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MANUAL DO ALUNO PROJETO INTEGRADOR - VENCE / PRONATC

Artigos Científicos: MANUAL DO ALUNO PROJETO INTEGRADOR - VENCE / PRONATC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  5.389 Palavras (22 Páginas)  •  1.171 Visualizações

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MANUAL DO ALUNO

PROJETO INTEGRADOR – VENCE / PRONATC

Objetivo

O projeto em questão é essencial para a formação acadêmica do futuro Técnico, pois proporcionará uma visão clara dos conhecimentos necessários para sua implantação.

O presente projeto contempla os seguintes objetivos:

• Levar o aluno a pesquisar sobre os seguintes tópicos para desenvolvimento deste projeto, mas ao mesmo tempo propor as mudanças necessárias para um projeto industrial de maior porte: Baterias, Motor DC e Transmissão por Correia e Polia.

• Integrar as disciplinas do módulo “Mecatrônica”, através de um estudo de caso real;

• Elaborar uma proposta com plano de trabalho e cronograma, necessário para o desenvolvimento do projeto;

• Propiciar ao aluno a possibilidade de planejar ações de trabalho em grupo, englobando todas as ferramentas do módulo;

Concepção do Projeto

Procurando ajustar a realidade do aluno, o projeto integrador do presente módulo poderá ser realizado em grupo de quatro alunos, de três maneiras:

• Projeto teórico de uma mesa de coordenadas (vide modelo anexo 3);

• Projeto e construção de um robô para participação do torneio de futebol robótico;

• Projeto e construção de uma mesa de coordenadas.

A primeira opção traz como proposta central a confecção de um projeto teórico de uma mesa de coordenadas com dois eixos XZ, capaz de transportar um cubo do ponto A e levá-lo ao ponto B, encaixando-o perfeitamente em uma caixa conforme diagrama do anexo 1.

O grupo será avaliado pela plenitude e complexidade do trabalho elaborado.

Na segunda opção os alunos, além do trabalho teórico, deverão construir um dispositivo mecatrônico, dentro das medidas e peso especificados no anexo 2, o qual deverá ser capaz participar da competição de futebol para robôs (vide regras anexo 4).

Na terceira opção os alunos, além de confeccionar o projeto teórico, deverão construir uma mesa de coordenadas com dois eixos XZ, capaz de transportar um cubo do ponto A e levá-lo ao ponto B, encaixando-o perfeitamente em uma caixa conforme diagrama do anexo 1

Etapas do Desenvolvimento

3ª Semana

1. Entrega de Formulário com nome e R.A. dos integrantes bem como a escolha do tipo de Projeto a ser realizado (projeto teórico, futebol de robôs ou mesa de coordenadas);

6ª Semana

2. Pesquisar na Bibliografia, Baterias, Motores DC e Sistemas de Transmissão por Correia e Polia.

9ª Semana

3. Determinar quais Motores DC comerciais e quais os tipos de polias e correias comerciais, que serão utilizadas no projeto.

12ª Semana

4. Entregar TCM versão 02 com as correções solicitadas, e a versão 03 com as correções já efetivadas da capa até o final do cap. 3.

5. Motores ligados com as chaves em ponte h.

6. Perfis cortados prontos para serem montados.

17ª Semana

7. Mesa montada com motores fixados.

8. Inicio dos testes com a garra.

9. Entrega da versão 03 com as correções dos professores e a versão 04 do tcm com:

10. Capítulo 4 resultados - contendo os resultados dos testes realizados

11. Capítulo 5 conclusões – contendo as conclusões e aprendizados que o grupo obteve com este projeto.

19º Semana

12. Apresentação da 2º banca de projetos (final) apresentar pesquisa, projeto e desenvolvimento através de um power point.

Observação: não deverão trazer nada para abrir em outro software a não ser no power point instalado no computador da escola.

13. Apresentação prática: demonstração de funcionabilidade da mesa na competição.

CÁLCULO DA MÉDIA FINAL DE PROJETO INTEGRADOR

N1 – Cumprimento do cronograma

N2 - Desenvolvimento

N3 – Versão final do tcm

N4 – Apresentação prática (demonstração de funcionabilidade na competição)

N5 – Apresentação de slides

Nota final = (n1+n2+n3+n4+n5) / 5

N1 – CUMPRIMENTO DO CRONOGRAMA

CRONOGRAMA

3º Semana 0 A 10

6º Semana 0 A 10

9º Semana 0 A 10

12º Semana 0 A 10

17º Semana 0 A 10

19º Semana 0 A 10

MÉDIA = NOTA N1

N2 - DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO

TCM VERSÃO 01 0 A 10

TCM VERSÃO 02 0 A 10

APRESENTAÇÃO BANCA 01 0 A 10

TCM VERSÃO 03 0 A 10

MÉDIA = NOTA N2

Interdisciplinaride do projeto

Haverá a necessidade da integração de todas as disciplinas do módulo, levando o aluno a perceber a real importância de cada tópico aprendido.

