O SOLUÇÕES PARA QUE NÃO OCORRESSE O PROBLEMA
Por: Mafalda Eleutério • 10/1/2022 • Trabalho acadêmico • 1.092 Palavras (5 Páginas) • 130 Visualizações
[pic 1]
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Area Departamental de Engenharia Civil
Urbanismo e Transportes
Semestre de verão 2020/2021
Sistema de Transportes na Freguesia de Carcavelos e Parede
[pic 2]
Diogo Ferreira nº 46367
Mafalda Eleutério nº 48836
Turma: 21D
Docentes: Prof. António Cabral e Prof. Penim Loureiro
INDICE
- Introdução
- Conceitos de transportes
- Conceito Histórico
- Delimitação geográfica de freguesia de Carcavelos e Parede
- Motivos para a deslocação das pessoas à freguesia de Carcavelos e Parede
- Fluxos no espaço em estudo 6.1 internos
6.2 de e para o exterior
7.3 de atravessamento
- Classificação das vias
- Caracterização do sistema de transportes em estudo 8.1 Meios de transporte existentes
7.1.1 Autocarro
7.1.2 Táxi
7.1.3 Comboio
7.1.4 Bicicleta
7.1.5 Individual
7.1.6
- Transporte público e privado
9.1Comparação entre transporte público e privado
- Estacionamento na zona em estudo
- Fatores que influenciam as pessoas aquando da escolha do meio de transporte a utilizar
- Propostas de melhoria do concelho/freguesia
- Conclusão
Bibliografia
1. Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre o sistema de transportes da freguesia de Carcavelos e Parede.
Escolhemos esta freguesia por ser uma zona muito movimentada, gerando um grande fluxo de pessoas, principalmente no verão, o que leva a uma grande procura de transportes, sejam estes públicos ou individuais, e parques de estacionamento.
O nosso objetivo é perceber quais são as suas limitações e o porquê de esta rede de transportes estar desenvolvida de determinada forma de modo a facilitar as deslocações dos indivíduos tanto no interior como para o exterior/interior.
Ao longo do trabalho iremos abordar temas como o modo de funcionamento dos transportes, prós e contras dos mesmos tanto públicos como privados, quais os projetos da câmara para promover a utilização dos transportes públicos e quais os fatores que influenciam as pessoas aquando da escolha do meio de transporte.
2. Conceitos de transportes
Muitas vezes o conceito de acessibilidade é confundido com mobilidade, por isso, é importante começarmos por esclarecer estes dois conceitos.
Mobilidade é a capacidade que um individuo tem de se deslocar em função dos seus interesses, utilizando diferentes meios. Um espaço urbano com boa mobilidade proporciona conforto, segurança e rapidez na ocorrência de serviços. Existem três tipos de mobilidade:
- Mobilidade pessoal é capacidade que um individuo tem de se deslocar de um lugar e dependente de algo.
- Mobilidade sustentável é a capacidade de dar respostas, mais económicas, às necessidades da sociedade em deslocar-se livremente sem afetar a qualidade de vida dos indivíduos e do ambiente, tanto na atualidade como no futuro.
- Mobilidade Urbana é a capacidade de um individuo se deslocar dentro da cidade. Esta exige investimentos em infraestruturas e uma boa gestão de trânsito e segurança.
A acessibilidade é a distância que um individuo tem de percorrer para conseguir usufruir do sistema de transportes e a facilidade deste se adequar às suas necessidades, sejam estas por se tratar de deficientes, grávidas, pessoas com bagagens, etc, considerando sempre o tempo, custo, conforto e modo de transporte.
Existem três tipos de acessibilidade:
Acessibilidade ao meio de transporte é a facilidade de acesso aos transportes de acordo com as condições físicas de cada individuo e características espaciais do meio (ex. distância ao transporte, conforto).
Acessibilidade Potencial é a acessibilidade proporcionada pelas infraestruturas de transporte, seja por áreas servidas por essa rede, distância entre nós, ou tempo, em função das velocidades médias de serviço que lhe sejam atribuídas.
Acessibilidade para todos é a garantia dos direitos de acessibilidade das pessoas com necessidades, sejam eles permanentes ou temporários.
4. Delimitação geográfica
[pic 3]
A freguesia de Carcavelos e Parede faz parte do concelho de Cascais juntamente com mais três freguesias, Alcabideche, São Domingos de Rana e Cascais e Estoril.
Com aproximadamente 8.11 km² e 45 mil habitantes,
12. Propostas de melhoria do concelho/freguesia
Há diversas maneiras de promover o uso de transportes públicos e o concelho de Cascais tem--no feito de formas inovadoras.
A criação do passe Mobicascais deu às pessoas uma outra alternativa, e mais económica, de se poderem deslocar pelo concelho, mais especificamente, pela freguesia de Carcavelos e Parede.
[pic 4]
Como se pode observar pela figura 1, este autocarro passa pelos pontos com mais necessidade de mobilidade, como escolas, estação de comboios, mercados, etc, e com 21 horários desde as 7:40 às 20:10.
...