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O Projeto do Objeto

Por:   •  10/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.394 Palavras (14 Páginas)  •  525 Visualizações

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UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

ARQUITETURA E URBANISMO

GRUPO 3 : Aharon Cavalcante da Silva - RA: N396JC-0

João Marcos de Souza - RA: N4144E-5

Kálida Sanches da Silva - RA: F0441A-0

Matheus Correia Ocridio - RA: D97680-0

Sarah Sousa Calabrez - RA: N444FD-4

NP1 DE PROJETO DO OBJETO

   

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

2019


LISTA DE IMAGENS

Imagem 1 - Cadeira 1001 Cimo        4

Imagem 2 - Cortador de Grama        5

Imagem 3 - Abaporu, Tarsila do Amaral        6

Imagem 4 - Moldura de Espelho        7

Imagem 5 -  Cadeira Favela, Irmãos Campana        8

Imagem 6 - Pingente Peixe        9

Imagem 7 - Máquina à Vapor        10

Imagem 8 - Comparação de Cafeteiras Monodose (Cápsulas)        12

Imagem 9 - Comparação de Cadeiras de Rodas        13

Imagem 10 - Evolução da Coca-Cola        14

Imagem 11 - Evolução do Leite Condensado Moça        14

Imagem 12 - Walter Gropius        15

Imagem 13 - Fachada da Escola Bauhaus em Dessau, Alemanha        16

Imagem 14 - Pintura Cúpulas Vermelhas e Brancas (1914), Paul Klee        17

Imagem 15 - Amostra da Coleção da Escola Bauhaus        18

Imagem 16 - Amostra de Obras da Escola Bauhaus        19

Imagem 17 - Marianne Brandt, Untitled (Self Portrait, double exposed), ca. 1930-31        20

Imagem 18 - Candeeiro Kandem, 1928        21

Imagem 19 - Coffee and Tea Set, author: Marianne Brandt, 1924 / photo: Lucia Moholy        22

Imagem 20 - Mit allen zehn Fingern, Autor: Marianne Brandt, 1930.        23

Imagem 22 - Marianne Brandt, Tempo-Tempo, Progress, Culture [Tempo-Tempo, Fortschritt, Kultur], 1927        25


SUMÁRIO

1)        CONCEITUE AS FUNÇÕES BÁSICAS DO OBJETO, DÊ DOIS EXEMPLOS DE CADA        4

1.1.        Função Prática        4

1.2.        Função Estética        6

1.3.        Função Simbólica        8

2)        A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FACILITOU COMO AS PRODUÇÕES DOS OBJETOS NOS SÉCULOS XVIII E XIX? EXPLIQUE        10

3)        O QUE VOCÊ ENTENDE POR DESIGN? QUAIS AS ÁREAS DE APLICAÇÃO?        11

4)        O QUE É ANÁLISE SINCRÔNICA? DÊ EXEMPLOS COM IMAGENS E COMENTÁRIO        12

5)        O QUE É ANÁLISE DIACRÔNICA? DÊ EXEMPLOS COM IMAGENS E COMENTÁRIO        13

6)        O QUE FOI A BAUHAUS? EXPLIQUE. DÊ EXEMPLOS.        15

7)        QUAL A IMPORTÂNCIA DA BAUHAUS PARA O ENTENDIMENTO DO PROJETO DO OBJETO E PARA ARQUITETURA?        19

8)        QUEM FOI MARIANNE BRANDT? O QUE FOI PRODUZIDO POR ELA?        20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        26

  1. CONCEITUE AS FUNÇÕES BÁSICAS DO OBJETO, DÊ DOIS EXEMPLOS DE CADA.

  1. Função Prática:

A função prática diz respeito à capacidade do produto em atender a uma necessidade de uso. Vale-se com princípio de configuração prático-funcional. Possui, prioritariamente, design ergonômico, confortável e passível de produção em larga escala.

Imagem 1 - Cadeira 1001 Cimo

[pic 1]

Fonte: www.westwing.com.br

Imagem 2 – Cortador de Grama

[pic 2]

Fonte: www.walmart.com.br

“São funções práticas todas as relações entre um produto e seus usuários que se situam no nível orgânico-corporal, isto é, fisiológicas [necessidades físicas]. A partir daí poderíamos definir: são funções práticas de produtos todos os aspectos fisiológicos e uso. ” (LOBACH, 2000, p. 58)

A cadeira da Imagem 1 tem função prática de sentar. Com ergonomia correta (encosto curvo, formando ângulo reto com o assento, mantendo as costas do usuário ereta, e pés que proporcionam estabilidade e firmeza), é confortável e passível de produção em larga escala. O cortador de grama da Imagem 2 tem função prática de cortar bem o gramado, sua ergonomia deve atender aos padrões antropométricos (guidão ajustável à altura do usuário, espessura do guidão confortável para as mãos do usuário o segurarem por completo e com segurança).

  1. Função Estética:

A função estética diz respeito à capacidade do produto em sensibilizar pelo menos um dos sentidos humanos. Algumas de suas principais bases conceituais são: a aparência estético-formal, a imagem simbólica e as dimensões semióticas (construção de significado) do produto.

 “Afasta o conceito de estética vinculado ao belo e se aproxima da estética como estesia – percepção através dos sentidos, do mundo exterior. (...) Trata-se da experiência do prazer ou mesmo do desprazer, das percepções dos sentidos, da sensualidade e da sensibilidade. ” (OLIVEIRA, 2006, p. 33)

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