OS ESPACOS URBANOS DE USO MISTO
Por: alexia.gabi20 • 20/9/2021 • Trabalho acadêmico • 283 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
ESPACOS URBANOS DE USO MISTO
As ruas estão sendo projetadas de acordo com os veículos e sua velocidade e deixando de lado os usuários que transitam nela.
Queriam se basear nas cidades medievais, que utilizavam suas ruas para diversas coisas e assim gerar um espaço multifuncional.
É importante tentar criar ruas que incentivem o uso de transportes mais lentos, como a bicicleta, para tentar diminuir o uso de automóveis. Uma forma de diminuir isso, é fazendo a criação de ruas com o traçado de Slalon, que é um traçado em curva continua, que acaba dificultando a circulação dos automóveis. Outra forma seria a ampliação de passeios perto dos cruzamento que ajuda a diminuir a velocidades dos automóveis.
DECLIVIDADE DAS VIAS E DO SITIO
DECLIVIDADE DAS RUAS PARA VEICULOS
O perfil longitudinal de uma via, deve tentar seguir o perfil natural do terreno onde ela vai ser implantada. Toda via deve apresentar escoamento de água da chuva com declividade recomendada na tabela:
DECLIVIDADE DAS RUAS PARA PEDESTRES
Fator importante para se levar em consideração é se a via oferece trafego confortável e seguro, para isso deve ser seguidas declividades recomendada das valetas:
Para terrenos com declividade de até 10%, é recomendável fazer o uso de rampas. E em declividades maiores que 20%, é recomendável fazer o uso de escadas.
DECLIVIDADE NOS CRUZAMENTOS E ENTROCAMENTOS
Nos cruzamento e entroncamentos o traçados das vias devem minimizar as grandes declividades.
TALUDES LATERAIS DAS VIAS
As vezes taludes indesejaveis surgem por conta do uso de aterros e cortes em exagero. Os taludes devem ter suas extremidades terminadas em curvas de concordancia e declividades de acordo com a tabela a seguir:
Quanto maior a altura do talude, menor vai ser a sua inclinacao.
POSICIONAMENTO DOS LOTES EM TERRENOS DE GRANDE DECLIVIDADE
...