O Material de Construção
Por: Francielly Fracarolli • 31/3/2016 • Projeto de pesquisa • 393 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
A utilização das rochas como materiais de construção é um fato muito recente, pois deu-se origem somente a partir da necessidade do homem em construir moradias fixas em áreas restritas, onde eram construídos edifícios com recursos naturais que poderiam ser encontrados com maior facilidade. Antes as rochas eram utilizadas apenas como instrumentos e utensílios que auxiliavam na extração de produtos de origem animal ou vegetal.
Atualmente, as rochas são de grande valia para o ser humano. São cada vez mais frequentes seu uso nas construções de diversas finalidades como em calçamentos, pavimentação asfáltica, drenos, estruturas de arrimo, aplicações em fachadas, aterros, rochas ornamentais, peças especiais e esculturas, trata-se de um material com bastante valor artístico, e no Brasil se tornou bastante aculturado. Por menor que seja a construção, a rocha sempre estará presente no nosso dia a dia.
As rochas são agregados sólidos compostos por um ou vários minerais que dão origem ao manto e a crosta terrestre, sendo de suma importância as rochas porque dão origem ao solo, e os minerais como principal fonte de nutrientes para as plantas.
A crosta terrestre é formada essencialmente de rochas, cujos constituintes são na maioria das vezes, os minerais, podendo também, uma rocha constituir-se dos chamados mineralóides, como o vidro vulcânico, o carvão, ou outros compostos de origem vulcânica.
O mineral é um elemento resultante de processos inorgânicos, de composição química definida e encontrada naturalmente na crosta terrestre. Geralmente são sólidos, somente a água e o mercúrio que se apresentam no estado líquido, em condições normais de temperatura e pressão.
As rochas apresentam cor, estrutura e textura, que podem apresentar estruturas maciças ou com cavidades, e a textura de acordo com o tamanho dos cristais ou grãos que constituem as rochas, e são classificadas como:
Magmáticas ou ígneas: magma proveniente da atmosfera ou resultante da fusão de rochas na litosfera.
Sedimentares: Formada a partir da compactação e /ou cimentação de fragmentos produzidos pela ação dos agentes do intemperismo e pedogênese sobre uma rocha preexistente e após serem transportados pela ação dos ventos, das águas que escoam pela superfície, ou pelo gelo, do ponto de origem até o ponto de deposição.
Metamórficas: As rochas metamórficas são assim chamadas porque se originam da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares por processos que alteram a organização dos átomos de seus minerais. Surge, então, uma nova rocha, com outras propriedades e, às vezes, com outros minerais.
...