Bibliografia Recomendada

• HIMONAS, Alex; HOWARD, Alan. Cálculo – conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

• MELCONIAN, Sarkis. Elementos de Máquinas; São Paulo:. Érica, 7ª ed, 2005.

• GUSSOW, M. Eletricidade Básica. 2ª Ed. São Paulo: Mc Graw-Hill, 1997.

Coordenação do curso de Mecatrônica Industrial.

Guarulhos, 01 de maio de 2014.

ANEXO 1

Informações - Mesa de Coordenadas

Campo

Estrutura da mesa

Eletrocalha perfurada tipo “U” galvanizada, cujas medidas são livres, desde que não ultrapasse as medidas da mesa de coordenadas.

As dimensões máximas da estrutura deve ser de 500 x 500 x 300 mm, incluindo eixos e fixação de motores

Mancais e Sistema de Transmissão

Os mancais deverão ser de guias deslizantes (contato), e o sistema de transmissão deve ser com Correia e Polia

OBS.: Não sendo autorizados a utilização de outros tipos de mancais e sistemas de transmissão.

Motores e Circuito Elétrico

Material

ANEXO 2

Informações – FUTEBOL PARA ROBÔS

Objetivo

Projetar e um robô (carro), controlado por chave bipolar H-H, tracionado por motor DC, alimentado por bateria, para competição de Futebol de Robôs.

Especificações do Campo

O campo dos jogos de futebol será semelhante ao definido pela Federation of International Robot-soccer Association (FIRA) para as competições da categoria Middle League, constituindo-se de um tablado de madeira pintado com tinta de cor preta não refletiva, com dimensões internas aproximadas de 2,20 m X 1,80 m, com paredes laterais de 5 cm de altura. Triângulos isósceles

de madeira com 7 cm X 7 cm são fixados em cada um dos quarto cantos do campo, para evitar que a bola fique presa. A superfície do campo de jogo é de textura semelhante à de uma mesa de pingue-pongue. A figura 2 mostra um desenho com as dimensões do campo.

CAMPO

ESTRUTURA

Fonte ATX 500W (usada) ou qualquer outra carcaça, desde que não ultrapasse as medidas pré estabelecidas.

As dimensões máximas da estrutura deve ser de 350 x 350 mm.

Motores e Circuito Elétrico

Deverá ter 02 motores (um para cada eixo), que deverão ser de Corrente Contínua (DC), com caixa de redução a ser definido no projeto, comandados por um circuito de Ponte H com chaves.

Material

ANEXO 2

MODELO DE PASTA DO PROJETO INTEGRADOR

TÍTULO

Benedito da Souza

Nome do Autor 2

Nome do Autor 3

Nome do Autor 4

Nome do Autor 5

Projeto Integrador do curso de Tecnólogo de Mecatrônica Industrial, Módulo Mecatrônica

Eng. M.C. Marcus Valério

Professor Orientador

Guarulhos

2013

FACULDADE ENIAC

TÍTULO

_____________________________________

Nome do Autor 1

_____________________________________

Nome do Autor 2

_____________________________________

Nome do Autor 3

_____________________________________

Nome do Autor 4

_____________________________________

Nome do Autor 5

_____________________

Prof. SERGIO FERNANDES ou Prof. RENATO LOBO

Orientador Acadêmico

Guarulhos

Junho 2013

RESUMO

O resumo deve ser conciso e direto, tipicamente valendo-se de 200 a 500 palavras, contidas em um único parágrafo. Deve explicitar claramente os objetivos do trabalho, como foi seu desenvolvimento, os resultados obtidos e suas conclusões. Deve-se seguir a formatação aqui apresentada, com o mesmo tipo de letra “Times New Roman”, tamanho da letra “12”, sem espaço no início do parágrafo, com espaço entre linhas de “1,5 linha”, e “12pt” de espaçamento antes no texto. Na última linha da página deve constar as palavras chaves do trabalho, estas palavras devem conter em sua essência as tecnologias e ou as ferramentas de engenharia utilizadas neste trabalho. Por exemplo, veja a última linha desta página.

Palavras Chaves: 6 Sigma, Lean Manufacturing, Motor de Passo, Pneumática, CLP.

SUMÁRIO

Pág.

