O Museu da Arte Contemporânea
Por: Raissa Peres • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.336 Palavras (10 Páginas) • 268 Visualizações
ARQUITETOS
Ryue Nishizawa
Kazuyo Sejima
ENGENHEIRO ESTRUTURAL
Guy Nordenson Associates, Simpson Gumperts & Heger Inc.
ANO DE CONSTRUÇÃO
2002 – 2007 (01.12.2007) Inauguração
ALTURA
54 m
LARGURA
21.64m
COMPRIMENTO
34,33m
PISOS
8
ÁREA CONSTRUÍDA
5.450 m2
INTRODUÇÃO
O Novo Museu da Arte Contemporânea (New Museum of Contemporary Art), em Nova Iorque, foi reaberto em um edifício original de cubos retangulares projetados por arquitetos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa , do escritório SANAA (Sejima and Nishizawa and Associates), em Manhattan. O museu, que é a única exposição de Nova Iorque dedicado exclusivamente à arte contemporânea, foi fundado em West Village em 1977 por Marcia Tucker com a missão de promover a nova arte e novas ideias. A inauguração do edifício coincidiu com o 30º aniversário da instituição. Reabriu as suas portas no bairro Bowery, a fim de permanecer um lugar de experimentação contínua, que é a pergunta do que é arte e o que é o papel dos museus no Século XXI.
Como uma sobreposição de caixas de sapatos, o novo museu se junta a um setor da cidade de Nova Iorque que parece florescer novamente. O bairro Bowery foi recentemente um tanto isolado do crescimento e modernização, mas a abertura do novo museu tem concentrado a atenção. Os autores descreveram o edifício como “uma resposta à história e à personalidade forte tanto do Novo Museu como do lugar onde está instalado”, “ficamos um pouco chocados quando visitamos o lugar pela primeira vez, mas também impressionados pelo fato de um museu de arte contemporânea querer estar ali”. O custo de 50 milhões de dólares foi relativamente modesto para o novo prédio - de 60.000m² - que foi acomodado num terreno de 22m de frente por 34m de profundidade. A solução utilizada pelos arquitetos - 7 caixas distintas - proporcionou uma variedade de espaços internos abertos e fluidos, com diferentes alturas em cada andar e diferentes características, porém todos sem colunas. A primeira exposição, intitulada 'Unmonumental', estava formada por obras internacionais distribuídas nos três andares principais de galerias, iniciando com esculturas de 30 artistas diferentes de todo o mundo, em Dezembro de 2007 e aumentando durante cinco meses, com a adição de obras de colagens, som e arte também em espaço virtual na web. Esta exposição permaneceu no museu até Março de 2008.
SITUAÇÃO
O Novo Museu foi reaberto na rua Bowery nº 235, entre Stanton e Rivington, Lower Manhattan, Nova Iorque , Estados Unidos . Descuidado por muito tempo, o bairro Bowery sofreu uma remodelação recente. A equipe do museu decidiu mudar a obra de arte a partir de um espaço temporário em SOHO para o espaço de um antigo estacionamento neste bairro, já que a chegada do museu ajudaria a revitalizar a economia da região. Além disso, o novo museu tem agora duas vezes mais espaço do que antes.
CONCEITO
A arquiteta Sejima refere-se que o seu estudo quer conseguir estabelecer uma relação entre o edifício, o museu, o Bowery e New York City. A ideia é tornar-se tanto um espaço para abrigar a arte de hoje, que também serve como uma incubadora para novas idéias para artistas que são projetadas para o futuro. SANAA projetou o interior para ser chamativo, mas discreto, de modo que a arquitetura não sobrecarregasse, mas sim, completasse a arte. Além disso, os arquitetos optaram por expor as entranhas do edifício para se encaixar com o negócio do trabalho diário no Bowery.
PROJETO
A decisão de design serve, em parte, como uma resposta ao desenvolvimento corrigida da área. O lugar mede 21,64 metros de largura por 34,33 de comprimento e colocação das caixas para o norte, leste, sul e oeste do eixo central do edifício, SANAA pode preencher mais espaço sem estender a estrutura de perímetro. O deslocamento também permite a entrada de luz solar em cada nível. Painéis delicados e ajustáveis evitam que a luz solar danifique as obras ou crie flashes. Estas entradas luz criam uma atmosfera diferente dos outros ambientes monolíticos, escuro e sem ventilação de muitos museus.
DESCRIÇÃO
A construção do Novo Museu é “elegante e urbano”, com 54 metros de altura, de grande simplicidade de formas, procura integrar-se no bairro tentando refletir a natureza comercial da Bowery, de acordo com os arquitetos Sejima e Nishizawa. Ao construir este edifício de sete andares, composto por sete cubos retangulares desconexos, os arquitetos quiseram brincar com a luz do dia, de modo que a estrutura, que parece monolítica do lado de fora, torna o interior dinamico. O edifício se assemelha a uma pilha de sete caixas, umas sobre as outras, equilibradas instavelmente. A decisão de projeto serve como uma resposta ao o desenvolvimento ajustado da área, uma vez que desta forma o prédio projetado por SANAA poderia ocupar mais espaço sem estender a estrutura de perímetro. Arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa , desenharam os sete níveis deste edifício como um arranjo deslocado de caixas, cada uma movida para fora do centro desde o nível do solo. As caixas não se movem para trás em uma base consistente, como a construção Empire State , mas que faz isso mais como uma escultura irregular.
JANELAS
Ele tem janelas do chão ao teto no leste e sul, bem como terraços cobertos que cercam esses dois lados, e que também oferecem vistas panorâmicas sobre a cidade. As janelas do quinto andar emitem um poderoso faixo de luz, especialmente à noite, levando a vista da arquitetura. Mesmo sem essa banda, o olho pode gravitar para este edifício, que se destaca de seus arredores, devido aos edifícios de pequeno e médio porte que o rodeiam.
ESPAÇOS
Os visitantes entram no museu por um hall de entrada ao nível da rua, a 5 metros de altura, totalmente envidraçado. Esta membrana de vidro permite ver a totalidade das funções do Museu, criando um espaço de transição virtual entre a rua e as galerias. O vidro encerra parcialmente uma escada interior do lobby para o nível de porão. Uma tela de serpentina de metal separar a loja do museu do lobby. O museu contém 4 galerias públicas, num total de 1096 m2, um teatro de 182 lugares, uma loja, um café, uma sala de aula e um centro educacional. O edifício também contém um espaço para diferentes eventos no piso superior (186 metros quadrados).
...