêmico, o conteúdo desenvolvido nos trabalhos TP I e TP II realizados ao longo do curso. No trabalho deverá ser formatado conforme as normas acadêmicas. Necessário uso de citações diretas e indiretas, bibliografia formatada, imagens com titulo e fonte, etc. O trabalho deverá ter dois capítulos na parte do desenvolvimento: 1- Descrição do caso de estudo (TP I) e 2- Analise do caso de estudo (TP II), além de introdução e conclusão. Para mais detalhes, consultar o documentos sobre "Normas de apresentação" na área do SINEF -> Material didático. * O trabalho deverá ser entregue via SINEF, apenas por um aluno representação do grupo. ** Número máximo de 20 paginas
Resumo
Na época do movimento moderno surge um novo modelo arquitetônico chamado planejamento em seção. Este modelo foi pensado como uma estratégia para otimizar os prédios de apartamentos e melhor a convivência de seus moradores. Assim, suas vantagens contemplam a diminuição das circulações coletivas, otimização dos espaços (tanto nas áreas públicas quanto nas privadas), diminuição da transição de ruídos entre apartamentos e diminuição de contato entre moradores, evitando assim, atritos desnecessários. Um exemplo deste modelo arquitetônico é o Prédio de apartamentos, na Calle de las Balsas, do arquiteto Mario Pani. O prédio é localizado na Cidade do México, e será analisado no decorrer deste Trabalho Acadêmico.
Palavras-chaves: Planejamento em seção, Movimento Moderno, habitação coletiva, Mario Pani
Introdução
1-Mario Pani
Mario Pani foi um arquiteto mexicano, nascido na Cidade do México; e um grande estimulador do Funcionalismo Arquitetônico, um modelo que surgiu na Alemanha e nos Países Baixos, desenvolvido por Walter Gropius, fundador da Bauhaus. As principais características deste modelo são: forma retangular, uso para a construção de concreto armado, vidro, tijolo, esquema de cor cinza, com a adição de amarelo e branco, a falta de ornamentos, coberturas, janelas em contínuas faixas horizontais; Casa com as "pernas ", isto é, a libertação dos pisos inferiores das paredes, para uso em funções públicas e flexibilidade no uso dos espaços interiores.
A principal vantagem deste modelo é a velocidade da sua construção.
As obras mais importantes do arquiteto são: Hotel Reforma, de 1936, a Escola Nacional de Maestros, de 1945-1947, o Conservatório Nacional de música, 1946 e o Edifício de apartamentos de la Calle de Balsas, construído entre os anos de 1943 e 1944.
2-Planejamento em seção
O Movimento Moderno na Arquitetura e Urbanismo, surgiu como consequência as novas condições de produção, circulação e consumo, impostos pela Revolução Industrial.
Após Frankfurt sofrer uma forte crise habitacional, durante os anos 20, foi desenvolvido um programa de construção massiva, os chamados Conjuntos Habitacionais, que foram elementos cruciais na evolução do Movimento Moderno europeu.
O alto número de construções de habitações sociais coletivas em toda a Europa, foi causado pela deficiência habitacional recorrente desde o período da I Guerra Mundial. Foi dentro deste contexto que surgiu a estratégia do planejamento em seção, também conhecido como 3-2 system (sistema 3-2), com objetivo de otimizar os espaços no interior das edificações. Este sistema consiste em distribuir dois apartamentos a cada três níveis. As habitações podem ser duplex, ou terem apenas um andar, sendo que em ambos modelos de apartamento a sala possui pé direito e meio.
‘’O planejamento previa corredores intercalados com células de dois níveis, de tal forma que, em seção, havia um corredor apenas a cada três andares de apartamentos −solução posteriormente adotada por Le Corbusier inicialmente nos blocos da Ville Radieuse (1932) e, sobretudo, na conhecida Unité de Marseille’’
(O ‘planejamento em seção’ nos modelos habitacionais coletivos do Movimento Moderno: um caso na Cidade do México, FERNANDEZ. A, 2012)
A primeira forma de aplicação deste sistema, em um estilo mais básico, foram os “condensadores sociais” na União Soviética, os primeiros apartamentos a usarem níveis intercalados em sua construção. O objetivo deste modelo era propiciar a vida em comunidade, rompendo a ideia de moradia individual. Pode-se concluir que o Edificio de Apartamentos de la Calle de Balsas, do arquiteto Mario Pani, se enquadra nos padrões de modelo do sistema 3-2.
COLOCAR IMAGEM
2.1 (COLOCAR TOPICO EM ORDEM CORRETA) Aplicação do Planejamento em Seção no Edificio de Apartamentos de la Calle de Balsas
Mario Pani, para construir o Edifício de Apartamentos de la Calle de Balsas se inspirou no Palace Gate, um edifício de apartamentos, localizado na cidade de Londres, e projetado por Wells Coates.
“La innovación del Palace Gate consistió en la introducción de circulaciones colectivas sólo cada tres niveles, ocupando el resto de los niveles apartamentos de dos pisos.”
...