LISTA DE FIGURAS 5

LISTA DE TABELAS 6

LISTA DE SÍMBOLOS 7

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS 8

CAPÍTULO 1 9

INTRODUÇÃO 9

CAPÍTULO 2 11

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 11

CAPÍTULO 3 14

DESENVOLVIMENTO 14

CAPÍTULO 4 17

RESULTADOS 17

CAPÍTULO 5 18

CONCLUSÕES 18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

APÊNDICE 20

LISTA DE FIGURAS

Figura 1.1 - Configuração de página em papel A4 9

Figura 1.2 - Formatação do corpo de texto 10

Figura 2.1 - Formatação de estilos - Titulos 1 11

Figura 2.2 - Formatação de estilo - Título 2 12

Figura 2.3- Formatação de estilo - Título 3 12

Figura 2.4 - Formatação de estilo - Título 4 13

Figura 2.5 - Formatação de estilo - Título 5 13

Figura 3.1 - (a) Capa, (b) Folha de rosto da apresentação do TCC 15

LISTA DE TABELAS

LISTA DE SÍMBOLOS

 - Conjunto dos números reais

 - Número PI

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

NC - nível de cinza do pixel

NDO - A ser determinado

CAPÍTULO 1

INTRODUÇÃO

A introdução é a primeira parte do trabalho e constitui-se do primeiro Capítulo. Deverá expor clara e inequivocamente a natureza do trabalho, sua relação com trabalhos anteriores e estabelecer, com igual clareza, seu objetivo e a motivação para escolha do tema.

Cumpre reforçar que quando discorre sobre o objetivo de seu trabalho, o autor faz seu primeiro contato com o leitor. Todo o restante do trabalho deve estar relacionado com o mesmo.

Todo o suporte para familiarizar os leitores com a teoria, a experiência e os métodos realizados para analisar os resultados deve ser incluído. As referências utilizadas devem ser citadas para que o leitor que deseje se aprofundar no assunto tenha condição de consultá-las.

É um resumo expandido e deve conter no máximo 3 páginas.

O modelo explicativo aproveita este Capítulo para mostrar a configuração de página que deve ser utilizada e a formatação do corpo de texto, respectivamente mostradas nas Figura 1.1 e Figura 1.2.

Figura 1.1 - Configuração de página em papel A4

Figura 1.2 - Formatação do corpo de texto

A formatação das margens deverá obedecer às seguintes medidas:

• Margem esquerda e superior: 3 cm

• Margem direita e inferior: 2 cm

A formatação é a seguinte:

• O corpo do texto deverá ser justificado.

• A digitação deve ser feita com fontes do tipo Times New Roman ou Arial (tamanho 12).

Todas as folhas deverão ser contadas consecutivamente a partir da folha de rosto. Porém, somente a partir da parte textual (Introdução) serão colocados os números correspondentes, em algarismos arábicos.

O número da folha deve vir no canto superior direito, a 2 cm da borda superior e direita da folha.

Apêndice e Anexo têm suas folhas numeradas dando seqüência à paginação da parte textual.

CAPÍTULO 2

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Esta parte do corpo do trabalho é composta pela revisão da literatura, pela apresentação e a justificativa para escolha da metodologia a ser utilizada e, pelos fundamentos teóricos que sustentam o trabalho. Pode ser composta por uma ou mais seções.

Com relação as citações, elas podem ser basicamente de duas formas: no inicio do texto ou no meio do texto: segundo Garcia (2008), neste caso estou utilizando meu último nome e o ano de uma suposta obra que eu tenha produzido. Outra forma é citar no final do texto. (Garcia/2008)

O modelo explicativo aproveita este capítulo para mostrar a formatação dos títulos que fazem parte do índice. A formatação será mostrada através de figura.

Os estilos utilizados no início desta seção são: TÍTULO 1 (TÍTULO NÍVEL 3) e TÍTULO 2 (TÍTULO NÍVEL 2) mostrados respectivamente nas Figuras 2.1 e 2.1. Esses formatos sofrem atualização automática e fazem parte do Índice Analítico.

Figura 2.1 - Formatação de estilos - Titulos 1

Figura 2.2 - Formatação de estilo - Título 2

2.1 TÍTULO 3 - TÍTULO NÍVEL 3

O formato sofre atualização automática e faz parte do Índice Analítico. Detalhes da formatação são mostrados na Figura 2.3.

Figura 2.3- Formatação de estilo - Título 3

2.1.1 Título 4 - Título Nível 4

O formato sofre atualização automática e faz parte do Índice Analítico. Detalhes da formatação são mostrados na Figura 2.4.

Figura 2.4 - Formatação de estilo - Título 4

2.1.1.1 Título 5 - Título Nível 5

O formato sofre atualização automática e faz parte do Índice Analítico. Detalhes da formatação são mostrados na Figura 2.5.

