PATOLOGIAS EM OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Por: Rangell Mendes • 17/5/2018 • Trabalho acadêmico • 342 Palavras (2 Páginas) • 435 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
TEIXEIRA DE FREITAS
2018
neymarques costa da silva
PATOLOGIAS EM OBRAS DE CONSTRUÇão CIVIL:
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas - BA.
Orientador: Wellington Douglas dos Santos
Teixeira de Freitas
2018
1.1 PROBLEMA
Quais os principais tipos de patologias encontradas em obras de construção civil atualmente, as principais causas e as possíveis consequências que podem trazer à estrutura física e ao usuário em geral?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Este trabalho tem como objetivo estudar os principais tipos de patologias nas obras de construção civil brasileiras, entendendo de que forma esses problemas se relacionam com as estruturas, e os riscos que podem gerar.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abordar de modo geral o comportamento das edificações;
Demostrar quais são os principais problemas patológicos encontrados em obras de construção civil, e suas possíveis soluções;
Ressaltar a importância da correta execução dos processos construtivos, obedecendo as etapas e prazos;
Revisar bibliograficamente os principais métodos de análise de patologias.
Conhecer as recomendações para a manutenção de edificações.
3 JUSTIFICATIVA
Atualmente as edificações em geral estão diretamente ligadas com as atividades e vida do ser humano, que por sua vez tem sido mais exigente quanto à qualidade e durabilidade dos imóveis que adquirem. Toda edificação tem um tempo de vida útil que varia de acordo com técnicas usadas durante a construção, tipos de materiais empregados, e manutenção, sendo que a falta desse último responsável pelo aparecimento e/ou agravamento de patologias que geram desde desconforto visual, até riscos maiores ao cliente.
Deste modo, se faz necessário, por meio de revisão bibliográfica, estudar os principais tipos de patologias nas obras de construção civil, entendendo de que forma esses problemas se relacionam com as estruturas, e os riscos que podem gerar, além de apontar algumas possíveis soluções já usadas no mercado.
Isto posto, esta pesquisa pretende contribuir no entendimento quanto à importância da manutenção de obras em uso, destacando de que maneira tem sido pensado e executado esses procedimentos no Brasil, pensando em soluções presentes e futuras a fim de melhorar a qualidade dos serviços e conforto de quem as utiliza.
...