Os Sentidos expressos no patrimônio cultural goiano: as Cavalhadas de Pirenópolis em foco
Por: Veronica Daniela Lima • 26/9/2018 • Artigo • 3.354 Palavras (14 Páginas) • 201 Visualizações
Os sentidos expressos no patrimônio cultural goiano: as Cavalhadas de Pirenópolis em foco
LIMA, Verônica Daniela Gomes¹ (veronica-0310@hotmail.com)
FILHO, Adair Marques² (adair_marques@ufg.br)
Resumo: O respectivo trabalho encontra-se comprometido a fazer referências sobre as Cavalhadas de Pirenópolis, consideradas patrimônio goiano, visando-se possibilitar uma maior propagação desta festividade popular pirenopolina. Assim este projeto tem por objetivo maior, contemplar a importância das festividades advindas destas tradições culturais. Destarte este estudo terá por método um diálogo bibliográfico com autores de cunho teórico, que com suas obras, oferecem base para a compreensão deste acontecimento típico que acontece na cidade de Pirenópolis em Goiás, durante a festa do Divino Pai Eterno. Contudo os resultados esperados foram alcançados, frente às pesquisas feitas para a realização deste trabalho, estando eles direcionados a oferecer mais conhecimento sobre o quão este festejo é solene, belo e encantador. Portanto, conclui-se que este evento pode ser visto como expressões indenitárias de um povo, construindo-se assim consideráveis linguagens de suma importância para agregar e manter a herança histórica de um povo.
Palavras Chave: Cavalhadas de Pirenópolis, Identidade, Povo, Festa.
1. Introdução
São inúmeros os campos sociais, quando se busca fomentar e abranger temáticas voltadas a Multiculturalidade, tornando-se de grande proveito desenvolver a variedade cultural no mundo pós moderno, sobe uma ótica voltada a compreensão da lógica interna e seus aspectos identificadores de expor e identificar na tradição cultural, a exposição de momentos de caráter sublime e transcendental.
Partindo-se dessas inserções, gerar aquisição de conhecimentos, saberes e experiências grandiosas, ofertando-se assim a possibilidade de aumentar com excelência esses conceitos e que, por conseguinte, buscar uma significativa transformação positiva e preservação de identidades dos povos.
Destarte acredita-se ser importante enaltecer que as Cavalhadas de Pirenópolis transportam com relação a sua magnitude e grandiosidade que esta festa tradicional, cultural e imaterial abrange.
Portanto, as Cavalhadas de Pirenópolis são uma importante manifestação cultural e imaterial que acontece todos os anos, atraindo milhares de turistas e espectadores, que vão em busca de contemplar e prestigiar este folguedo.
A problematização deste estudo está ligada em buscar responder sobre o porquê faz-se relevante acrescentar algumas reflexões em relação a relevância cultural e popular que estas festividades possuem tanto no âmbito goiano, bem como em todo Brasil?
O problema a ser respondido está voltado a buscar compreender qual a importância de festas como as Cavalhadas de Pirenópolis possuem e podem oferecer para a sociedade?
Contudo, uma das hipóteses levantadas foi buscou oferecer algumas considerações estando estas interligadas a este trabalho, que sendo assim, poderão oferecer embasamentos teóricos para aumentar o conhecimento sobre as Cavalhadas que acontecem anualmente em Pirenópolis-Goiás.
Dessa maneira justifica-se neste projeto, a intenção de poder apresentar reflexões voltadas à importância histórica que esta apresentação teatral a ceu aberto, livre e gratuito contempla, onde no ritual do Divino Espírito Santo, encena batalhas medievais entre mouros e cristãos, seguida por algumas provas de aptidões correlacionadas a simbólicas lutas entre os cavaleiros e participantes.
O objetivo geral deste estudo encontra-se voltado a seus aspectos identificadores de expor, apontar e ressaltar sobre a relevância que a exposição de diferentes culturas, como a Festa das Cavalhadas transportam, mostrando-se assim que se pode, partindo dessas inserções, obter experiências de suma excelência.
Sobre os objetivos específicos, estes estão intercalados em identificar a grandiosidade desta festa cultural; oferecer informações sobre a origem histórica da festa; realçar que as cavalhadas são patrimônio goiano; bem como o quão estas festividades são elementos que enriquecem as memórias de um povo.
Deste modo, um ambiente multicultural tem por foco, estabelecer e criar meios de renovação constante de pensamentos e reflexões, respaldados frente ao conhecimento, maior compreensão e percepção de acontecimentos diversos como as Cavalhadas, sendo este papel de suma importância na construção histórica de um povo.
Portanto as Cavalhadas são uma confraternização comemorativa de amizade, ao quais muitos estimam, participam e apreciam visto serem de uma grande magnitude, simetria e beleza revestidas assim de um harmônico acontecimento histórico, cultural e tradicional.
2. Revisão de literatura
2.1 Breve histórico das Cavalhadas de Pirenópolis, suas composições históricas e estruturas próprias
A cidade goiana de Pirenópolis é considerada como um município histórico, situado a cerca de cento e trinta quilômetros da capital de Goiás, Goiânia, com uma população estimada de acordo com o dados do IBGE (2017) de 24.761 habitantes, a cidade preserva diversas tradições culturais aos quais propagam e elevam o turismo local.
Imagem 1: Altar do Divino com a Cetro, a Coroa e as Bandeiras do Divino Pirenópolis.
[pic 1]FONTE: , acessado em: 10/02/2018.
Assim a Festa do Divino Espírito Santo constitui-se em uma secular tradição religiosa, mas que se difunde em diferentes regiões brasileiras, com dimensões próprias e significativas. (CARVALHO, 2008, apud MESQUITA; OLIVEIRA, 2013, p.2).
A Festa do Divino Espírito Santo teve sua origem em Portugal, com a construção da Igreja do Espírito Santo, em Alenquer, estabelecida pela rainha Dona Isabel, no século XIII (LIMA, 1981, p. 21).
Contudo na cidade de Pirenópolis Diante dessa realidade, alguns momentos rituais precisos se preservam como importantes ocasiões de agrupamento social, onde para Cavalcanti (2006, apud SPINELLI, 2010):
É o caso das festas tradicionais, dentre as quais tem particular destaque a que é anualmente realizada em homenagem ao Divino Espírito Santo. Os dias de festa são momentos privilegiados de socialização, de trocas, de exposição pública. Neles também se materializam ideias de tradição e categorias de pertencimento, que operam em diferentes planos. Deste modo, através do rito emergem elementos estruturantes do grupo social que o produz e executa (CAVALCANTI, 2006, apud SPINELLI, 2010).
As Cavalhadas são solenidades bem organizadas e estruturadas, voltadas a prestar homenagem ao Divino Espírito Santo, onde nestes dias de festas e apresentações teatrais, busca-se assim compartilhar toda a multiculturalidade que este evento abarca, contando com a participação de diferentes grupos sociais que como afirmam os autores acima, organizam, produzem e executam para a grandeza deste espetáculo.
...