Figura 2.5 - Formatação de estilo - Título 5

CAPÍTULO 3

DESENVOLVIMENTO

Esta parte deve ser composta por uma ou mais seções. Deve necessariamente conter uma descrição completa da situação-problema e/ou da experiência proposta. Devem ser apresentados os procedimentos, diagramas e ferramentas utilizadas. Esta seção deve também conter uma explicação completa do que será realizado, sendo recomendável a utilização de um diagrama explicativo.

Este modelo explicativo aproveita esse capítulo para mostrar as normas para apresentação de figuras, tabelas, equações, listas numeradas e citações.

Uma figura é um elemento demonstrativo de síntese que explica ou complementa visualmente o texto. Qualquer que seja seu tipo (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos e outros) deve apresentar sua identificação na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, do respectivo título. As legendas das ilustrações, breves e claras, devem ser inseridas com absoluta proximidade ao trecho a que se referem. Como exemplo, a capa e a folha de rosto da apresentação do Projeto Integrador são mostradas respectivamente nas Fig. 3.1(a) e Fig.3.1 (b).

Recomenda-se indicar a fonte da ilustração, na legenda, quando for copiada ou adaptada de alguma outra obra.

Figura 3.1 - (a) Capa, (b) Folha de rosto da apresentação do TCC

As tabelas são elementos demonstrativos de síntese que apresentam informações tratadas quantitativamente/estatisticamente. Elas deverão ter numeração seqüencial em algarismos arábicos precedidos da palavra “Tabela”. Os títulos das tabelas deverão ser inseridos na parte superior das mesmas, após hífen que separa o título da respectiva identificação tabular, com letra em tamanho menor do que a utilizada no texto. Não se colocará ponto final nos títulos de tabelas. Tabelas permeadas com o texto devem ser sediadas na altura em que são citadas. Nas tabelas utilizam-se linhas horizontais e verticais para separar o título das colunas no cabeçalho e fechá-las na parte inferior, evitando-se fios verticais para separar colunas e horizontais para separar linhas. Se uma tabela não couber em uma única folha, a parte inferior não será fechada. O título e o cabeçalho serão repetidos na folha seguinte e a linha inferior figurará somente ao final da tabela. As tabelas devem ter significado próprio, dispensando consultas ao texto. Eventuais notas que sejam necessárias à tabela devem ser postas em seu rodapé, logo abaixo da linha de fechamento. A Tabela 3.1 mostra um exemplo genérico.

TABELA 3.1 – Botões da barra de ferramentas

Insere símbolos

Insere equações

Insere símbolos

Insere equações

As equações podem ser inseridas através do MICROSOFT EQUATION. O botão insere o número da equação e formata o estilo do parágrafo

(3.1)

onde, NC é o nível de cinza do pixel, correspondente ao valor digital normalizado.

A próxima fórmula deve apresentar numeração na seqüência com o primeiro numeral correspondendo ao capítulo e o segundo a seqüência no texto como pode ser vista na eq. 3.2.

(3.2)

No caso de listas numeradas deve-se utilizar “parênteses”:

1) Diodo

2) Transistor

3) Circuito integrado

No caso de citações, aparecendo em qualquer parte do texto deve seguir a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002).

Neste ponto é importante lembrar que o trabalho acadêmico caracteriza-se pelo respeito às fontes bibliográficas nas quais se originaram os conceitos expostos. Toda menção no texto de uma informação extraída de outra fonte é considerada uma citação.

CAPÍTULO 4

RESULTADOS

Parte importante do trabalho, na qual o autor deve apresentar o que foi realizado e os resultados alcançados. É aqui que devem ser feitas comparações entre os resultados obtidos e os previstos pela teoria e/ou a partir de outras experiências conhecidas. Anomalias e discrepâncias devem ser exploradas e explicadas em termos físicos e/ou matemáticos. As explicações devem se basear nos gráficos e nas tabelas apresentadas nessa e ou em seções anteriores. Por fim, é nessa seção que os resultados serão resumidos e discutidos, e salientada a contribuição do trabalho dentro do tema proposto. Maiores detalhes devem ser colocados em apêndice.

CAPÍTULO 5

CONCLUSÕES

É a parte final do corpo do trabalho. Deve ter por base o texto e expressar com lógica e simplicidade o que foi demonstrado ou deduzido com a pesquisa. É fundamental que se entenda não existir nessa seção espaço para citações subentendidas no texto, dele devendo constar apenas os fatos definitivamente demonstrados ou claramente deduzidos e seguramente embasados pelo conjunto do trabalho. Deve responder à proposição. Podem ser incluídos desdobramentos relativos à importância, síntese, projeção, sugestões de continuidade do trabalho, etc.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Autor, F.; Co-autor, G. Título do Artigo. Periódico onde foi publicado. v. x, n. x, p. xx, Jan. 2001.

Por exemplo:

GARCIA, M. V. R. Modelo de Pasta de Projeto para TCC ENIAC. Editora Érica, Julho 2008.

