O Palace Gate é um dos Grandes Destaques do Arquiteto Wells Coates
Por: Alinemazzeu • 13/6/2016 • Trabalho acadêmico • 667 Palavras (3 Páginas) • 446 Visualizações
RESUMO
O Palace Gate é um dos grandes destaques do arquiteto Wells Coates no movimento moderno da primeira metade do século XX, localize-se em Londres, e foi finalizado no ano de 1939. Neste trabalho, com o intuito de apresentar uma monografia sobre o tema e dar enfoque no planejamento em secção, fizemos diagramas que analisam a fundo a espacialidade, localização, cortes, entre outros, a fim de esclarecer qualquer dúvida sobre o mesmo.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. WELLS COATES 5
2.1 – Principais Obras 5
3. PALACE GATE
1.INTRODUÇÃO
Com o princípio de romper com o tradicionalismo da época, no início do século XX, surge o Movimento Moderno, com novas técnicas e criações artísticas, afetando assim todo e qualquer movimento cultural.
Rejeitando toda a arquitetura anterior ao movimento, principalmente a do século XIX, considerada pelos artistas como ultrapassada, teve como princípio básico a renovação. Em síntese, o movimento queria impor mudança, efemeridade e fragmentação, o que seria de suma importância para a formação da estética modernista.
Nota-se no modernismo, o início de uma arquitetura básica e funcional, rompendo totalmente com a arquitetura anterior vigente. A ausência de ornamentos que para os artistas da época era um elemento típico de estilos históricos, a quebra com o superficial e o supérfluo.
Na nova arquitetura utiliza-se formas simples e geométricas. Surge a ideia de economia, e de edifícios limpos e úteis. Os empregos de novos materiais tomam conta das construções modernas, como o concreto armado, ferro, aço. Grandes e novas construções, distinguindo de tudo que se viam até então, apareceram, e pela primeira vez, residências e construções comerciais passaram a ter um destaque arquitetônico, ao invés de igrejas, catedrais e palácios. Trazendo como principal marco do movimento os gigantescos prédios de escritórios e apartamentos.
Com a noção de que os preceitos da arquitetura moderna seguiam uma linha única e coesa, tornou-se mais fácil a sua divulgação e reprodução pelo mundo.
2. WELLS COATES
Wells Wintemute Coates nasceu no Japão em dezembro de 1895, e faleceu no Canadá em 17 de junho de 1958. Coates estudou engenharia no Canadá e Inglaterra antes de decidir que a arquitetura era a sua paixão.
Apesar de não ter formação formal. Era um homem inovador e inventivo, professor, arquiteto e designer de produto. Seus desenhos, como o Lawn Estrada Flats em Londres, um dos primeiros blocos de apartamentos modernos e mais influentes, e
Embaixada Tribunal em Brighton, foram verdadeiramente transformacionais e ofereceu uma nova solução para os problemas da vida urbana, muitas das quais ainda são relevantes para hoje.
Coates não era apenas uma figura seminal no desenvolvimento da arquitetura modernista. Na Grã-Bretanha, ele era também um incansável defensor da causa modernista. Seus blocos de apartamentos , sua loja e escritório , casas , interiores,
...