O objetivo deste manual é fornecer as informações necessárias para que o aluno
Por: laissousa1 • 24/10/2015 • Relatório de pesquisa • 1.677 Palavras (7 Páginas) • 396 Visualizações
1. OBJETIVO
O objetivo deste manual é fornecer as informações necessárias para que o aluno aprenda a elaborar um relatório técnico-científico seguindo as normas e os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
2. INTRODUÇÃO
Um relatório técnico-científico é um documento utilizado para relatar certo fenômeno, apresentar resultados qualitativos e/ou quantitativos de uma prática, visita técnica, método, processo ou análise realizada. O relatório técnico-científico é o instrumento formal de registro e de difusão das informações obtidas mostrando os procedimentos e os resultados obtidos de uma investigação científica e este deve mostrar ao leitor com exatidão o desenrolar da pesquisa realizada. Um relatório deve seguir as normas técnicas e uma sequência contextual padronizada. Estas normas técnicas são elaboradas pela ABNT e devem ser respeitadas na confecção do relatório.
Um relatório pode ser dividido em três partes principais, descritas a seguir. A primeira parte contém os chamados elementos Pré-Textuais e é composta da folha de rosto, sumário, resumo, lista de tabelas e gráficos (se contiver). A segunda parte contém os chamados elementos Textuais e é composta dos objetivos, introdução teórica, metodologia ou procedimento experimental utilizado, apresentação dos resultados e por fim da conclusão. A terceira parte contém os chamados elementos Pós-Textuais e é composta da bibliografia ou referências bibliográficas e dos anexos (tabelas, gráficos dentre outros).
3. ESTRUTURA DO RELATÓRIO. DISPOSIÇÃO DA SEQUÊNCIA
A seguir são dadas algumas orientações a respeito dos elementos contextuais de um relatório. Para informações mais detalhadas a respeito destes elementos deve-se consultar a Norma NBR10719 da ABNT que trata da informação e documentação de um relatório técnico e/ou científico.
3.1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
A seguir é mostrada a sequência dos elementos pré-textuais com uma breve descrição dos mesmos.
3.1.1 MODELO DA FOLHA DE ROSTO
A folha de rosto é a principal fonte de identificação do relatório, devendo conter as seguintes informações: nome do autor; título e subtítulo (se houver), natureza do trabalho acadêmico, área de concentração, nome completo do orientador e no fim o local e a data da conclusão do trabalho. A seguir é mostrado um modelo de folha de rosto para um relatório.
[pic 1]
[pic 2]
UNIFACS – UNIVERSIDA|DE SALVADOR
ENGENHARIA DE...................................
AUTOR (ES)
TÍTULO
Relatório apresentado como parte da avaliação da Disciplina...........................do.......semestre, do Curso de Engenharia............................................................. da UNIJORGE sob orientação do Prof. ..............................................
CIDADE
ANO
3.1.2. RESUMO
O resumo consiste em uma síntese do que foi abordado no relatório e deve ser apresentado como um texto reduzido onde devem ser destacados os aspectos de maior interesse e importância. No resumo deve constar o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada e os principais resultados obtidos.
3.1.3. SUMÁRIO
No sumário deve constar o esquema das principais divisões do relatório e as respectivas páginas. Os títulos principais devem vir em letras maiúsculas e em negrito e os sub-títulos devem vir em letras maiúsculas sem negrito.
A seguir é mostrado um modelo de sumário para relatórios.
[pic 3]
SUMÁRIO
1. OBJETIVO.......................................................................................................2
1.1. OBJETIVO GERAL.......................................................................................2
1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.........................................................................2
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA...............................................................................3
3. MATERIAL UTILIZADO..................................................................................4
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL..............................................................4
5. ANÁLISE DOS DADOS EXPERIMENTAIS....................................................5
5.1 DAS FÓRMULAS UTILIZADAS PARA TRATAR OS DADOS EXPERIMENTAIS................................................................................................6
5.2 DOS CÁLCULOS REALIZADOS...................................................................7
5.2 DA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS.................................................8
5.3 DA DISCUSSÃO DOS RESULTADOS..........................................................9
6. CONCLUSÃO..................................................................................................9
7. REFERÊNCIAS............................ ..................................................................9
ANEXOS............................................................................................................10
3.2. ELEMENTOS TEXTUAIS
A seguir é mostrada a sequência dos elementos textuais com uma breve descrição dos mesmos.
3.2.1 OBJETIVOS
Um relatório deve conter necessariamente o objetivo geral e os objetivos específicos, separadamente. O objetivo geral deve mostrar de maneira sucinta e resumida a finalidade daquela atividade de pesquisa a ser realizada. Os objetivos específicos são tarefas secundárias que foram realizadas até se chegar ao objetivo geral da atividade proposta.
3.2.2 INTRODUÇÃO TEÓRICA
Na introdução teórica deve-se apresentar uma breve descrição sobre o tema que será objeto de estudo da atividade a ser realizada. A introdução deve referir somente aos assuntos que tenham relação direta e específica com a atividade proposta. Podem-se utilizar figuras, imagens, gráficos, fórmulas para compor melhor esta introdução. Este procedimento facilita a leitura e compreensão do leitor do relatório.
...