O Revestimentos
Por: abletodo • 20/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 5.821 Palavras (24 Páginas) • 251 Visualizações
UNIVERIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
ARQUITETURA E URBANISMO
AMANDA GUIMARÃES
BRUNA ATAÍDE
CAMILLE SOUSA
GABRIEL JOSÉ LIMA
KATHERINE LIMA
REVESTIMENTOS
Manaus, Abril de 2017.
AMANDA LUIZA MONTEIRO GUIMARÃES
BRUNA ATAÍDE
CAMILLE SOUSA
GABRIEL JOSÉ LIMA
KATHERINE LIMA
M
REVESTIMENTOS
Exercício correspondente à primeira nota de Arquitetura de Interiores da Universidade Federal do Amazonas, para o curso de Arquitetura & Urbanismo, orientado pela Prof. Elizângela Araújo.
Manaus, Abril de 2017.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
NORMAS 23
IMAGENS 24
CONCLUSÃO 25
REFERÊNCIAS 26
INTRODUÇÃO
Acabamento de uma obra residencial ou comercial é sempre um item muito importante, pois finalizará o ambiente, e se não for bem feito, deixará marcas na sua aparência. Nos dias de hoje, existem muitos tipos de revestimentos para parede e piso, que mudam totalmente a visão deste ambiente, deixando-o muito mais bonito quando bem utilizado, por isso é de suma importância a escolha adequada para o revestimento de uma parede ou de um piso, como será feito, qual o estilo do mesmo, qual o material escolhido e qual será o processo final deste material. Existem no mercado vários tipos de revestimentos para paredes e pisos, os quais serão citados nesse trabalho. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas imagens.
CONCEITOS
Trata-se de um elemento da estrutura edificada, que possui funções próprias e definidas. Ele constitui o sistema de vedação, recobrindo suas camadas. Além de cobrir, esse conjunto protege e serve de alicerce nos acabamentos finais. Ele pode ou não ser esmaltado, de maneira a ser aplicado em pisos e paredes, que variam dependendo de suas características próprias.
Os revestimentos em sistema de vedação asseguram a impermeabilidade, aumentam a durabilidade e resistência, assim como oferecem proteção térmica e/ou acústica, além de deterem a ação do fogo e garantirem a resistência mecânica desse sistema. Em acabamento final eles garantem a higiene e segurança de utilização, definem o padrão da edificação e o valor econômico que será atribuído a ela, também definem as características e a estabilidade de cor, assim como a vasta variedade de design e paginações possíveis à escolha.
Podem ser classificados quanto ao ambiente (interno ou externo, áreas secas ou molhadas, piso e parede), quanto ao mecanismo de fixação (aderidos, fixados por dispositivos – como, por exemplo, pregos e rebites, ou não aderidos) e quanto ao material (argamassa - com pintura, cerâmico, pedra, madeira, metálico ou sintético).
A seguir abordaremos sobre alguns desses revestimentos e suas determinadas características.
REVESTIMENTOS PARA O PISO
O revestimento de piso é o elemento que tem por finalidade dar o acabamento a estrutura, de maneira a modificar o aspecto visual e dar praticidade. Este torna-se importante pois tem a capacidade de transformar o ambiente e até mesmo marcar a memória afetiva das pessoas que transitarão por eles. Podemos classificar os revestimentos de piso em dois tipos, os externos e internos.
Revestimento de piso interno
É grande a variedade desse tipo de revestimento e a escolha deste deve ser feita mediante a avaliação do estilo de revestimento, o material de que ele é feito e como será o processo final desse material, incluindo a mão de obra especializada. Podemos encontrar no mercado, cerca de 17 tipos de revestimento de piso interno, abordaremos cada um deles.
1. PORCELANATO
É um dos mais conhecidos quando nos referimos a este tipo de revestimento, possui uma variedade de tipos, acabamento, o que permite possibilidades variadas de escolha e o modelo especifico pra cada tipo de ambiente.
1.1 Porcelanato polido
O modelo mais conhecido da linha, uma ótima opção para quem procura por brilho e resistência. Ele possui baixa absorção de água e facilidade de limpar.
1.2 Porcelanato acetinado
É uma opção com menos brilho, pois ele dispõe de acabamento fosco e é mais resistente a arranhões do que o modelo anterior. É bastante indicado para áreas molhadas como banheiro.
1.3 Porcelanato esmaltado
Este modelo é o que mais se aproxima do piso de cerâmica por receber uma camada de esmalte como acabamento. Este modelo tem variedade de texturas, cores e acabamentos.
1.4 Porcelanato amadeirado
Muito utilizado quando a intenção é remeter ao piso de madeira. Além de ser mais barato que utilizar madeira nobre, sua limpeza e manutenção são facilmente solucionados.
2. CERÂMICA;
A opção mais conhecida, com grande variedade de acabamentos, com o custo mais em conta, é uma das mais encontradas nas edificações. De fácil manutenção e limpeza, demanda certa atenção na escolha devido a resistência a abrasão que cada modelo possui.
3. LADRILHO HIDRÁULICO;
Bastante conhecido por suas cores, acabamentos em estilo retrô e resistência. Costuma ser indicado quando a finalidade é alternar com estampas diferenciadas e tonalidades que vão do tradicional ao contemporâneo.
4. PASTILHAS;
Um clássico dentre os revestimentos, conhecido por sua textura, inúmeros acabamentos e aplicação. Apesar de muito utilizado em piscinas, o efeito deste em ambientes internos é surpreendente. Suas pequenas peças valorizam os espaços menores.
5. PISO DE MADEIRA;
O material nobre, usado desde os primórdios em grandes castelos e que já ostentaram o símbolo de riqueza de quem os possuía. É um dos mais belos, de alto custo e de modelos variados.
...