O Museu de Arte Sifang
Por: RaquelAvelino • 1/10/2019 • Projeto de pesquisa • 385 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
🕐 Ficha Técnica
Arquitetos: Steven Holl Architects
Localização: Nanjing, China
Arquiteto de Design: Li Hu, Steven
Associado Responsável: Hideki Hirahara
Arquiteto de Projetos: Daijiro Nakayama, Clark Manning
Arquitetos Associados: Instituto de Design de Arquitetura da Universidade de Nanjing
Consultor Estrutural: Guy Nordenson e associados
Área do Projeto: 20000.0
Ano do Projeto: 2011
🕐 Sobre o projeto.
Museu dedicado à exposição, preservação, pesquisa e educação de arte e arquitetura
contemporânea.
Está localizado na entrada da Exposição Internacional de Práticas de Arquitetura
Contemporânea, na paisagem verde da Primavera das Pérolas, perto de Nanjing, na China.
O museu é formado por um “campo” de espaços em perspectiva paralela e paredes pretas do
jardim de concreto em forma de bambu, onde apareceu uma “figura” de luz. As passagens
retas no térreo tornam-se gradualmente o passo sinuoso da figura anterior. A galeria superior,
suspensa no ar, se desdobra em uma sequência de voltas para a direita, culminando na
exposição "na posição" da cidade de Nanjing. O significado dessa área rural se torna urbano,
através desse eixo visual da grande capital da dinastia Ming, Nanjing.
O pátio é pavimentado com tijolos reciclados Old Hutong dos pátios destruídos no centro
de Nanjing. Limitando as cores ao preto e branco, o museu se conecta às pinturas antigas,
mas também fornece um plano de fundo para oferecer as cores e texturas da obra de arte e
que a arquitetura é exibida no interior. O bambu, anteriormente cultivado no local, foi usado
em concreto formado por bambu, com uma mancha preta penetrante. A sustentabilidade e
parte da cultura chinesa no projeto ao fazer uso de refrigeração e aquecimento geotérmicos e
reuso da agua da chuva, e ás escolhas de matérias reutilizados da região
A estrutura do Museu de Arte de Sifang consiste em um sistema de treliças verticais e
horizontais que dão forma a um sistema tubular. De forma geral, para as cargas
gravitacionais, as diagonais estão tensionadas e as verticais sofrem compressão. As
diagonais do piso e cobertura providenciam uma continuidade estrutural resistente ao vento
lateral e a forças oriundas de terremotos.
🕐 A escolha por treliças metálicas se dá devido á abundância do material e de
metalúrgicas no país, além de terem a capacidade de vencer maiores vãos com uma
estrutura mais leve, o que possibilita criar os grandes balanços presentes no projeto.
🕐 O Superdimensionamento da estrutura cria pés direitos mais altos, de seis a dez metros
de altura. Pelo fato de ser um museu, esta característica permite usos mais amplos do
espaço e abrigar as mais diversas obras possíveis.
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