Os sistemas de certificação e as ferramentas práticas
Por: steporto • 27/5/2015 • Resenha • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 325 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
ALAILSON R. DA SILVA JUNIOR B29GAB-0
ANA MARIA M. TAVEIRA B5069H-8
GISELLE C. GONÇALVES B33361-8
LUANA ROSA DE OLIVEIRA B282HB-2
LUISA SANT’ANA MORAES B83EDE-8
STEPHÂNIA FERRAZ PORTO B28571-0
TALLES GUSTAVO F. COSTA B30CII-5
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
Resenha – Os Sistemas de Certificação e as Ferramentas Práticas
GOIÂNIA
2015
ALAILSON R. DA SILVA JUNIOR B29GAB-0
ANA MARIA M. TAVEIRA B5069H-8
GISELLE C. GONÇALVES B33361-8
LUANA ROSA DE OLIVEIRA B282HB-2
LUISA SANT’ANA MORAES B83EDE-8
STEPHÂNIA FERRAZ PORTO B28571-0
TALLES GUSTAVO F. COSTA B30CII-5
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
Resenha – Os Sistemas de Certificação e as Ferramentas Práticas
Trabalho para composição da nota de NP2 da Disciplina Arquitetura Sustentável, do curso de Arquitetura e Urbanismo, apresentado à Universidade Paulista.
Orientador: Ricardo Ramos Alves
GOIÂNIA
2015
Os sistemas de certificação e as ferramentas práticas
Tudo que sustentável torno-se muito relevante com isso impõem-se um novo conceito de projetos convencionais a construir edificações sustentáveis. Contudo o sistema de certificação das edificações e outras ferramentas são fundamentais para o processo de projeto integrado que preserva a natureza. O sistema de certificação define diretrizes e níveis de qualidade para as edificações sustentáveis. Como tratar das questões do terreno e de estratégias de crescimento inteligente e expansão urbana inteligente, como planejamento urbano voltada para pedestres e uso de materias que contém a certificação que não contenham toxinas que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana. Vários sistemas foram criados para dar suporte a esse conceito que surgiu para mudar a maneira de projetar, cada um com sua especificação, mas todos unidos com o propósito de ser sustentável em cada processo das edificações.
O que são sistemas de certificação
A avaliação para obter o selo é necessário uma avaliação cautelosa e transparente. O programa de certificação LEED para novas construções, do conselho da edificação sustentável dos Estados Unidos que era apenas para ser aplicado em edifícios e escritórios comerciais. Após a criação resultou uma abrangência que avalia lojas habitações, escolas e loteamentos.
A variedade dos sistemas de certificação
Existem diferenças entre os sistemas de certificações que vão de aplicações especificas para determinada região, desempenho, impacto, operação e manutenção. Sistemas de certificação relevantes: CASBEE, BOMA, USGBC, BREEAM.
Os sistemas de certificação internacionais
Os Estados Unidos demoraram a perceber que as edificações sustentáveis são importantes para a independência em energia e da liberdade em relação aos custos crescentes da energia. Países europeus, Alemanha e algumas nações da Escandinavas já incluíram a construção e o desempenho sustentável e ás estratégias tradicionais de construção.
BREEAM
O BREEM trata de questões como administração de edificações, consumo de energia, saúde, poluição, transporte, uso do solo, ecologia, materiais e água. Inclui também alteração em edificações preexistentes, edifícios industriais, prisões, escritórios, edifícios de comercio e escolas.
O Green Star (Austrália)
É um dos sistemas de certificação mais fortes do mundo aplicado em escritórios comerciais, trata questões que incluem a a redução dos níveis de ruído no ambiente. O sistema é o único que oferece uma ferramenta para cada fase do ciclo da edificação: projeto, construção, ocupação e uso.
O Conselho Mundial da Edificação Sustentável (WGBC)
O WGBC é administrado por lideres comerciais que estabelece princípios comuns, para falar globalmente, apoiar, promover, estabelece um centro para transferência de conhecimentos entre os Conselhos da Edificação Sustentável.
O Green Builiding Challenge
Visa selecionar a edificação mais sustentável ele se transformou em um esforço coletivo para criar a ferramenta de avaliação de desempenho da edificação e do impacto ambiental. Suas áreas de abrangência incluem o consumo de recursos, cargas ecológicas, qualidade do ambiente interno, qualidade de serviços, questões econômicas, planejamento, entre outros.
O Living Builing Challenge
O sistema é composto por 16 pré-requisitos obrigatórios que precisam ser atendidos por quem deseja obter a certificação ele ultrapassa as exigências do sistema LEED.
Os sistemas desenvolvidos por governos e pelo mundo acadêmico
Os sistemas de certificação dos Estados Unidos contam com a participação do governo e das academias no seu desenvolvimento. O governo da preferência aos aspectos de avaliação ambiental e do ciclo de vida, freqüência, diretrizes, melhores praticas e sistema de certificação
Os sistemas específicos aplicados a outros tipos de edificação
Destaca-se nos sistemas específicos o Green Guide for Health Care (GGHC) desenvolvido pelo setor de saúde público.O GGHC enfatiza a redução do lixo hospitalar como de substancias químicas, incluindo produtos farmacêuticos e os utilizados em métodos de radiologia e esterilização.
O Enterprise Foundatíon´s Green Communities
O sistema é o único desenvolvido por agencias governamentais, que se aplicam exclusivamente a projetos de habitações populares.
Os sistemas regionais nos Estados Unidos
O sistema de certificação Minnesota Sustainable Design Guide é o mais abrangente dos EUA. Ele ajuda os arquitetos nas fases do projeto de edificações que é a elaboração do conceito, construção, pos ocupação, operação e desempenho, avaliação e medidas da remediação. Tem foco em 6 questões principais: terreno, água, energia, ambiente interno, materiais e resíduos.
...