A Melhor Forma De Trabalhar Com Os Jogos Didáticos, Proporcionando Ao Aluno Um Excelente Aprendizado Da Disciplina Matemática, Como Também Os Objetivos Específicos
Trabalho Escolar: A Melhor Forma De Trabalhar Com Os Jogos Didáticos, Proporcionando Ao Aluno Um Excelente Aprendizado Da Disciplina Matemática, Como Também Os Objetivos Específicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fbrasil20 • 4/10/2014 • 2.422 Palavras (10 Páginas) • 751 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo geral pesquisar a melhor forma de trabalhar com os jogos didáticos, proporcionando ao aluno um excelente aprendizado da disciplina matemática, como também os objetivos específicos:
Analisar o ensino da matemática na Escola de Ensino Fundamental Dona Sinhá, enfocando-a como a arte de raciocinar.
Abordar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem da matemática favorecendo o desenvolvimento de habilidades do aluno em criar, construir, problematizar e encontrar soluções.
Enfocar o aluno como sujeito na construção de seu conhecimento, compreendendo os problemas e desafios enfrentados por professores e alunos.
É comum observar-se que durante as aulas de matemática, os professores usam apenas o livro didático, apegando-se a formas abstratas, o que não desperta o interesse dos alunos.
Através dos jogos didáticos, o aluno é levado a exercitar suas habilidades mentais e a buscar melhores resultados em sua aprendizagem.
O confronto de diferentes pontos de vista, enencial ao desenvolvimento do pensamento lógico, está sempre presente no jogo, estimulando assim a atividade construtiva da criança. Dessa forma, espera-se alcançar os objetivos propostos, voltando-se para a qualidade do ensino ministrado e conhecendo-se a importância de outros recursos matemáticos como: calculadoras, tabuadas, réguas, etc.
Apesar de nossas escolas publicas apresentarem atualmente, recursos didáticos ao alcance do aluno e do professor, eles não são usados adequadamente e sim apenas como passatempo. O professor ainda não descobriu a importância que esses recursos didáticos tem para melhorar o ensino-aprendizagem.
Através deste trabalho de pesquisa, busca-se respostas para esta questão e estabelece-se condições necessárias à aprendizagem, com o uso dos jogos didáticos.
Fazendo uma profunda fundamentação teórica através de autores como Dante, Barroso e que tratam o ensino da matemática com uma abordagem modernizada e Freire, grande colaborador no processo ensino aprendizagem, tenta-se demonstrar a importância da disciplina formação intelectual e social de todos os alunos.
O uso de jogos no ensino de matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender, mudando a rotina da escola.
RESUMO
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo pesquisar formas de trabalhar a matemática, como o lúdico, que proporciona ao aluno um excelente aprendizado da disciplina. Além de ser o principal objetivo, deve ser também para todos os professores um recurso a mais , um instrumento de apoio para o enriquecimento da pratica pedagógica, considerando que a aprendizagem significativa requer do professor a sua utilização adequada, levando o aluno a criar situações problemas, a levantar hipóteses e chegar as suas conclusões, podendo os mesmos ainda resgatar o prazer de aprender dos alunos. Para a realização do trabalho foi necessário estudos e pesquisas nas busca de informações que a concretizasse, através de autores como Freire, Barroso, Dante e também dos parâmetros curriculares nacionais. O trabalho divide-se em capítulos que abordam a utilização do lúdico na matemática; os problemas e desafios enfrentados por que m ensina e por quem aprende matemática, a importância do planejamento para o professor e ainda procura desmitificar que a matemática seja um bicho-de-sete-cabeças. Na conclusão certifica-se que o lúdico é sim importante para que a matemática seja vista como uma disciplina prazerosa e fácil de aprender.
SUMÁRIO
1 – Introdução
2 – O ensino da Matemática na Escola de Ensino Fundamental Dona Sinhá
2.1 – A matemática: “ um bicho-de-sete-cabeças” ou a arte de raciocinar?
2.2 – A importância do planejamento
3 – O lúdico na matemática
3.1- A utilização de jogo na matemática
4 – O aluno como sujeito na construção do seu conhecimento
5 – O ensino da matemática hoje: Problemas e Desafios
5.1 – O ensino da matemática hoje: alguns problemas
5.2 – O ensino da matemática hoje: alguns desafios
5.3 – A finalidade da matemática e a importância de trabalhar com o lúdico
6 – Considerações finais
7 – Referências Bibliográficas
2 – O Ensino da Matemática na Escola de Ensino Fundamental Dona Sinhá.
Alunos e professores desmotivados, aulas sem grandes participações, falta de parcerias, a falta de apoio da família, resultados negativos que deixam muito a desejar, são alguns dos principais problemas que enfrentam grande parte das escolas brasileiras. Desse modo o que acontece na Escola de Ensino Fundamental Dona Sinhá não é diferente. Tudo isso acontece por se perceber que o ensino da matemática provoca costumeiramente duas sensações contraditórias tanto na parte de quem ensina quanto na parte de quem aprende, de um lado o ensino da disciplina trata de uma área de conhecimento importante que desempenha papel decisivo, pois permite resolver problemas da vida cotidiana.
Os alunos encaram a matemática como um “bicho-de-sete-cabeças” e não se importam com o estudo da mesma, rendendo a escola resultados negativa em relação a sua aprendizagem.
A escola por sua vez, não pode alcançar seus objetivos sozinha, ela necessita de ajuda, como por exemplo, o companheirismo da família e da sociedade, duas contribuições quase inexistentes nesta instituição escolar.
Outro problema seria que a escola enfrenta é a falta de compromisso e responsabilidades dos educandos e alguns educadores que fazem com que agrave ainda mais a situação da escola, comprometendo seus resultados.
Desse modo, é preciso apostar na sua civilização dos professores para planejar e trabalhar em suas aulas uma proposta mais criativa e dinâmica que chame atenção
...