O Que é patrimônio histórico?
Por: Amanda Siqueira • 9/4/2018 • Trabalho acadêmico • 509 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
ARQUITETURA E URBANISMO
TÉCNICAS RETROSPECTIVAS
PROFESSORA ANDREA DE OLIVEIRA TOURINHO
4º BARM
“O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO?”
CARLOS LEMOS
Amanda Siqueira – 81513695
Jeovana Cruz – 201402498
Letícia Couto – 201501139
Marianne Eichhorn – 201505986
Tamires Lima – 201400267
SÃO PAULO
2018
“O que é Patrimônio Histórico?”
Ao procurar na internet, encontramos respostas como: “patrimônio histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural”.
Entretanto, tal definição não é válida aos olhos de Carlos Lemos, que procura retratar o “Patrimônio Histórico” desde os primórdios, em sua essência, seguindo a semântica de derivação de “patrimônio” que possui como significados patriarcal ou paternal. Sendo assim, o “Patrimônio” estabelece relação com tudo àquilo que é deixado pelo pai e passado aos filhos.
Priorizando ainda mais o entendimento de todos para com o termo em questão, Lemos descreve Patrimônio como uma herança material ou não, pertencente a algo ou alguém, que possui atribuição de valor histórico ou cultural pela sociedade e local em que está inserido. Por exemplo, as casas bandeiristas que foram derrubadas na Paulista não tinham importância alguma para os seus donos, mas para nós, estudantes de Arquitetura, a história e toda a preservação do local são de extrema importância; ou ainda, a pena que a Princesa Isabel usou para assinar a Lei Áurea; nela foram atribuídos os anos de escravidão e sofrimentos dos negros, bem como sua libertação também.
Os patrimônios são categorizados em três elementos: a natureza (meio ambiente e recursos naturais), o conhecimento (saber fazer, fazer e suas técnicas) e a junção de objetos que contem a história da sociedade em que teve papel protagonista; os artefatos, estes devem ser vistos conforme a utilidade, função ou durabilidade e a relação dos artefatos com períodos ou fatos históricos.
Mas... Porque preservar?
“É dever de patriotismo preservar os recursos materiais e as condições ambientais em sua integridade […] É dever, também, de patriotismo preservar o saber brasileiro fazendo com que os conhecimentos de fora valorizem-no em vez de anularem-no.”(p.26 e 28).
Lemos explicita no trecho acima que a preservação é uma forma de garantir a nossa memória de social, preservando o que possuir valor significativo dentro do âmbito que está inserido, podendo ir desde uma receita de Acarajé até uma festa de conhecimento mundial, como o Carnaval. Cada cultura guardará o que tiver interesse cada qual em seu campo de atuação.
Deste modo, a categorização, conservação e preservação dos Patrimônios, sejam eles históricos, culturais ou ambientais, estão diretamente relacionadas com o valor que lhe é atribuído pela sociedade na qual se situa.
...