Os Materiais Contrução Civil
Por: Bimbato • 28/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.983 Palavras (8 Páginas) • 484 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FATECS CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Materiais de Construção
Aluna: Marina Matos Bimbato de Almeida RA: 21102067
PROFESSOR: Rosanna Duarte Fernandes Dutra
PESQUISA – Materiais de Revestimentos
1- Descreva os seguintes aspectos referentes aos materiais de revestimento: características, uso, instalações e cuidados.
- Cerâmicas:
- Placa cerâmica para revestimento é definida como um material composto por argila e outras matérias primas inorgânicas geralmente utilizadas para revestir pisos e paredes.
- As cerâmicas para revestimento são de formato quadrado ou retangular com variadas dimensões. As costas das placas possuem garras, para auxiliar na aderência com a superfície onde serão assentadas, e são denominadas de tardoz.
- A cerâmica utilizada como acabamento possibilita muitas vantagens como facilidade de limpeza, a não propagação de fogo, é um material durável, possui elevada impermeabilidade, beleza estética, versatilidade e possui baixa higroscopia.
- As placas cerâmicas para revestimento são utilizadas na construção civil para revestimento de paredes, pisos, bancadas e piscinas de ambientes internos e externos. Recebem designações tais como: azulejo, pastilha, porcelanato, grês, lajota, piso, etc.
- Para o bom desempenho do revestimento cerâmico é necessário colocar o material certo para cada ambiente.
- Existem dois métodos comuns para o assentamento do revestimento cerâmico: o convencional, com espessura grossa e o com argamassa colante de espessuras finas ou médias.
- O método convencional é a aplicação do revestimento cerâmico sobre uma base (emboço ou contrapiso), com argamassa de cimento Portland. O assentamento através do método convencional pode trazer vários inconvenientes como dosagens incorretas no preparo da argamassa na obra, o pouco tempo para ajuste das peças, a colocação de argamassa no tardoz da peça, assentando uma a uma, provocando vazios nos cantos, a variabilidade ao umidecer a peça, que é uma medida estabelecida pelo assentador.
- O método com a argamassa colante, a argamassa é pré-dosada e aplicada sobre a base, com uso de uma desempenadeira denteada de aço. A argamassa é espalhada com o lado liso, e logo depois, com o lado denteado, formando os cordões onde serão aplicadas as placas cerâmicas. O assentamento com argamassa colante apresenta várias vantagens em relação ao método convencional: perfil mais fino, menor peso e redução do tempo de instalação.
- As placas cerâmicas não devem ser molhadas quando for usada argamassa colante, pois esta já possui retentores de água.
- As ferramentas gerais para a instalação da cerâmica são: • O lápis de carpinteiro, prumo, nível de mangueira, nível de bolha, colher de pedreiro, ponteiro, prego, linha de nylon, régua de alumínio, trena, metro articulado, esquadro, broxa, entre outros.
- Uma parede revestida com placas cerâmicas é formada basicamente pelas seguintes camadas: base, chapisco, emboço, argamassa colante, rejunte, revestimento cerâmico.
- O revestimento cerâmico pode ser aplicado sobre bases constituídas de diversos tipos de alvenarias (tijolos cerâmicos, furados e laminados, blocos cerâmicos, de concreto, silicocalcário e de concreto leve), pilares e vigas de concreto.
b) Rochas Ornamentais:
Rochas ornamentais são rochas que possuem determinadas propriedades para serem utilizadas como material para revestimento em diversas aplicações em ambientes internos ou externos como pisos, paredes, bancadas, pias, balcões, mesas, colunas, soleiras, arte funerária, entre outros.
Características:
- Apresentar padrão estético, não apresentando manchas ou buracos que ocorram de forma irregular;
- Possuir características tecnológicas, índices físicos, índices de alterabilidade dentro dos padrões aceitáveis pelas normas técnicas.
Os principais tipos de rochas ornamentais são os mármores (rochas metamórficas) e granitos (rocha plutônica).
Principais características dos mármores e granitos, que fazem parte do grupo das rochas ornamentais mais utilizados no mercado:
- Granito: Designa um amplo conjunto de rochas silicatadas, compostas predominantemente por quartzo e feldspato. As cores das rochas são fundamentalmente determinadas pelos seus constituintes mineralógicos.
A resistência à abrasão dos "granitos" é normalmente proporcional à dureza dos seus minerais constituintes.
Os granitos não são riscados por canivetes, chaves ou pregos, como os mármores
- Mármores:
Resultam das modificações ocorridas em calcários e dolomitos e relacionadas à variações nas condições de pressão e temperatura, do ambiente geológico de origem - metarmorfismo.
Os mármores reagem ao ataque do ácido clorídrico ou muriático, efervescendo tanto mais intensamente quanto maior o seu teor em calcita.
Nas marmorarias, são realizados diferentes tipos de acabamento com o objetivo de obter aspecto e forma exigidos para a sua utilização final.
Para a correta especificação e utilização das rochas ornamentais é fundamental que os materiais sejam submetidos a ensaios de caracterização no aspecto composicional e físico-mecânico.
Tradicionalmente, na construção civil brasileira, utilizam-se dois tipos de argamassa, para aplicação de granitos e mármores, a saber:
Argamassa semi-seca – deve ter consistência de farofa, isto é, não pode ser seca e também não pode ser excessivamente úmida.
Argamassa colante – o preparo e utilização da argamassa colante demanda os cuidados já citados no assentamento do revestimento cerâmico
Cuidados:
Os mármores e granitos polidos nunca deverão ser lavados com água sanitária, ácido muriático ou qualquer outro material corrosivo. Em alguns tipos de mármores ou granitos polidos existem pequenas "porosidades" próprias do material, outro inimigo do granito ou do mármore é o produto oleoso. Logo, procure sempre remover com a maior rapidez possível esse agente.
As rochas ornamentais têm como características relevantes a porosidade, a capacidade de absorção d'água e a presença eventual de substâncias reativas ou alteráveis em presença de água. Essas propriedades devem ser consideradas, pois elas justificam o isolamento da rocha, em relação ao solo ou outros fatores geradores de umidade.
...