PATRIMÔNIO E HABITAÇÃO: REABILITAÇÃO DOS CENTROS BRASILEIROS ATRAVÉS DA TIPOLOGIA RESIDENCIAL
Por: Aretha Iamara • 13/9/2016 • Artigo • 3.063 Palavras (13 Páginas) • 320 Visualizações
PATRIMÔNIO E HABITAÇÃO: REABILITAÇÃO DOS CENTROS BRASILEIROS ATRAVÉS DA TIPOLOGIA RESIDENCIAL
Heritage and housing: rehabilitation of brazilian centers through the residential tipology
GAMA, Aretha Iamara Lima
Arquitetura e Urbanismo, UFPI, arethaiamara@gmail.com
BARBOSA, Sabrina Ferreira da Cunha
Arquitetura e Urbanismo, UFPI, sabrina-cunha@hotmail.com
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta de solução sobre os principais problemas enfrentados na preservação do patrimônio e na estruturação da memória nas grandes cidades brasileiras. Devido ao alto índice de vacância encontrado nos centros das grandes cidades brasileiras e da grande escassez habitacional, várias medidas são propostas para encontrar uma solução comum para ambos os problemas. Por meio de pesquisas realizadas com o governo, proprietários de imóveis ou edifício vazios dos centros das cidades brasileiras e a sociedade, principal beneficiada dessas medidas, pode se fazer um levantamento para apontar as necessidades de cada parte envolvida. Dessa forma, mediante políticas urbanas mais integradas, com contratos estabelecendo prazos e benefícios específicos para cada um, pode se chegar numa maneira de desvendar esses problemas. É importante constatar que pesquisas feitas e medidas já foram idealizadas e postas em prática em algumas cidades do Brasil, como mostrado no desenrolar desse artigo. Estas afirmam que a reabilitação urbana através do arrendamento de propriedades, antes inutilizáveis e a margem de vandalismo e ponto de consumo e comercialização de drogas, juntamente com a busca pelo aumento da oferta da habitação tende a melhorar a qualidade vida das classes menos favorecidas e atender as exigências da sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: patrimônio, habitação, Brasil.
ABSTRACT
This study aims to propose a solution about the main issues faced in the preservation of the heritage and in the scructure of the memory in the big brazilian cities. Due to the high vacancy rate found in the centers of large cities and large housing shortage, various measures are proposed to find a common solution to both problems. Through research with the government, property owners or empty buildings of the Brazilian city centers and society, main beneficiary of such measures, it is possible to do a survey to point the needs of each part involved. Then, through more integrated public policies, with contracts establishing deadlines and specific benefits for each one, you can get a way to unravel these problems. It is important to note that surveys and measures have been idealized and already done in some cities in Brazil, as shown in the course of this article. It has been said that urban regeneration through the rental properties before unusable and the margin of vandalism and point of consumption and sale of drugs, along with the search for the increase in housing supply tends to improve the quality of life of the lower classes and meet the demands of society.
KEY-WORDS: heritage, housing, Brazil.
1 INTRODUÇÃO
A área central das cidades destaca-se por conter a maior concentração de serviços e atividades econômicas. Para tratas desse objeto de estudo, é importante entender os processos que nele aconteceram. Um dos mais importantes é o de descentralização, que aconteceu de forma mais notável no século XX em boa parte das capitais brasileiras, e foi influenciado por fatores como: a grande especulação imobiliária das terras, por contarem com infraestrutura pública completa; a criação de conjuntos habitacionais em outras zonas; a mudança da população de maior poder aquisitivo para áreas menos congestionadas; e outros fatores que variam de cidade para cidade.
Segundo Corrêa(1997)
A descentralização da área central varia em função dos tipos de atividades realizadas na mesma e de suas tendências à descentralização e do tempo em sequência que essas levam para descentralizar, pela divisão territorial do trabalho e pela procura por outros setores da cidade.
Como consequência da diminuição considerável da população nessa área, aumentaram os problemas sociais e a utilização de seus espaços tornou-se quase restrita ao horário comercial. Foi se tornando visível, assim, o abandono dos “antigos” centros, trazendo consigo o aumento do vazios urbanos e a descaracterização de importantes itens do patrimônio histórico das cidades.
Tratando de patrimônio, Figueiredo (1987) diz que
toda cidade possui um patrimônio cultural que lhe é particular, formado por diversos elementos que a compõem e que já se transformaram em tradicionais” e também que “um processo de desenvolvimento que não considera a importância da manutenção dessas áreas, modificando seu uso, acabará por descaracterizá-las e destruir sua identidade, a referência dos seus cidadãos.
Dessa forma, a pauta da preservação do patrimônio histórico ganhou a atenção do governo brasileiro inicialmente na década de 60, com a criação de políticas públicas voltadas para a revitalização e requalificação das áreas centrais.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização da tipologia residencial como meio de revitalização dos centros das cidades brasileiras, transformando o padrão encontrado em modelo para as demais cidades que ainda não possuem tais projetos.
Num dos estudos já realizados sobre o tema, aplicado à cidade do Rio de Janeiro, BORGES(1998) afirma:
o incentivo do uso habitacional como agente revitalizador no caso de centros urbanos é primordial quando notamos que o uso destinado ao lugar, interfere de forma efetiva no desenvolvimento do seu potencial econômico-social. No caso de centros históricos devemos dar especial atenção à preservação de sua ambiência cultural, tendo em vista a relação entre o patrimônio e a sociedade.
Como citado anteriormente, existem pesquisas sobre o tema, porém todas são restritas a uma determinada cidade brasileira, evidenciando então o ineditismo e a importância deste estudo, que busca relacionar e analisar casos de cidades brasileiras que já iniciaram o processo de revitalização do Centro.
2 METODOLOGIA
A metodologia utilizada para a realização do estudo foi a qualitativa, baseada especificamente na apresentação e análise de casos de revitalização urbana, feitos através do uso da habitação, em cidades brasileiras.
...