O PROJETO ARQUITETÔNICO DO PROJETO AO CANTEIRO
Por: Junior Colatruglio • 13/3/2022 • Trabalho acadêmico • 2.531 Palavras (11 Páginas) • 105 Visualizações
06/02/2019 – TEMA: PROJETO ARQUITETÔNICO DO PROJETO AO CANTEIRO.
A DISCUSSÃO EM SALA FOI SOBRE A TEMÁTICA PROJETO ARQUITETÔNICO DO PROJETO AO CANTEIRO, PODEMOS CONSTATAR QUE ELE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO, POIS SEM ELE SE TORNA QUASE INVIÁVEL A CONSTRUÇÃO DE UMA EDIFICAÇÃO. FORAM DISCUTIDOS ASPECTOS PRESENTES NA CONCEPÇÃO PERTINENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, COMO, OS SISTEMAS CONSTRUTIVOS E MATERIAIS INFLUENCIAM NO PROJETO E SUA EXECUÇÃO, LEVANDO EM CONTA AS FASES PRESENTES NUMA OBRA E SEUS SEGUIMENTOS, TENDO EM VISTA AS CINCO INTER-RELAÇÕES IMPORTANTES QUE CONTRIBUEM PARA O PROJETO DE ARQUITETURA, PROJETO DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS, PROJETO DE ESTRUTURA E FUNDAÇÕES, PROJETO DE PAISAGISMO, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA OBRA E PROJETO BUILT.
13/02/2019 – TEMA: A CIDADE ATUAL, OPERAÇÕES CONSORCIADAS.
AS OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS ESTÃO DESCRITAS NO ESTATUTO DA CIDADE PELA LEI (N° 10.257/2001), ONDE SE ENCARREGA PELO PLANO DIRETOR, QUE TEM COMO OBJETIVO ESTABELECER NORMAS PERANTE O PODER PÚBLICO EM MELHORIA COM A SEGURANÇA E INTERESSES SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO E EXPANSÃO DO MUNICÍPIO. COM ISSO TODA OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA (OUS), DEVE SER PREVISTA PELO PLANO DIRETOR DE CADA CIDADE E SE TORNA OBRIGATÓRIO PARA OS MUNICÍPIOS COM MAIS DE 20 MIL HABITANTES.
O PLANO DE OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA DEVE CUMPRIR ALGUNS TÓPICOS COMO: DEFINIÇÕES DE ÁREAS A SEREM ATINGIDO, PROGRAMA BÁSICO DE OCUPAÇÃO DA ÁREA, PROGRAMA DE ATENDIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL PARA A POPULAÇÃO QUE SERÁ AFETADA PELA OPERAÇÃO, AS FINALIDADES DA OPERAÇÃO, ESTUDO SOBRE IMPACTO DE VIZINHANÇA, CONTRAPARTIDA A SEREM EXIGIDAS PELA LEGISLAÇÃO PERANTE A POPULAÇÃO, PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTES PARA OS PROPRIETÁRIOS E AS OPERAÇÕES DEVERÃO SER COMPARTILHADAS COM A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO.
20/02/2019 – TEMA: HISTÓRIA DAS CIDADES, REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
O ESTUDO URBANO, FORNECE UMA VISÃO AMPLA DAS CONDICIONANTES EM DETERMINANTES QUE AGEM SOBRE A CIDADE. UMA PERCEPÇÃO LOCAL E MAIS COERENTE QUE ATUAM NA PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DO URBANO, ENTRETANTO TRADUZIR INTERPRETAR A CIDADE A PARTIR DE ANÁLISES PODEM APRESENTAR DIFERENTES GRAUS DEGRADAÇÃO ECOLÓGICA (FÍSICO,QUÍMICO, BIOLÓGICO) FUNCIONAL (ECONÔMICO, PRODUTIVO) AMBIENTAL (CONFORTO E PERCEPTIVO) ESTÉTICAS (QUANDO A CARACTERÍSTICAS QUE EMPOBRECE O URBANO OU DIMINUI A QUALIDADE ARQUITETÔNICA) E DOS ASPECTOS CULTURAIS E DE QUALIDADE DE VIDA (QUANDO SE PERDE VALOR OU LEGADO DO HABITAT).
