TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPRESSIONISTAS DOCUMENTÁRIO BBC

Por:   •  22/3/2016  •  Resenha  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  10.137 Visualizações

Página 1 de 3

Os Impressionistas – BBC

 

      Em 1862 Claude Monet entra para a Academia de Gleyre, na academia eles buscavam referencias de pinturas clássicas, se opondo a vontade de Monet que era pintar quadros com inspiração nas paisagens, utilizando de cores vivas e luzes  evidenciando os recursos naturais presentes. Monet conhece Bazille, Renoir e Sisley, os pintores que futuramente seriam pertencentes ao movimento impressionista.

         Naquela época o Estado estava a procura de artistas que ajudariam a  construir o império francês: capazes de criar pinturas com enfoque nos mitos, anjos, glórias e  histórias com um final perfeito (a arte de mãos dadas com a politica) realizados para vangloriar o imperador Louis Napoleon que promovia uma exposição anual de arte, com os maiores nomes da arte na época, sendo um meio de divulgação e venda de suas obras. Em um desses eventos os críticos enviados pelo imperador rejeitaram a obra  Le déjeuner sur l'herbe de Édouard Manet que logo serviu de inspiração para Monet, Bazille e Renoir. A partir dai os três pintores ingressam em uma ''viagem'' artística, usando a natureza (floresta fontainebleau) como inspiração e começaram a desenvolver quadros que ficaram conhecidos, como: Le Pavé de Chailly de Claude Monet, seguido por Forêt de Fontainebleau de Frédéric Bazille e Dans la forêt de Fontainebleau de Pierre August Renoir. 

     

     Nesse meio tempo o Édouard Manet produz sua obra Olympia que novamente é rejeitada, criticada e mal vista devido a sua fidelidade com os traços realistas da mulher, os críticos o atacam dizendo que arte e realidade são coisas distintas e que não devem ser colocadas explicitamente juntas.

     

      Monet então conhece Camille, uma linda mulher e pede para que ela pose para um quadro, dias depois recebe a noticia de que ele foi aceito no salão, mas é confundido com Édouard Manet devido a semelhança de seus sobrenomes, tomando-o como afronta e aproveitamento de seu nome, o que logo foi resolvido devido ao encontro dos dois em um dos bares da cidade onde Manet reconheceu a importância e beleza de sua obra. A partir dai inicia-se uma trajetória atrás de reconhecimento, logo após descobrir que Camille estava grávida Monet busca expressar toda sua frustração retornando para a costa com sua familia e pintando um quadro utilizando uma praia da região como paisagem The Beach at Sainte-Adresse.

     

     Monet então faz uma viagem para La Grenouillère onde produziu o importante quadro Bathers a la Grenouillère. No momento onde todos achavam que estavam no caminho certo a França declarou guerra contra a Prússia, Bazille que era o possível financiador do estúdio onde seriam expostas as obras de Monet decidiu ir para a guerra juntamente com Degas e Manet diante disso, Monet decidiu mudar-se para a Inglaterra com sua esposa Camille e seu filho, onde recebeu a noticia da morte de Bazille e acabou retornando para a França.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com