O VOLTÍMETRO DIGITAL
Por: Gabriel David • 1/6/2017 • Projeto de pesquisa • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 821 Visualizações
UNIP - Universidade Paulista
APS - Atividades Prática Supervisionada
VOLTÍMETRO DIGITAL
Nome: Gabriel César David
RA: B704AJ-9 Turma: EE7P18
Nome: Brian Arnold Costa
RA: B8219H-0 Turma: EE7P18
Campus Ribeirão Preto –SP
2016
Voltímetro ICL7107
Descrição geral
Ele foi concebido como um medidor de painel e pode ser utilizado em fontes de alimentação de corrente contínua ou em qualquer outro lugar, é necessário ter uma indicação precisa da tensão presente. O circuito emprega o ADC (conversor analógico para digital) IC CL7107 feita por INTERSIL. Este IC incorpora em um caso de 40 pinos todos os circuitos necessários para converter um sinal analógico para o digital e pode conduzir uma série de quatro displays de LED de sete segmentos diretamente. Os circuitos construídos no IC são um conversor analógico para digital, um comparador, um relógio, um decodificador e um motorista display LED de sete segmentos. O circuito como é aqui descrito pode exibir qualquer tensão de CC na gama de 0-1999 Volts.
Especificações Técnicas – Características
Tensão de alimentação: ............. +/- 5 V (simétrica)
Requisitos de energia: ... .. 200 mA (máximo)
Faixa de medição: .......... +/- 0-1,999 VDC em quatro faixas de
Precisão: ..................... .. 0,1%
Características
- Tamanho pequeno
- Construção fácil
- Baixo custo.
- Ajuste simples.
- Fácil de ler à distância.
- Poucos componentes externos
Como funciona
A fim de compreender o princípio de funcionamento do circuito é necessário explicar como o ADC IC funciona. Este IC tem as seguintes características muito importantes:
- Grande precisão.
- Não é afectado pelo ruído.
- Não há necessidade de um circuito de amostragem e retenção.
- Ele tem um relógio embutido.
- Ele não tem necessidade de componentes externos de alta precisão.
.
[pic 1]
[pic 2]
Lista de peças
R1 = 180k
R2 = 22k
R3 = 12k
R4 = 1M
R5 = 470k
R6 = 560 Ohm
C1 = 100pF
C2 = 100nF
C3 = 47nF
C4 = 10nF
C5 = 220nF
P1 = 20k Trimpot
U1 = ICL 7107
LD1,2,3,4 = Display 7 seg anode comum
Um conversor analógico para digital, ADC (de agora em diante) é mais conhecido como um conversor de inclinação dupla ou conversor de integração. Este tipo de conversor é geralmente preferido em relação a outros tipos, uma vez que oferece precisão, simplicidade de concepção e uma indiferença em relação ao ruído que faz com que seja muito fiável. O funcionamento do circuito é mais bem compreendida se for descrita em duas etapas. Durante a primeira fase e durante um determinado período da tensão de entrada é integrado, e na saída do integrador no final deste período, existe uma voltagem que é diretamente proporcional à tensão de entrada.
No final do período de pré-ajuste do integrador é alimentado com uma tensão de referência interna e a saída do circuito é gradualmente reduzida até que atinja o nível da tensão de referência zero. Esta segunda fase é conhecido como o período de inclinação negativa e a sua duração depende da saída do integrador no primeiro período. À medida que a duração da primeira operação é fixo e o comprimento da segunda é variável, é possível comparar os dois e deste modo a tensão de entrada é, de facto, em comparação com a tensão de referência interna e o resultado é codificada e é enviado para o mostrador .
...