O movimento eclético na cidade de manaus
Por: caro ene • 29/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 388 Palavras (2 Páginas) • 1.283 Visualizações
O movimento eclético na cidade de Manaus
O movimento eclético surgiu no século XIX e se tornou dominante em toda a Europa, à medida que as indústrias e máquinas eram aperfeiçoadas novas possibilidades nos setores construtivos cresciam, não somente este setor crescia, mas também o artístico e cultural que se demostravam presentes.
O ecletismo reflete diferentes transformações tanto culturais como sociais tendo como sua característica principal a mistura de diversos elementos arquitetônicos e artísticos compondo assim uma obra mesclada. Muito se fala que o ecletismo está inserido literalmente no conceito de revivalismo, porém uma vez que se fala de ecletismo imediatamente deve-se associar ao historicismo, é necessário também citar a questão estética do ecletismo que se encontra voltada para a Teoria do Associacionismo, o associacionismo se torna fundamental na característica do ecletismo pois ‘’a beleza da arquitetura dependia sobretudo de sua capacidade de sugerir associações mentais’’[¹] ‘’falando ao espírito, comovendo a alma’’[²].
Todas as grandes capitais Brasileiras da época aderiram ao movimento eclético, destacando-se a cidade de Manaus com a construção do Teatro Amazonas. Em uma cidade como Manaus a influência do ecletismo foi imediatamente adotada, uma vez que a mesma sofria de contrastes entre elementos indígenas e europeus deslocados por toda cidade, ou seja, havia a necessidade de embelezamento. A grande burguesia da Belle Époque procurava adquirir medidas arquitetônicas que ostentassem a cidade, se havia exuberância nas cidades da Europa por que não poderia haver em Manaus? Dessa forma foi introduzido o ecletismo na cidade de Manaus com as fortes influências dos centros urbanos e demais cidades do mundo ocidental.
Ainda que o ecletismo tenha chegado à cidade de Manaus com diversas misturas de elementos arquitetônicos o mesmo obteve êxito em se diferir por desenvolver suas próprias características com a cidade em si. ''Embora o ecletismo em Manaus tenha adotado o padrão de um gosto internacional e tenha sido introduzido, mais ou menos, sob as mesmas condições de outras cidades, distingue-se por revelar algumas características próprias do contexto local''.[³]
[1] COLIN, Silvio. Artigo ‘’Arquitetura pós-moderna e a questão do significado’’. Publicado em 03/07/2010 no blog Coisas da Arquitetura.
[2] (MÉZIERES, Camus de. ‘’Genie de l’Architecture’’. Apud PATTETA, Luciano, 1975. P. 9).
[3] MESQUITA, Otoni. ''Manaus - História e Arquitetura – 1852 – 1910’’. (1999, p.321). Editora Valer.
Anexos, sugestão dos locais que contém arquitetura eclética.
...