Obs: ver exemplos e maiores informações em :

http://www.ufrgs.br/faced/setores/biblioteca/referencias.html

http://www.bu.ufsc.br/framerefer.html

http://www.biblioteca.ufrrj.br/referencias.html

APÊNDICE

É todo material suplementar de sustentação ao texto e elemento opcional. Apêndice: Texto ou documento elaborado pelo autor que visa complementar sua argumentação. Anexos: Pode ser um texto ou documento não elaborado pelo autor e que são, opcionalmente, apresentados, servindo de fundamentação, comprovação ou ilustração (manuais, datasheets etc).

ANEXO 4

REGRAS DO FUTEBOL DE ROBÔS

1. Descrição e Objetivos

Este documento especifica as regras da competição “Futebol de Robôs” - Projeto Integrador -proposto aos estudantes matriculados no módulo Mecatrônica do curso superior em engenharia da Produção. O relatório do projeto será utilizado para a geração de nota que será considerada no cálculo da média final individual dos alunos matriculados.

O Projeto Integrador é proposto na forma de um campeonato de futebol, no qual os “jogadores” são pequenos robôs impulsionados por motores elétricos e controlados remotamente. Os robôs devem ser construídos pelos estudantes, com recursos próprios, de acordo com um conjunto de regras estabelecidas neste documento.

Os estudantes matriculados no módulo serão solicitados a se organizar em equipes, sendo que cada equipe apresentará um robô projetado segundo estas regras. Em seguida será realizada uma competição entre as equipes na forma de um campeonato de futebol, no qual os “jogadores” são comandados por controle remoto. A competição, no entanto, tem como objetivo unicamente motivar os participantes para a construção dos robôs; a nota que será atribuída a cada equipe será baseada nos Relatórios do Projeto e na apresentação oral. O desempenho ou número de gols obtidos por cada equipe não influenciará na nota final.

2. Equipes

Cada equipe será formada por 03 (três) até 04(quatro) alunos. Cada equipe deverá ter um nome que deverá esta no chassi do robô junto com logo da Faculdade Eniac.

Obs.: É vetada a inscrição de equipes com nomes que possam ser considerados obscenos ou ofensivos a grupos étnicos, raciais ou sexuais, bem como que promovam o consumo de bebidas alcóolicas, fumo e drogas.

3. Regras de Especificações dos Robôs e do Jogo

3.1) Cada equipe poderá ser representada na competição por um único tipo de robô.

3.2) O robô deverá ser construído com carcaça de fonte de computadores que serão fornecidas pelo professor.

3.3) O robô deve ter obrigatoriamente rodas, sendo essas em qualquer número e qualquer diâmetro, respeitando as dimensões máximas do robô. (35 cm de comprimento x 35 cm de largura x altura livre. Estas dimensões não podem ser alteradas após o inicio do jogo) .

3.4) O robô não pode ultrapassar as linhas divisórias das grandes áreas do campo e pode conter um dispositivo mecânico para empurrar a bola em direção ao gol adversário, desde que esta permaneça em contato com o piso. Pode conter qualquer dispositivo móvel que intercepte a bola contanto que não ultrapasse as dimensões máximas estipuladas para o robô. Durante a interceptação da bola nenhuma parte do robô poderá sair da grande área.

3.5) Se o robô infringir a regra 3. 4 será cobrado um pênalti contra o seu gol.

3.6) As rodas do robô não podem danificar o campo.

3.7) A fonte de energia de cada robô deve ser provida por meio de pilhas ou baterias elétricas de qualquer tipo, tensão, peso, tamanho, capacidade ou potência, instalado no próprio robô, respeitando as dimensões máximas do robô.

3.8) É permitida a instalação de no máximo três motores elétricos em cada veículo, sendo tais motores de qualquer tipo, tensão, peso, tamanho ou potência, respeitando as dimensões máximas do robô.

3.9) O robô não poderá ter pontas, lanças, lâminas ou outras saliências que possam danificar outro robô que se encoste a ele. Recomenda-se o uso de pára choques ou outro tipo de proteção nas rodas.

3.10) O robô não poderá ter reentrâncias maiores do que 30% do diâmetro da bola. (a bola a ser utilizada será de golfe que não deve pesar mais do que 45,93g e o diâmetro da bola não deve ser menor do que 42,67mm)

3.11) O robô não pode ter mecanismos ou dispositivos que façam a retirada da bola do chão.

3.12) O robô deverá ostentar obrigatoriamente a sigla ENIAC e o nome da equipe grafado em letras com no mínimo 1 cm de altura nas duas superfícies laterais.

