TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Império romano bastante conhecido por seus polêmicos e grandiosos imperadores

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.751 Palavras (16 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

O império romano bastante conhecido por seus polêmicos e grandiosos imperadores, destacasse também por suas grandiosas, imponentes e inovadoras construções. Diz a lenda que Roma foi fundada por Romulo que foi seu primeiro governante, após assassinar seu próprio irmão tomou para si próprio total poder sobre um vilarejo as margens do rio Tibre, que um dia se tornaria a maior e mais avançada cidade do mundo.

Alguns historiadores fazem relação do grande poder de expansão de Roma a sua capacidade de englobar e melhorar outras culturas estrangeiras. Romulo foi um grande exemplo disso, com um pensamento futurista e visionário ele abriu as portas de Roma a todas as outras civilizações afim de extrair o máximo de conhecimento para expandir e crescer. As engenharias importadas de civilizações vizinhas não só foram utilizadas nas construções do império, como foi melhorada e adaptada as suas necessidades. No ramo da engenharia Roma teve como grande influência os Etruscos, onde compartilharam de suas técnicas construtivas de estradas, canais de distribuição de agua e grandes muralhas. Essas técnicas serviram como base para a criação de uma inovadora engenharia para o padrão da época, assim o império romano pode ter um grande avanço na sua arquitetura e no seu urbanismo deixando para traz outros grandes impérios

Os imperadores eram tratados como deuses, chamados de césares passavam uma imagem de serem onipresentes e estarem sempre ao lado do povo que lhes devia obediência e respeito. O poder concedido a eles era absoluto, apesar da existência de uma republica o césar que estivesse no poder a controlava pelos bastidores. Toda via, esses poderes poderiam custar caro, uma vez que a maioria dos imperadores de Roma perderam seus mandatos assassinados por meio daqueles que conspiravam contra seus interesses ou até mesmo visando o grandioso cargo de imperador

O Império Romano, Oficialmente implantado em 27 a.C, e teve ao longo de sua história sentados em seus tronos, inúmeros personagens. Entre os principais estão:

Augustos que foi oficialmente o primeiro imperador de Roma, ele conseguiu grandes feitos em seu reinado, como expandir as fronteiras da capital, e conseguir resolver os problemas que tomavam conta da política e dos exércitos.

[pic 1] http://acervo.novaescola.org.br/fundamental-2/imperadores-romanos-seus-principais-feitos-679698.shtml

Outro grande personagem foi Nero, no começo teve um bom reinado pois era controlado por seu conselheiro, mas após enlouquecer acabou incendiando Roma e ficou marcado por um reinado de terror e tirania.

[pic 2] http://imperioroma.blogspot.com.br/2010/03/nero.html

Tito Flavio Sabino Vespasiano de origem humilde, se tornou comandante militar e imperador de Roma, logo após o exército nomeá-lo em plena guerra judaico-romana. Entre seus principais feitos estão a ótima administração financeira dos gastos públicos e da construção de uma das obras mais imponentes do império romano, o Coliseu, também chamado de Anfiteatro Flavio.

[pic 3] http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2012/12/imperador-tito-flavio-vespasiano.html

Rômulo que governou nos anos de (475 e 476) foi oficialmente o último imperador de Roma, já antes dele assumir o poder o império romano estava em ruinas, pois avia sido dividido em dois e sofria com constantes invasões dos bárbaros do norte da Europa. Assim não demorou muito para o líder dos povos Germânicos Odoacro o derrubar de seu trono.

[pic 4] http://mundoestranho.abril.com.br/historia/quem-foi-o-ultimo-imperador-romano/

A engenharia de Roma realmente impressiona, o fato de que eles conseguiram chegar a um patamar jamais alcançado por qualquer outra civilização da época, sem nenhum tipo de tecnologia como nos dias atuais é algo que intriga os engenheiros e pesquisadores até hoje. A maioria das construções feita por eles tem dimensões gigantescas e foram utilizadas matérias de difícil manejo para a tecnologia da época, mesmo assim quase que não sofreram nenhum dano considerável pela ação do tempo, há construções com mais de 2000 anos que ainda estão intactas, um bom exemplo disso é o Coliseu que tem aproximadamente 2000 mil anos e só sofreu danos em sua estrutura por causa da ação do homem.

Para o desenvolvimento desses projetos ambiciosos e inovadores os romanos utilizavam técnicas construtivas que nos dão embasamento até hoje para os projetos estruturais utilizados pelos engenheiros e arquitetos atuais. Podemos citar seis das principais técnicas construtivas desenvolvidas pelos romanos são:

 

Arcos

O arco é um antigo conceito de construção. E simplesmente revolucionou a arquitetura da época. Os romanos sabiam o quão eficiente o arco era quando usados em grandes construções, e se beneficiaram dessa técnica permitindo a eles feitos extraordinários até mesmos paras os conceitos de hoje. O arco tem como principal objetivo facilitar a constante busca pela economia de recursos e de materiais, outra grande vantagem de sua utilização é a sua rigidez e segurança, oque é essencial para a construção de obras de grande porte. A construção dos arcos começava-se a partir de uma fôrma de madeira que servia pra a organização as pedras no formato de arco até chegar a última pedra (chave) que era a central, ela sustentava e distribuía o peso para todas as outra ao seu redor como mostra a figura a seguir.

[pic 5]http://www.uel.br/cce/mat/geometrica/php/dg/dg_8t.php

1 chave. É aparte superior onde o arco se deixa ou trava a estrutura, nas abóboras é a parte onde os arcos se cruzam.

2 Aduelas. É um bloco em cunha que componho a parte curva do arco.

3 Extradorsos. É a face exterior e convexa só arco.

4 imposta. É o bloco superior do pilar que separa a parte curva do pé-direito.

5 Intradorso. Face interior e côncava do arco.

6 flecha. É a dimensão que se prolonga desde a linha de arranque até a face interior da chave.

7 luz. É a largura do vão do arco.

8 contraforte. Muro que suporta a impulsão do arco. Caso não exista o muro, ele pode ser substituído por outro arco.

Como exemplo de construção utilizando-se de arco, podemos citar o arco de Constantino. Localizado em Roma, ele fica bem próximo ao coliseu, porém não teve seu brilho ofuscado por ele como as demais edificações do entorno. Esse monumento foi uma homenagem a Constantino após vencer a batalha da ponte Milvia em 312 d.C. ele foi feito do aproveitamento de peças de outros monumentos, e acaba misturando elementos representativos de outros imperadores romanos como Trajano e Adriano. Sua estrutura se beneficia de três grandes vãos que dão origem aos arcos. Ele é um dos três arcos triunfais de Roma, junto com o Arco de Tito e o Arco de Sptìmio Severo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com