Os Fundamentos de Arquitetura, Contextualizando a Arquitetura
Por: valmediic • 24/10/2020 • Trabalho acadêmico • 521 Palavras (3 Páginas) • 570 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
ROTEIRO DE FICHAMENTO:
BIBLIOGRAFIA:
AUTOR: FARRELLY, L
TEMA: Fundamentos de Arquitetura, Contextualizando a Arquitetura
EDITORA: Bookman
CIDADE E ANO DA PUBLICAÇÃO: Porto Alegre - RS, 2012
RESUMO:
No primeiro capítulo de seu livro, Lorraine Farrelly, começa a falar sobre a contextualização dos espaços. Cada terreno tem suas características próprias, portanto é crucial um estudo minucioso sobre o local desejado pelo o arquiteto antes de começar seu projeto, para que se obtenha a maior quantidade de informação possível.
Há diversas ferramentas para o mapeamento e análise de um terreno. Uma delas é a primeira impressão, a autora mostra a “visão serial”, ideia de Gordon Cullen. Outra ferramenta apresentada é o conhecimento de figuras (edificações) e os fundos (vazios). Por último, o levantamento histórico, que oferece uma descrição da vida e memória do local.
No final do capítulo, a autora comenta sobre o contexto urbano e como a arquitetura cresce com a cidade. A maioria dos arquitetos procuram camuflar seus projetos com a paisagem e com as edificações ao redor, formando um belo conjunto.
PALAVRAS CHAVES:
Arquitetura; Contexto; Terreno; Memória; Levantamento.
IDEAÇÃO:
O capítulo “Contextualizando a Arquitetura” fala sobre a importância da visita ao terreno antes de começar um projeto, para coletar o máximo de informação possível.
CITAÇÕES:
“Cada terreno urbano tem uma história física que influi no contexto de arquitetura.” Página 12.
“O contexto é específico e afeta de maneira significativa a geração das ideias de arquitetura.” Página 10.
“O terreno condiciona o projeto mas também oferece oportunidades incríveis.” Página 12.
“O conceito de memória do lugar se baseia na premissa de que lugares significativos criam recordações fortes; eles possuem características, sons, texturas e eventos marcantes que os tornam memoráveis.” Página 20.
“O levantamento histórico pode nos oferecer importantes motes para uma ideia de projeto.” Página 17.
CONCLUSÃO:
Levando em consideração os aspectos apresentados no primeiro capítulo do livro “Fundamentos de Arquitetura”, é possível concluir que o ponto que a autora dá maior ênfase é o estudo e registro do terreno em que será realizado o projeto.
“A localização de uma edificação não depende apenas do terreno, mas também da área ao redor”. Para que se obtenha um belo conjunto, a edificação necessita corresponder á sua paisagem, e para que isso aconteça, é fundamental que o contexto seja estudado. É muito importante que se tenha o mapeamento histórico, assim é possível compreender o passado do local.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Lorraine Farrelly traz no primeiro capítulo de seu livro uma leitura introdutória, com tópicos simples e fácil de entender. A escolha das imagens também ajudou na compreensão do texto. O capítulo aborda sobre o contexto das edificações e o quão é necessário um profundo estudo sobre o local desejado antes de iniciar as ideias.
...