3.13) É permitida a afixação de propaganda nos robôs, desde que esta não promova o consumo de bebidas alcoólicas, fumo ou drogas, e nem contenham conteúdo obsceno ou ofensivo a grupos étnicos, raciais ou sexuais

3.14) O robô deve ser dotado de um controle remoto alojado em uma caixa metálica ou plástica, que permita a um operador humano ligar e desligar os motores elétricos e inverter o sentido de rotação dos mesmos.

3.15) A caixa do controle remoto pode ter qualquer tamanho ou forma, porém deverá permitir ao operador ficar de pé para comandar o robô, com a caixa de controle segura com as próprias mãos.

3.16) A caixa de controle remoto deve ser interligada ao robô por um conjunto de cabos elétricos flexíveis e finos, que possibilitem a movimentação do robô por todo o campo de jogo.

3.17) Não é permitido o controle remoto dos robôs sem fios.

3.18) Os cabos que interligam o robô até a caixa de controle devem ter, no mínimo, 4 m de comprimento e, no máximo, 8 m de comprimento. Durante a competição os cabos ficarão suspensos em um suporte sobre o campo para facilitar a locomoção.

3.19) Os cabos não podem ser puxados ou submetidos a força que interfira no movimento do robô.

3.20) A caixa de controle remoto do robô deverá conter unicamente interruptores e/ou chaves de reversão; as baterias e/ou pilhas que alimentam os motores do robô devem estar alojadas no próprio robô. Poderá ser usado joystick adaptado às regras da competição.

A título de sugestão, mostra-se na Figura 1 um circuito elétrico que poderá ser adotado para controle do robô por um cabo com seis condutores, supondo-se nesse caso um robô dotado de dois motores de corrente contínua. Recomenda-se fio flexível AWG 26.

Figura 1: Sugestão de circuito para comando dos motores do robô. S1 e S2 são chaves

reversíveis duplas, tipo H-H, dotadas de alavancas.

4. Especificações do Campo

O campo dos jogos de futebol será semelhante ao definido pela Federation of International Robot-soccer Association (FIRA) para as competições da categoria Middle League, constituindo-se de um tablado de madeira pintado com tinta de cor preta não refletiva, com dimensões internas aproximadas de 2,20 m X 1,80 m, com paredes laterais de 5 cm de altura. Triângulos isósceles

de madeira com 7 cm X 7 cm são fixados em cada um dos quarto cantos do campo, para evitar que a bola fique presa. A superfície do campo de jogo é de textura semelhante à de uma mesa de pingue-pongue. A figura 2 mostra um desenho com as dimensões do campo.

Figura 2: dimensões do campo de jogo

Uma bola de golfe com diâmetro 42,7 mm e peso aproximado de 46 g, de qualquer cor, será utilizada como bola para os jogos.

O campo será localizado em um lugar abrigado.

5. Relatório Intermediário do Projeto

Até o dia 23 de março de 2013 cada equipe deverá entregar ao professor responsável pela disciplina um Relatório Intermediário nos padrões divulgados pela Faculdade Eniac, contendo no mínimo os seguintes itens:

a. Caracterização da equipe: nomes e número de Registro Acadêmico dos participantes, nome da equipe, turma.

b. Definições tomadas na fase de concepção inicial, tais como dimensões do robô, material empregado na sua fabricação, tipo e quantidade de rodas, sistema de comando etc.

c. Descrição teórica dos motores elétricos que serão utilizados no robô, especificações, tipo e tensão nominal de operação.

d. Descrição do sistema de alimentação que será usado no robô, tipo e especificação das pilhas ou baterias e tensão nominal.

e. Desenho preliminar do projeto do robô.

f. Dificuldades técnicas enfrentadas pela equipe até esta etapa do projeto.

g. Cronograma com planejamento do projeto.

h. Conclusões.

i. Referências de livros, revistas, catálogos e de sites da Internet eventualmente consultadas pela equipe durante o projeto, incluindo livros, revistas, catálogos e documentos online. As referências devem ser listadas de acordo com a norma específica da ABNT (NBR 6023/2002).

Opcionalmente podem-se incluir, no relatório intermediário, fotografias e desenhos das etapas já realizadas da construção do robô e/ou de suas partes.

6. Validação

Até as 12:00 horas do dia 20 de março de 2013 cada equipe deverá apresentar o seu robô finalizado ao professor responsável pela disciplina, com o intuito de validar o seu projeto e obter autorização para participar da competição.

Para a validação, a equipe deverá demonstrar que o robô consegue percorrer um percurso reto de no mínimo 10 metros, fazer uma curva de 180o e voltar ao ponto de partida. Caso o robô falhe nesse teste por qualquer motivo, a equipe deverá realizar um novo teste de validação em data e horário a ser determinado, sem o que não poderá participar da competição. Será também verificado, nesta mesma ocasião, se o robô obedece às regras de construção estabelecidas no item 3.

