O Semestre do Curso de Serviço Social
Por: Gutemberg Pinheiro • 16/11/2020 • Monografia • 499 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
Fundação Pitágoras
1º Semestre do Curso de Serviço Social
Professora: Kellem Cristna
Aluna: Talia Moura Pinheiro
Texto I:
O livro vem relatando particularidade no Brasil, onde a Europa central passa por um processo de mudança para se produzir meios de sustentabilidade deixando de lado a agricultura como único meio de produção e partindo em busca da industrialização.
Com isso a burguesia tira os trabalhadores da lavoura onde tudo aparenta ter condições melhores de trabalho mas não é isso que ocorre e se torna o pauperismo e a exploração de trabalho, é um dos dois elementos de formação da “questão social” devido a acumulação do capital e sua reprodução do capital, onde corresponde a força do trabalho.
Ao considerar de modo central uma das principais conclusões extraídas do texto é a de que a flexibilidade e precariedade do trabalho brasileiro são marcas históricas da “questão social”, isso significa dizer que não se pode tributa-las ao atual padrão de acumulação flexível advindo com a crise capitalista contemporânea mostra desigualdade salarial onde os pobres trabalham muito e ganham pouco, algo contraditório mas real. Mas mesmo assim a classe baixa que vivia do campo acaba migrando para a urbanização onde acabam vendo a realidade de ilusão prospera assim agravado a situação social entre 1601 e 1834.
Texto II:
Podemos fazer uma comparação entre questão social e desigualdade social, onde essas questões acabavam propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças políticas.
Com isso podemos ver um pouco sobre a política na Inglaterra e na França onde quais atitudes tomavam enquanto pobres, desocupados, indigentes, como nesses lugares tanto o poder tanto o poder político quanto a sociedade burguesa lidava com esses problemas sociais.
Com a lei dos Pobres podemos ver no texto a superioridade da classe dominante, como eles tratavam a classe baixa com desigualdade onde podemos ver que valores integridades não prevalecem diante do capital.
Com isso algo que era pra ter melhora no mundo comercial
Texto III:
No texto onde fala sobre as cinco notas a propósito da “questão social”, onde vem mostrando a desigualdade entre camada social com efeito do pauperismo absoluto onde a pobreza estava ligada a um quadro geral de escassez.
E os pauperizados não se conformaram com aquelas situação no século XIX onde ocorre um protesto violento leuddista a constituição das trade unions.
Com isso a possível derrota do capital, em condições tais que se suprima a escassez determinara a superação da questão social onde as pessoas ainda irão continuar tendo problemas e ainda não é fim do Serviço Social naquela época da Idade do Ouro, pelo próprio exaurimento do seu Objetivo.
...