COMO DISCUTIMOS SOBRE URBANISMO NÃO DÁ PRA FALAR SOBRE SEM CITAR JANE JACOBS, PROCURAVA MEIOS DE TORNAR A CIDADE MAIS HUMANA MENOS MONOFUNCIONALISTA E MENOS DEPENDENTE DAS CONSEQUÊNCIAS CAUSADAS PELO SISTEMA DE TRANSPORTE INDIVIDUAL É FAMOSA POR SUA PROPOSTA DE TORNAR OS BAIRROS MAIS SEGUROS, TORNA A RUA INTERESSANTE PARA OS MORADORES.
LEWIS MUMFORD DESCREVE A REALIDADE DA CIDADE METROPOLITANA DO SÉCULO XX COM UMA GRANDE CRÍTICA PESSIMISTA, UMA CIDADE EM QUE O IMPÉRIO DO AUTOMÓVEL DOMINA A REALIDADE URBANA QUE IMPEDE UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL E EM QUE O CAPITALISMO EM VEZ DE CONSTRUIR EM DESTRÓI E CORRÓI O AUTOR VAI ALÉM DA ANÁLISE E PROPÕE FORMAS DE CONVIVÊNCIA DO ESPAÇO URBANO CONSTRUÍDO E DO CAMPO ABERTO, CAPAZES DE OFERECER UMA CONDIÇÃO AMBIENTAL MELHOR A POPULAÇÃO URBANA.
HENRI ACSELRAD CONCENTRAR SEUS ESTUDOS NA SUSTENTABILIDADE URBANA ABRANGENDO A TOTALIDADE DOS PROBLEMAS QUE ENVOLVE A CIDADE, INCLUSIVE O ASPECTO SOCIAL, SENDO EXCLUSIVAMENTE AS QUESTÕES AMBIENTAIS. CONFLITOS URBANOS SERIA PROVA TANTO DA REPRODUTIBILIDADE DAS PRÁTICAS ESPACIAIS NA CIDADES QUANTO NA DIFICULDADE DE FAZER COM QUE A GENTE TO SONS E NORMAS CONSIGO REPRODUZIR AS RELAÇÕES SOCIAIS URBANOS COMPATÍVEIS COM AS EXIGÊNCIAS DA CIDADE CAPITALISTA.
ROCHAS ROGERS NÃO PROPÕE UM PROJETO DE CIDADE NOVA ELE FAZ UMA SÍNTESE DA SITUAÇÃO ATUAL DAS GRANDES CIDADES EM VÁRIOS CONTINENTES, E MOSTRA CONCLUSÕES RELACIONANDO UMA SÉRIE DE OBSERVAÇÕES, ELEMENTOS E PROPOSTAS QUE DEVERIAM CARACTERIZAR UMA CIDADE COMPACTA, APOIADA NA NECESSIDADE DA AUTOSSUSTENTABILIDADE, A CIDADE JÁ ERA O AMBIENTE CENTRAL DA VIDA CONTEMPORÂNEA, SALTAR RECONHECER A NECESSIDADE DE MANTER-LO E MELHORAR-LO SEM DESTRUIR O PLANETA EM QUE VIVEMOS.
27/02/2019 – TEMA: OS MODELOS DE CIDADES E SUAS UTOPIAS
COMO DISCUTIDO, A CIDADE PROJETADA BRASÍLIA SEMPRE É APRESENTADA COMO SENDO A REALIZAÇÃO PLENA DA UTOPIA CONTIDA NA CARTA DE ATENAS. ISSO VALE ESPECIALMENTE PARA OS ANALISTAS E OBSERVADORES INTERNACIONAIS, MAS ESSA VISÃO NÃO CORRESPONDE AOS FATOS COMO DEMONSTROU A MINUCIOSA PESQUISA DE CARPINTEIRO CONCLUÍDA EM 98. LUCIO COSTA MESCLA OS PRINCÍPIOS DA CARTA DE ATENAS COMO MODELO DA CIDADE JARDIM SINTETIZADOS EM BRASÍLIA NAS VÁRIAS SUPER QUADRAS QUE APESAR DE SEREM COMPOSTAS, VIA DE REGRA, POR 11 A 12 BLOCOS IGUAIS OU PARECIDOS, APRESENTAM ASPECTOS VARIADOS PELA RIQUEZA E DIVERSIDADE VEGETAL HABITUALMENTE INTRODUZIDA EXPLORADO POR BURLE MARX. EM 1990 BRASÍLIA FOI DECLARADA PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, NÃO SIMPLESMENTE POR TER CONCRETIZADO BOA PARTE DOS PRINCÍPIOS DA CARTA DE ATENAS, MAS SIM POR SER A PRIMEIRA E ÚNICA CIDADE MODERNISTA, SEGUIDA EM UM TEMPO RECORDE, APRESENTANDO UMA UNIDADE E COERÊNCIA URBANÍSTICA JAMAIS VISTAS.