7. Competição

A título de teste final do desempenho de cada robô, será promovida uma competição entre as equipes inscritas, a se realizar no dia 23 de março de 2013, a partir das 8h00, durante a apresentação de Projetos Integradores da Faculdade Eniac.

Cada equipe só poderá participar da competição com um único robô, apresentando-o previamente ao professor responsável pela disciplina conforme estabelecido no item 6. No momento de abertura da competição serão efetuadas novamente medições visando determinar se forem respeitadas as dimensões máximas do robô mencionadas anteriormente neste documento. O(s) robô(s) que tiver(em) violado qualquer daqueles limites será(ao) desclassificado(s) da competição e a(s) equipe(s) deverá(ao) apresentar, dentro de um prazo a ser estipulado, novo(s) robô(s) ou efetuar(em) modificações de modo que o(s) mesmo(s) seja(m) adequado(s) às regras aqui estabelecidas.

É permitido às equipes, após cada jogo, efetuar pequenos reparos no seu robô e/ou efetuar a troca das pilhas ou baterias, sem, no entanto mudar a forma externa do robô, que deverá permanecer inalterada durante todos os jogos.

A competição será realizada na forma de um campeonato com duas chaves, onde o número de equipes em cada chave será determinado após a fase de inscrição das equipes.

O campeonato constará de uma fase de classificação dentro da turma, seguida de uma fase final com os dois melhores colocados na chave. Na fase de classificação cada equipe jogará contra todas as outras duplas, dentro da mesma chave. A pontuação na fase classificatória será feita da seguinte forma: a partida terminada empatada dará 01 (um) ponto a cada equipe; a partida que for vencida dará 02 (dois) pontos à equipe ganhadora e 0 (zero) pontos à equipe perdedora. As equipes com maior pontuação na fase de classificação irão para a fase final. As duas equipes classificadas de cada chave entre si na fase final, da seguinte forma:

1o Jogo: 1o classificado da Chave “A” x 2o classificado da Chave “B”

2o Jogo: 1o classificado da Chave “B” x 2o classificado da Chave “A”

3o Jogo: Perdedor do 1o Jogo x Perdedor do 2o Jogo, definindo a equipe em terceiro lugar e a equipe em quarto lugar.

4o Jogo: Vencedor do 1o Jogo x Vencedor do 2o Jogo, definindo o campeão e o vice-campeão.

Os jogos serão em um único tempo, com duração de 3 minutos. Um árbitro dirigirá a partida, sinalizando com um apito o início e o término da mesma, os gols e as faltas. Ao longo da partida, cada equipe poderá solicitar ao árbitro uma interrupção técnica de 1 minuto de duração cada uma, para efetuar pequenos ajustes nos robôs. Durante as interrupções o cronômetro de contagem do tempo de jogo será bloqueado. Nessas interrupções poderá ser feita a troca de baterias, mas não do robô como um todo.

Para auxiliar o árbitro, haverá dois alunos, indicados pelo professor responsável pela disciplina, que se sentarão a uma mesa próxima ao jogo. Estes auxiliares farão a contagem dos gols, acionarão o placar eletrônico e farão a cronometragem dos jogos.

Antes do início de cada jogo a equipe deverá escolher um de seus integrantes para operar os controles do robô. Esta pessoa deverá então permanecer durante todo o jogo como operador do robô, não podendo vir a ser substituída durante aquele jogo. Os demais membros da equipe poderão, no entanto, ajudá-lo de forma que o cabo não atrapalhe o jogo e nos ajustes do robô durante as interrupções solicitadas. Todos os participantes do grupo devem controlar o robô, desta forma deve ser previsto pela equipe um revezamento entre os controladores do robô.

No início da partida cada a bola deve estar no centro do campo. Os robôs devem permanecer fora do circulo do meio de campo.

Após cada gol e após os pedidos de interrupções técnicas, os robôs devem ser posicionados novamente no ponto de partida e a bola no centro do campo, para que o árbitro autorize o reinício da partida.

O choque entre jogadores não será considerado como falta se a bola estiver envolvida na jogada. Caso um dos jogadores choque-se contra o adversário sem que exista a disputa da bola, o árbitro marcará “falta”. As faltas são cobradas como pênaltis, independente da região do campo onde foi realizada a falta. Na cobrança de pênalti, o jogador ofendido será posicionado como atacante para a cobrança e o jogador defensor poderá se posicionar em qualquer ponto da “Região A”. A bola será posicionada sobre o grande circulo do campo, em frente ao jogador ofendido, sinalizando então o juiz com um apito a autorização da cobrança do pênalti.

