O clássico e transições históricas
Por: anamariasa • 14/11/2015 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 672 Visualizações
O CLÁSSICO E SUAS TRANSAÇÕES HISTÓRICAS
(Paula de Vincenzo Fidelis Belfort Mattos)
Neste capítulo é relatada a história da Arquitetura partindo das características dos aspectos clássicos onde fala dos elementos decorativos e partidos estruturais que se derivaram das ordens Greco-romano onde buscam alcançar a harmonia na idealização de uma boa Arquitetura.
Há na história diversas construções clássicas com elementos de combinação da arquitetura Greco-romana que voltaram no período do Renascimento, neoclassicismo e no mundo moderno também, estão variando em medidas, padrões e materiais construtivos, mas que se mantém com o desenho que identifica o período da antiguidade grega.
Enfoca aspectos das ordens Grega, Romana, e os períodos desde o Renascimento ao Contemporâneo. Na ordem Grega existiam três tipos de ordens diferentes de conjuntos arquitetônicos: a Dórica, Jônica e Coríntia, denominando este como ordem clássica, diferenciando-se através das especificações e aplicações, se identificando pela estrutura da coluna, pelo desenho do capitel, o conjunto do entablamento e seu frontão. A escolha dessas ordens estava ligada a função de cada edifício.
A ordem Romana também tem características clássicas e sua base vem da arquitetura grega. Com o avanço da tecnologia e uso do cimento foi possível realizar grandes obras de engenharia, como aquedutos e estradas pavimentadas, conseguindo assim um desenvolvimento arquitetônico mais elaborado.
O Renascimento se apropria das inovações romanas para recriar novos modelos baseados na ideia da monumentalidade. Não tinham acesso à arquitetura grega. Faziam das colunas, elementos decorativos nas fachadas, não tendo apenas a função de sustentação. O período Neoclássico difere do Renascimento por utilizar-se das cópias gerando uma homogeneidade visual das construções europeias.
O período Moderno resulta em composições harmônicas por estabelecer proporções, ritmos e modulações (representando a reprodução em série dos elementos e construções). A arquitetura romana acaba com a racionalidade da moderna, utilizando os ornamentos extraídos da greco-romana.
Nesse texto é possível observar que houve uma releitura clássica e todas as adaptações que aconteceram no mundo romano no período renascentista, neoclassicismo, ecletismo e modernidade. Apontam-se os diversos monumentos da história, onde os conceitos foram resgatados com o propósito de definir uma arquitetura de qualidade estética e formal.
...