13/03/2019 – TEMA: PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS URBANAS.
FOI ABORDADO O ASSUNTO SOBRE PLANEJAMENTO URBANO, ONDE FORNECE UMA VISÃO E UMA POSSÍVEL DEMANDA PARA O CONDICIONAMENTO DE CADA CIDADE, NO CASO NO BRASIL A UMA AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO URBANO. E ATRAVÉS DISSO FORAM LEVANTADOS TÓPICO DE CONCEITO DE ALGUNS ARQUITETOS E URBANISTAS, COMO LEWIS MUMFORD SOBRE A CIDADE METROPOLITANA, CUJO DESCREVEU UMA CRÍTICA SOBRE OS AUTOMÓVEIS PARTICULARES DOMINAREM NAS RUAS, HENRI ACSELRAD SOBRE SUSTENTABILIDADE QUE HOJE SE TORNA UM FATOR DE EXTREMA PREOCUPAÇÃO PARA A POPULAÇÃO, MAS QUE EM MUITOS ASSUNTOS AINDA É IGNORADO, RICHARD ROGERS ONDE FAZ UM LEVANTAMENTO E OBSERVAÇÕES SOBRE AS GRANDES CIDADES EM SEU LIVRO, CUJO APOIA A AUTO SUSTENTABILIDADE E A JORNALISTA JANE JACOBS, QUE DESCREVEU SEU CONCEITO SOBRE BAIRROS E CIDADES MAIS SEGURAS, ONDE O FATOR DE MAIOR VIGILÂNCIA E SEGURANÇA FOSSEM OS OLHOS DAS PESSOAS (MORADORES) VOLTADOS PARA RUA.
20/03/2019 – TEMA: PLANEJAMENTO URBANO SUSTENTÁVEL.
NESSA AULA FOI DISCUTIDO O ASSUNTO SOBRE CIDADES SUSTENTÁVEIS, ONDE ACREDITA-SE QUE UMA CIDADE PLANEJADA É UMA CIDADE SUSTENTÁVEL. AS CIDADES PROJETADAS PROCURAM UMA MANEIRA DE OBTEREM UM PLANEJAMENTO HOLÍSTICO, CONHECIDA COMO CIDADE NEUTRA DE CARBONO, ONDE PROCURA NÃO OMITIR GASES DE EFEITO ESTUFA, NÃO PRODUZIREM LIXO QUE VENHA AGREDIR A NATUREZA, NÃO POLUÍREM O AR OU A ÁGUA E VIVER DE RECURSOS NATURAIS OU DE FORMA QUE NÃO PREJUDIQUE O MEIO AMBIENTE. EM ALGUMAS CIDADES CONSIDERADAS MEGALÓPOLES QUE NÃO FORAM PLANEJADAS E SOBRE COM O EXCESSO DE POPULAÇÃO, PROCURAM DE OUTRAS MANEIRAS A DIMINUIR A POLUIÇÃO, REALIZANDO INTERVENÇÕES URBANAS, USINAS BIODIGESTORES DE ESGOTO, TAPETES DE VEGETAÇÃO EM EDIFÍCIOS VERTICAIS, TELHADOS E COLETORES SOLARES E CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO, AS CIDADES QUE TOMAM ESSE TIPO DE PROVIDENCIA SÃO CONSIDERADAS CIDADES PRÉ-EXISTENTES NEUTRAS EM CARBONOS.
...