O LAYOUT CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Willian Borba • 21/11/2021 • Trabalho acadêmico • 392 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
WILLIAN VICTOR SILVA BORBA CORDEIRO | GRR20202391
ATIVIDADE 2 – PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Questão 1
- Layout antigo:
[pic 1]
- Novo Layout:[pic 2]
Utilizando a norma NR-18 como base para desenvolver esse novo layout da execução de uma obra, podemos destacar alguns pontos de melhorias se comparado ao antigo modelo:
- Impede a ociosidade de equipamentos/mão de obra: Numa construção civil é evidente que cimento, cal, areia e tijolos tem MUITA rotatividade. Realocando a areia, tijolos e a betoneira para o térreo o trabalho ficará muito mais efetivo, já que diminuirá o tempo de deslocamento e facilitará o descarregamento de uma nova leva desses itens. Podemos aproveitar a mesma oportunidade realocando o Corte e Dobra e o Aço para o subsolo. Além disso o aço no térreo está mais propicio a sofrer interferências externar como a oxidação, no subsolo tem mais proteção contra intempéries.
- Também podemos percebemos uma melhor distribuição e organização das atividades e uso do espaço.
Questão 2)
Para fazer um bom projeto de instalações prediais é necessário tomar alguns cuidados, como fazer a compatibilização de todos os projetos de instalações do prédio, também deve-se prever a demanda tanto de água quanto de energia que o prédio irá utilizar. Além disso é importante utilizar materiais confiáveis para fazer as instalações e fazer a previsão de vida útil desses materiais, para que não ocorra nenhum problema mais tarde. Alinhado a isso como projetos de instalações prediais são complexos e podem trazer muito risco ou prejuízo se mal planejado, é totalmente necessário que o projeto seja feito com mão de obra de qualidade e especializada.
A compatibilização de projetos consiste em analisar todos os projetos que fazem parte de uma edificação para antecipar e eliminar possíveis interferências que seriam identificadas durante a execução, como uma viga e tubulação hidráulica se chocando no momento da execução da obra, por exemplo.
Com o BIM, a análise e verificação é feita automaticamente com o auxílio de um software que aponta quais são os problemas e interferências que estão acontecendo no projeto. Sendo assim, as soluções são encaminhadas até mesmo antes de começar a obra, já que é mais simples de resolver quando está no papel para depois levar para outros departamentos onde será discutido orçamento.
...