O Papel do Biomédico em Promover Saúde Respeitando o Princípio da Integralidade da Assistência
Por: Ruty Medeiros • 4/11/2016 • Bibliografia • 477 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE POTIGUAR
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA – ProAcad
ESCOLA DA SAÚDE
CURSO DE BIOMEDICINA
ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE
HUDSON ALVES DE OLIVEIRA - 201619954
MARIANA SANTOS LAU DA SILVA - 201612648
RUTY THAIS SILVA DE MEDEIROS - 201656727
CALINE GABRIELE FONSECA REBOUÇAS - 201624317
LEILIANE GOMES
TURMA: BIOM2MA
NATAL
2016
O papel do biomédico em promover saúde respeitando o princípio da integralidade da assistência
Biomédico é uma peça chave para estas equipes multiprofissionais, tendo em vista que ele pode colaborar para a melhoria da saúde pública do Brasil, atuando principalmente na prevenção, monitoramento das doenças, bem como na promoção de saúde e na qualidade de vida. Assim, a contribuição funcional do Biomédico pode incluir a educação sanitária, coleta e armazenamento de material biológico de análise laboratorial, bem como a pesquisa de possíveis agente etiológicos mais frequentes na comunidade para a prevenção de doenças, sempre observando os princípios da ética/bioética e os padrões da qualidade. Analisa os problemas da sociedade e propõe soluções que devem considerar o contexto social, econômico, político, cultural, ambiental, biológico e ecológico das pessoas, do local e do momento.
Assim, o Biomédico quando inserido na equipe, deve ter discernimento para garantir o equilíbrio entre o conhecimento e a prática, atuando transdisciplinarmente, propondo estratégias e ações que tenham como objetivo a manutenção da saúde (ZIMMERMANN et al., 2015). Assim, considera-se que a educação em saúde, seja um elo para intervir nos problemas relacionados à saúde da população, pois contribui para o desenvolvimento de novas percepções da qualidade de vida, bem como, da saúde (FLORES; DREHMER, 2003).
É competência do Biomédico, auxiliar na realização de visitas domiciliares, em creches e escolas, oferecendo assessoria e orientação, bem como, formar grupos terapêuticos, que visem a promoção da saúde e a prevenção de doenças, discutindo casos clínicos e desenvolvendoprojetos terapêuticos com a equipe (OLIVEIRA; ROCHA; CUTOLO, 2012; MATTOS; NEVES, 2009).
Cabe a esse grupo, elaborar um plano de ação ou programação de atividades para combater as causas do processo saúde/doença, criando ações educativas e intersetoriais relacionadas aos problemas de saúde identificados, prestando assistência integral no campo na atenção básica.
Atividades que o Biomédico pode realizar na saúde pública
• Exercer várias atividades no âmbito das Secretarias Municipais, Estaduais e Ministério da Saúde.
• Exercer atividades técnicas em Análises Clínicas e Citologia Oncótica dentro dos serviços públicos próprios, porém, para ser responsáveis técnicos precisam de habilitações específicas.
• Desenvolver e implementar projetos do Ministério da Saúde como DST Aids, doenças crônicas (diabetes, hipertensão, renal crônico, etc), tuberculose, atendimento domiciliar (Cuidadores), ou seja, tanto na prevenção quanto na melhoria das condições de vida dos doentes crônicos.
...