TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Patrimônio Histórico?

Por:   •  13/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Conservação e Rest. do Patrimônio Histórico Cultural

Professora Alessandra Devitte

Acadêmica: Jéssica Kravetz

Fichamento

O que é Patrimônio Histórico?

Balneário Camboriú

2016

LEMOS, Carlos A.C. O que é Patrimônio Histórico? São Paulo: Editora Brasiliense S.A, 1981.

11         Um objeto quando retirado do seu contexto, ou seja, do local onde ele está inserido, perde seu real significado, já que perde a verdadeira história a qual ele pertenceu, sendo assim, perdendo sua importância.

16        Além do objeto, retirado do seu local de origem, perder sua importância e seu significado, o local onde ele estava inserido, por exemplo uma casa, também perde sua personalidade e suas características.

22        Passamos muitos anos sem compreender a importância de preservar locais ou objetos que contam sobre a sobre nossa história. Somente a partir dos últimos dois séculos que especialistas começaram a dar verdadeira importância para o assunto, para que o passado não morresse e com ele a nossa história.

24        No capítulo “Por que Preservar?” pode-se notar o amplo significado da palavra preservar. De acordo com o segundo parágrafo do texto, preservar significa: “livrar de algum mal, manter livre de corrupção, perigo ou dano, conservar, livrar, defender e resguardar”. Então o ideal é que se tome precauções para que o bem não perca sua verdadeira essência, tanto dele mesmo quanto do local onde ele está inserido.

28        Essa cultura de preservação deve se difundir pelo território brasileiro para as pessoas terem consciência da importância de ter elementos em nossa região que nos caracterizem e que nos tornem únicos. É importante valorizar o que temos ao invés de só respeitar o que se vê fora do país.

29        Para que o Patrimônio e sua história não se percam é necessário que haja registros como depoimentos, gravações, levantamentos fotográficos, desenhos e dentre outras formas para evitar seu desaparecimento.

38        Alguns preservadores deixaram suas marcas, mas somente em 1936 Mário de Andrade realizou um projeto de legítima importância que tentava resguardar os Patrimônios Culturais. Este projeto se tornou lei em 1937.

39        Mário de Andrade se referia ao Patrimônio Cultural como obra de arte. Para ele “arte é uma palavra geral, que neste seu sentido geral significa a habilidade com que o engenho humano se utiliza da ciência, das coisas e dos fatos”. No seu projeto haviam 8 categorias de arte, entre elas havia arte popular e arte histórica.

42        Foi fim de 1937, com o Decreto-Lei 25, de 30 de novembro, que surgiu o SPHAN, que ficou responsável por preservar os bens culturais.

46        Na época, a preservação de cidades não era tão discutida, porém com o passar do tempo foi-se dando a devida importância para este assunto. A primeira cidade a ser preservada no Brasil foi a cidade de Ouro Preto, a princípio não era pela cidade em si, e sim por seus monumentos maiores, porém foi vista a necessidade de preservar o contexto também.

56        As cidades com o passar do tempo vai se adaptando ao seu morador de acordo com suas necessidades, sem levar em conta o traçado original, o qual é característica de cada cidade, como exemplo temos Belo Horizonte e Brasília, que tiveram intervenções urbanísticas que fugiram das intenções originais dos locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com