Ocorrendo empate nas partidas da fase final, será realizada a cobrança de 5 (cinco) pênaltis para cada equipe de forma alternada. Persistindo o empate, serão cobrados pênaltis em seqüência alternada por cada equipe, até se caracterizar a vitória de uma das equipes.

8. Prêmios

A coordenação de Mecatrônica estará envidando esforços no sentido de obter prêmios a serem distribuídos aos participantes da competição, em ordem de desempenho. Não há, no entanto, garantia de que se venha a obter tais prêmios; a competição será realizada mesmo com a ausência de prêmios.

9. Relatório Técnico

Após a competição, até as 12:00 horas do dia 27 de março de 2013, cada equipe deverá entregar ao professor responsável pelo Projeto integrador o Relatório Técnico Final do projeto executado, em forma impressa. Tal relatório deverá ser entregue pessoalmente ao professor de acordo com as normas de Relatório final de Projeto integrador do curso de Mecatrônica, disponível no portal.

O Relatório deverá conter os seguintes itens obrigatórios:

a. Caracterização da equipe: nomes e número de Registro Acadêmico, nome da equipe.

b. As mesmas informações dos itens “c” e “d” do relatório preliminar.

c. Descrição técnica do robô, contendo dados tais como dimensões, materiais utilizados, características dos motores e do sistema de alimentação, circuito de comando utilizado, descrição do funcionamento do circuito, relação de todas as peças e componentes utilizados.

d. Dados do desempenho do robô, contendo os seguintes itens: (a) Velocidade máxima à frente; (b) velocidade máxima à ré; (c) raio de giro mínimo. O relatório deverá mostrar os procedimentos adotados pela equipe para a obtenção destes dados.

e. Desenho cotado, realizado segundo as Normas da ABNT em papel tamanho A4, contendo vistas de topo, de frente e de perfil do robô. O desenho deverá indicar também a escala que foi utilizada para a representação do robô. Este desenho deve ser baseado no robô real construído, e não no projeto original realizado pela equipe. Outros desenhos podem ser também adicionados ao Relatório Técnico, caso a equipe ache conveniente.

f. Descrição minuciosa dos passos realizados no desenvolvimento do projeto, desde sua concepção inicial até a construção da versão final do robô, enfatizando as alternativas estudadas pela equipe e os testes realizados.

g. Tabela de cálculo do custo total do projeto, computando todos os materiais, peças e componentes adquiridos, mesmo que não tenham sido incluídos na versão final do robô. No cálculo do custo total do projeto deverão também ser incluídas todas as despesas assessórias realizadas pela equipe em função das várias etapas do projeto, tais como passagens de ônibus e gastos com combustível, desde que tenham sido feitas para realizar alguma etapa do projeto.

h. Tabela de custo do robô, computando somente os materiais, peças e componentes efetivamente aplicados na fabricação do robô em sua versão final.

i. Atas simplificadas de todas as reuniões realizadas pela equipe, contendo: data, local, horário, nomes dos participantes, temas discutidos e decisões tomadas.

j. Descrição dos resultados obtidos nos jogos que a equipe tenha participado no dia da competição, comentando eventuais dificuldades técnicas enfrentadas e propostas de solução, caso existisse uma nova competição posterior.

k. Conclusões.

l. Referências de livros, revistas, catálogos e de sites da Internet eventualmente consultadas pela equipe durante o projeto, incluindo livros, revistas, catálogos e documentos online. As referências devem ser listadas de acordo com a norma específica da ABNT (NBR 6023/2002).

Opcionalmente podem-se incluir no Relatório Técnico fotografias e desenhos do robô construído e de suas partes, bem como fotografias tomadas durante a competição.

10. Considerações Finais

Este documento poderá sofrer alterações em sua redação até a data da competição, em função de erros ou omissões não verificados. Qualquer alteração será comunicada às equipes pelos meios disponíveis (e-mail e/ou telefone).

Todas as decisões sobre eventuais omissões nas presentes regras serão decididas pelo professor responsável pela disciplina, não cabendo recurso.

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Os alunos do Curso técnico em Mecatrônica Industrial abaixo identificados vem por meio deste REQUERER a inscrição da sua equipe na “Competição de Futebol de Robôs” do módulo Fundamental II.

Ano letivo:________ Semestre:_____ Número da Equipe: ______

(não preencher)

Nome da Equipe:

Identificação dos componentes da Equipe (mínimo 3, máximo 4):

1) Nome: ________________________________________RA:__________________

Assinatura:_____________________________________________________________

2) Nome:_________________________________________RA:_________________

Assinatura:____________________________________________________________

3) Nome:_________________________________________RA: _________________

Assinatura:____________________________________________________________

4) Nome:_________________________________________RA: _________________

Assinatura:____________________________________________________________

Email para contato: _______________@____________________________

Guarulhos,____de ____________de________.

...

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