O Urbanismo público versus urbanismo privado
Por: marcelopferreira • 12/2/2018 • Relatório de pesquisa • 6.328 Palavras (26 Páginas) • 281 Visualizações
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Faculdade de Tecnologia de Barueri
Marcelo de Paula Ferreira
Urbanismo público versus urbanismo privado
e suas influências na indústria de eventos e turismo:
o caso de Barueri (SP)
Barueri/SP
2017
Marcelo de Paula Ferreira
Urbanismo público versus urbanismo privado
e suas influências na indústria de eventos e turismo:
o caso de Barueri (SP)
Relatório de pesquisa desenvolvido a partir de Horas de Atividade Específica (HAE) e submetido à Faculdade de Tecnologia de Barueri.
Barueri/SP
2017
RESUMO
A atratividade de uma cidade também pode ser medida por meio do grau de interesse das pessoas em conhecerem pontos turísticos e participarem de eventos que se localizam majoritariamente em seus espaços públicos. Um argumento para corroborar essa afirmação é que existe maior probabilidade de um número expressivo de pessoas estarem presentes, se comparado a um lugar em que há restrição de qualquer natureza (evento privado, propriedade particular, preço de entrada, acessibilidade, capacidade de lotação). Isso não é um juízo de valor, mas tão somente uma constatação do potencial de deslumbramento e magnetismo que uma localidade pode exercer e que pode ser explorado por agentes envolvidos com eventos de qualquer natureza. A indústria de eventos e turismo, baseada em aspectos urbanos, pode ser aprimorada de modo a atingir e manter um ciclo virtuoso em que os diversos agentes e usuários sejam beneficiados. Esse debate leva em consideração os espaços urbanos públicos comparando-os aos espaços urbanos privados e, apesar da amplitude do tema, destaca-se nesse estudo o município de Barueri, seu parque empresarial e seus condomínios horizontais, os quais, de certa forma, caracterizam a cidade.
Palavras-chave: Urbanismo. Espaço público. Atratividade. Eventos. Turismo.
ABSTRACT
The attractiveness of a city can also be measured by the degree of interest of people in knowing sights and participating in events that are located mostly in their public spaces. One argument to support this assertion is that there is a greater likelihood that a significant number of people will be present compared to a place where there is a restriction of any kind (private event, private property, entry price, accessibility, stocking capacity). This is not a judgment of value, but only a realization of the potential for wonder and magnetism that a locality can exert and that can be exploited by agents involved with events of any nature. The urban-based event and tourism industry can be enhanced in order to achieve and maintain a virtuous cycle in which the various agents and users benefit. This debate takes into account public urban spaces, comparing them to private urban spaces, and despite the breadth of the theme, the city of Barueri stands out, its business parks and its horizontal condominiums, which, in a way, characterize the city.
Keywords: Urbanism. Public place. Attractiveness. Events. Tourism..
Lista de Quadros
Quadro 1 – Período de atividade de Horas de Atividade Específica (HAE). 13
Quadro 2 – Utopias urbanísticas. 17
Lista de siglas
ISS ou ISSQN Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza.
PIB Produto Interno Bruto.
RMSP Região Metropolitana de São Paulo.
SEL Sistema de espaços livres.
- Sumário
1 Introdução 7
1.1 Problema 9
1.2 Hipótese 10
1.3 Justificativa 11
1.4 Objetivos 13
1.4.1 Objetivos gerais 13
1.4.2 Objetivos específicos 13
1.5 Metodologia 13
2 Organização espacial de aglomerados humanos 14
3 Vocação do meio urbano para a coletividade 16
4 Paisagem urbana como “cenário” para eventos 19
5 Considerações 21
6 Referências 22
6.1 Referências bibliográficas 22
6.2 Bibliografia consultada 23
6.3 Sítios 24
Introdução
Viver na cidade é usufruir do ambiente construído pela ação humana frente ao ambiente natural. Entende-se por ambiente construído[1] a justaposição de diferentes espaços físicos, que se vive no cotidiano, idealizados e feitos pelo homem, e que abrangem desde a moradia, grandes edificações, logradouros e até mesmo os espaços públicos.
O domínio da técnica capacitou o ser humano a atingir elevados padrões de qualidade espacial, não apenas para a sobrevivência, mas sobretudo para garantir a manutenção da satisfação da vivência e convivência social hodiernas.
...